F1: Equipas acordam mudanças nas regras para 2017
As equipas de Fórmula 1 acordaram numa série de ajustes às regras, que vão agora passar para o Grupo Estratégico para aprovação, antes de ‘subirem’ ao Conselho Mundial da FIA, que visam colmatar alguns ‘buracos’ no regulamento. A primeira tem a ver com as escolhas de pneus, a segunda com os arranques com o safety car e a última, as penalizações por troca de unidades motrizes. Há ainda outros detalhes, como a saída perigosa das boxes, pretendendo-se que neste caso exista uma luz que informe o piloto se o pitlane está seguro.
A alteração mais importante tem a ver com o ‘fecho’ do buraco no regulamento que permitiu por exemplo a Lewis Hamilton instalar duas unidades motrizes no seu monolugar, sendo penalizado por isso, mas num conjunto de 55 posições na grelha, ter sofrido, na prática, apenas as relativas a uma única mudança. Para que se perceba a injustiça da questão, se uma equipa quiser, pode mudar várias vezes num só fim de semana todos os elementos da sua unidade motriz e tem uma penalização única, pois estas deixaram de ser cumpridas até ao fim nos GPs seguintes.
O que se pretende é evitar que os pilotos beneficiem de uma dupla troca, pois não há lugares que cheguem na grelha para a cumprir. Assim sendo, a partir de 2017, só na última troca de unidades motrizes se pode acumular mais do que uma UM para utilização posterior, evitando que o piloto tenha mais do que uma motorização disponível, como sucede agora com Hamilton. Daqui para a frente, se Rosberg trocar uma UM, será penalizado e se Hamilton precisar, tem uma disponível, já ‘penalizada’…
A outra modificação passa por ser a Pirelli a escolher os pneus para as primeiras cinco corridas, evitando que as equipas escolham demasiados pneus macios. Recorde-se que os pneus são novos para todos e se a escolha ficar à discrição das equipas, elas vão fazer escolhas sem conhecer os pneus, pois a Pirelli não tem tempo útil para os fabricar depois do último teste de F1. Assim sendo, a Pirelli escolhe pneus para cinco GPs, iguais para todos, e será, naturalmente, mais cautelosa que as equipas. Estas também acordaram que as corridas passem a recomeçar da grelha depois duma interrupção com o safety car, devido à chuva. As equipas preferem parar na grelha e recomeçar a corrida.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
E a suspencao activa que nao é activa, para o ano todos tém? Ainda nao percebi bem essa!