F1 ‘esquece’ grelha inversa, mas quer manter “mente aberta”
A Fórmula 1 não vai avançar com o seu plano inicial de fazer corridas de qualificação com a grelha invertida, que resultaria na grelha de partida para a corrida principal, revelou o Diretor Executivo da F1, Chase Carey. Mas novas ideias serão para discutir…
Tendo em conta que a temporada já está em curso, quaisquer alterações aos regulamentos para 2020, como por exemplo o formato de fim de semana de corridas, requerem a aprovação unânime de todas as equipas. Há anos que se discutem mudanças, com um maior foco nas últimas semanas, dada a oportunidade única que a realização de corridas sucessivas no mesmo circuito oferecia aos responsáveis pelas regras. Mas a ideia não irá avante: “Tivemos uma ideia, que foi divulgada, sobre uma grelha invertida (ndr, corrida com grelha invertida no sábado para determinar a grelha para domingo) com a qual nem todas as equipas se sentiram confortáveis. Fazer mudanças neste curto período de tempo requer unanimidade de apoio. Estamos a mudar quase em tempo real dentro da época, mas queremos continuar a olhar para as ideias.
Queremos ter a certeza de que não coisas mal pensadas. A F1 é uma grande disciplina, com grande história, grandes heróis, grandes estrelas, pilotos incrivelmente talentosos e não só, por isso queremos respeitar tudo, mas até certo ponto, pois isso não significa que não pretendamos olhar para maneiras de fazer algumas mudanças. Até certo ponto, esta temporada sendo única, dá um pouco mais de oportunidade de tentar algo, que eu não acho que faríamos, se não pensássemos que era uma boa possibilidade de acrescentar algo às corridas. Acho que sempre queremos nos desafiar e ver se há outras coisas que podemos fazer para melhorar a F1″.
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Boas noticias. Seria um disparate. Claro que existe espaço para mudanças pois só assim avançamos mas essa da grelha invertida foi uma ideia pouco feliz.
Corridas de qualificação? Duvido que os espectadores estejam interessados nisso. Eu não estou. Seria bem mais interessante ter uma segunda corrida mais pequena, sem paragens na box, com grelha invertida mas o significado de Grand Prix perdia importância. Deixem isso para os turismos e não inventem.
Também não está interessado em motores V6 ou motores hibridos, nem em DRS e no entanto “comemos”.
Não confunda regulamentos técnicos com regulamentos desportivos.
Para este efeito é igual. Se quem tem o poder de decidir apontar nesse sentido, é para aí que vão, mesmo que os puristas digam que não.
Ora, isso é muito bem observado. Muitos confundem as duas áreas normativas da regulamentação. Uma obriga a maior consonância e durabilidade, a outra requer apenas definição e acção, e tem implementação rápida, podendo ser muito mais adaptativa e flexivel.
Comemos mas não calamos.
…”Há anos que se discutem mudanças”…
Discutem muito, decidem pouco, mudam menos.
É um momento que dava muitas oportunidades pela contingência da temporada (corrida curta, grelha invertida, outros modos) e permitia um checking no terreno menos comprometido. É do umbigo que eles têm mais vaidade.