F1, Efeito Solo: March antecipou-se a Colin Chapman

A partir de 2022, os carros de Fórmula 1 passaram a utilizar uma nova aerodinâmica pensada para promover corridas melhores e mais lutas em pista. Isso implicou uma simplificação da aerodinâmica dos carros e daí o aspeto mais “limpo” desde esse momento
A asa dianteira, peça fundamental na aerodinâmica (direciona o ar para as zonas pretendidas, além de criar apoio aerodinâmico), foi simplificada e as superfícies do carro são agora desprovidas de pequenas asas de controlo de fluxo de ar.
Para compensar, os carros passaram a ter fundos planos pensados para aproveitar o “efeito solo”, amplamente usado, e com grande efeito, nos anos 70 e 80, e que pretendeu acelerar o ar por baixo do carro graças ao efeito Venturi, criando uma pressão negativa e com isso colar o carro ao chão.
Atribui-se a Colin Chapman o efeito solo na Fórmula 1, sendo muitas vezes apelidado de pioneiro nesta matéria. Conta a história, que Chapman terá tido uma epifania em 1975 e colocou Peter Wright a trabalhar, pondo em marcha o projeto que acabaria por se tornar o primeiro carro com efeito de solo na Fórmula 1: o lendário Lotus 78, desenvolvido em 1977 e pilotado, por exemplo, por Mario Andretti.
Mario Andretti, na entrevista concedida ao Auto Motor und Sport, “desmistifica” a tese da ideia ser apenas de Chapman.
“A ideia surgiu da minha experiência com o March 701 de 1970. Os sidepods pareciam asas. Durante um teste em Kyalami, removemos os sidepods para reduzir o arrasto. De repente, o carro ficou leve na frente”, explicou o antigo piloto, acrescentando que anos mais tarde, quando pilotou pela Lotus, “contei-lhes a história dos sidepods na March. (…) Colin Chapman sugeriu que construíssemos sidepods grandes em todo o comprimento da distância entre eixos e o selassem à pista para direcionar o ar para a asa. Por isso, o primeiro carro de efeito solo não foi uma ideia brilhante, mas a evolução de uma ideia que a March teve muitos anos antes. Claro que ninguém nunca disse nada sobre isso. Não se queria dar os louros à March”.
O próximo passo foi colocar o carro em pista, já que não havia outra forma de experimentar a teoria, e os resultados foram conclusivos.
“Durante um teste em Hockenheim”, continuou Andretti, “notei numa curva rápida que de repente ganhei muito mais downforce a meio da curva. Aumentei o ritmo passo a passo e cada vez mais rápido. Ficou claro para nós que quanto mais próximas as extremidades dos sidepods estivessem da pista, melhor seria o efeito. Colin enviou um mecânico para ir a uma loja comprar tiras de plástico. Montamos nos painéis laterais. Quando saí, de repente estava um segundo e meio mais rápido.”
Não nos parece que seja retirado o mérito da ideia a Colin Chapman, que colheu os frutos em 1978 com a conquista do campeonato de construtores, para além de Andretti ter saído vitorioso entre os pilotos do pelotão.
A ideia dos flancos aerodinâmicos do March 701 foi de Peter Wright que então trabalhava para a specialized mouldings, empresa que na altura já tinha um túnel de vento e que colaborou com R. Herd no projecto do 701. Wright já tinha trabalhado nesse conceito para a BRM em 68/69.
Peter Wright, depois curiosamente colaborador do Chapman, na Lotus….
Eu já disse isso muitas vezes e deve haver muitos como eu que repararam nesses flancos em forma de asa invertida criados por Robin Herd (o H da MARCH). Certo é que sem a criação dos chamados tubos venturi, e com os bordos arredondados que o MARCH apresentava, a eficácia ficava a anos luz do Lotus 78 com as suas vassouras e ainda menos contra as saias rígidas móveis do Lotus 79, banidas depois dos acidentes de Depailler e Villeneuve (e outros menos graves), já que essas saias tinham tendência a sofrer danos nos correctores que podiam de repente comprometer… Ler mais »
Max Mosley, (M,). Alan Rees,(A R ), , Graham Coker (C), e Robin Herd (H).
Uma marca em várias vertentes : F1, F2, F3, Sport Protótipos…UMA SAUDADE …
Antecipou-se ?!? Talvez o tenha inspirado…. por mero acaso. Génios como o Chapman, são raríssimos… Antes do efeito de solo, travões de disco frontais …. dentro do chassis em 1970, , -Lotus 72 , um carro competitivo de 1970 a …1975 – (a Tyrrell só conseguiu em … 73,) – saias laterais, chassis duplo ( Lotus 88, um carro proibido, apesar de estar de acordo com a letra da lei, – porque, tirando o Chapman, ninguém imaginaria um chassis a descer sobre o outro quando a velocidade e o apoio aerodinâmico o forcasse….). Colin Chapman. um génio … irrepetível….