F1, Eddie Jordan: “Se eu estivesse na Ferrari, terminava o contrato com Lewis Hamilton”
As dificuldades de Lewis Hamilton nas qualificações da temporada 2024 suscitaram preocupações. No Qatar, Hamilton admitiu que se sentia “lento” e questionou o seu ritmo, levando o antigo chefe de equipa da F1, Eddie Jordan, a sugerir que considerasse a hipótese de se retirar.
Jordan comparou a situação de Hamilton com as dificuldades de Sergio Perez na Red Bull, instando o sete vezes campeão a concentrar-se nos seus empreendimentos fora da F1 e a sair com uma nota alta.
“Se não acreditares a 100 por cento, estas lixado. Percebes isso?” Jordan disse no podcast Formula For Success. “ E, neste momento, o que ouvi do Lewis, ‘Já não sou suficientemente rápido’, foram essas as palavras, penso eu. Honestamente, se eu fosse a Ferrari, diria para terminar o contrato, encontrar a saída. É isso.”
“Acho que também, uma pequena mensagem para ti, Lewis, se estás por aí, lembra-te sempre que na vida tens a tua música, tens a tua moda, tens todo o tipo de outras coisas”, continuou Jordan. “És, na opinião da maioria das pessoas, o melhor piloto de todos os tempos. Por favor, lembra-te do que te vou dizer. Sempre, sempre pensa na melhor saída. E este é o momento de tirar o dinheiro da mesa. Vai. O facto é que, Lewis, és um embaixador fantástico. Nós adoramos-te , mas não te coloques numa posição em que pensemos menos de ti porque estás a marcar passo na Ferrari.”
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Já aqui disse e repito, Vasseur deve estar bem arrependido… Nem LH escapa aos efeitos da idade e a prová-lo está o facto de ser constantemente batido Russell! p.s. por onde anda o “entendido” que ironizou com essa minha afirmação?
*constantemente batido por Russell
Não sei se fui, já várias vezes discordei, mas acho que não sou esse o seu entendido 🙂
E continuo convicto que com um bom carro o HAmilton faz mais durante um ano de campeonato do que o Leclerc, se houver alguem como o Max como grande adversario (o Lando não faz muita mossa no frente a frente), mas esse é a minha opinião (ou entendimento).
Não estava a falar de si (ele até já comentou abaixo). Quanto ao que diz sobre achar que Hamilton fará mais que Leclerc no campeonato discordo completamente. Hamilton não está a conseguir bater Russell e muito menos conseguirá bater Leclerc. A meu ver a SF cometeu um erro ao não renovar com Sainz que faz muito bem o papel de 2º piloto.
Mau sería era o Hamilton de saída (anunciada) de uma equipe ter mais apoio da mesma que o piloto restante.A história está cheia de exemplos.Ricciardo bateu Vettel,de saída para Ferrari,LeClerc bateu Vettel, de saída para A.M. Ocon bateu Alonso,de saída para A.M. Tsunoda bateu Gasly de Saída para Alpine,Gasly bate Ocon, de saída para Haas.LeClerc bate Saínz,de saída para Williams…. Só na cabeça deste senhor e alguns haters é que é um “escândalo” de proporções Biblícas o Hamilton saír atrás do Russell.Os mesmos que não mandaram o Alonso para aposentadoria ha 3 anos quando Ocon o bateu.Hipócrita da mais fina.… Ler mais »
Isso de apenas ver os resultados no fim do ano sem ver as corridas…
1º Ricciardo bateu Vettel porque estava em grande forma e Vettel “esgotado/burn out” após 4 campeonatos…
2º Leclerc bateu Vettel e Sainz porque é melhor que ambos.
3º Ocon bateu Alonso porque nesse ano o espanhol teve muitos problemas mecânicos.
4º Em que ano Tsunoda bateu Gasly???
Facto, Hamilton tem sido constantemente batido por Russuell. Onde está a histeria?
2024: Qualificação (sprints incluídas): 23- 6 a favor de Russell, Corridas (sprints incluídas) 20-9 a favor de Russell. Factos!
Leclerc ser melhor do que o Vettel é no mínimo hilariante.
Que não sabe do que fala até pode achar isso hilariante, ou então não estiveste atento quando foram colegas de equipa na SF…
Primeiro ponto, acho sempre admirável alguém que fala com tanta certeza e despreza opiniões alheias. Mas já que gostas de factos, vamos tê-los em cima da mesa, o Vettel tem 4 campeonatos do mundo e 53 vitórias enquanto o Leclerc tem apenas 8 vitórias. Claro que as estatísticas, ao contrário do que pareces acreditar, não são o objeto único para analisar o talento de um piloto. Digo com isto, que o Leclerc é um excelente piloto que por acaso adoro, mas o Vettel era um predestinado, chegou e venceu e o seu nome está eternamente gravado na fórmula 1.
Curioso, também achei admirável a tua certeza e o desprezo com que classificaste a minha afirmação de “hilariante”. Criticas em mim exactamente aquilo que fizeste, a isso chama-se hipocrisia…
Facto é que Leclerc bateu Vettel nos dois anos em que foram colegas de equipa, e ainda para mais quando estava apenas na sua 2ª e 3ª época de F1, um piloto inexperiente a bater um 4x campeão do mundo, pois é…
Sem dúvida que Vettel foi um bom piloto, mas não tão bom quanto os resultados o fazem parecer, foi um caso de ter o carro certo na altura certa!
Mas querias que o Leclerc fosse Campeão de F1 com um Kart? É essa a tua comparação? Que um miúdo de 13 anos batesse um adulto num F1?
Foi melhor enquanto estiveram juntos na Ferrari. O Vettel só faltava chorar quando teve de comemorar a vitória do Leclerc em Monza.
Pois é, Eddie, se estivesses na Ferrari, não serias dono da equipa, terias de responder perante o John Elkman, que foi quem convenceu o Hamilton.
É cedo para futurologia. Hamilton na Ferrari tanto pode dar muito certo, como muito errado. Se der errado, estará bem acompanhado por outros campeões que também não deram certo na equipa.
Nem todos envelhecem como o vinho do Porto. Só mesmo o Alonso.
Mesmo ele já está a mostrar sinais de cansaço, só não sei se é pelo número de corridas, se pelo carro.
Se a Ferrari contratou o Lewis Hamilton, não foi por capricho nem por vontade de ostentar um pluricampeão do mundo nas suas fileiras: foi porque não viram no Leclerc nem no Sainz a capacidade de levar a equipa aos títulos que campeões como o Michael Schumacher e o próprio Hamilton mostraram. Não é por acaso, nem só por ter o melhor monolugar, que se alcançam sete títulos de campeão do mundo. Dito isto, acho que o Eddie Jordan está a tripar. Até pela linguagem empregue se vê que o homem não estava no pleno das suas capacidades. Na F1 um… Ler mais »
O Jordan às vezes parece que os neurónios lhe fogem ou adormecem. Acredito que a rapidez numa volta já não esteja no top, mas tambem não é lento, muitas vezes em várias sessões ficou a menos de uma décima do Russel, dizerem que está lento depois do que se viu em corida, Silverstone ou mais recentemente em Las Vegas (há umas semanas atrás), é estarem apenas a quererem incendiarem, uma parvoíce. Naturalemente a motivação para quem já ganhou tanto, e ter um carro completamente caprichoso e não assistir a muitas reuniões de equipa (perfeitamente compreensivel), não ajuda nada.Sempre que o… Ler mais »
Não deve ser nada confrangedor para uma equipa ter contratado um piloto que está a levar do colega de equipa 23- 6 em corrida e 20-9 em qualificação. Ah…pois é, tem muitas vitórias e título, vê-se bem o que isso lhe tem valido! Para completar o ramalhete, e como para alguns o que conta são os títulos e vitorias passadas, só faltava a SF ir buscar o Vettel para companheiro de Hamilton…
E. Jordan,
Se ao menos fosses um campeão de formula qualquer!! Fala barato. LH44 está de saída, é claro que toda atenção é direcionada ao GR63.
O Eddie Jordan foi no mínimo pateta a fazer futurologia. A única coisa que nos vai mostrar como o Hamilton está a envelhecer, vai ser o tempo, isto é, as próximas épocas (não sei a duração do contrato).
Esta imitação barata do Zandinga, nem piada teve.