F1, Eddie Jordan: “Mercedes vai sair e Hamilton vai para a Ferrari”

Por a 4 Maio 2020 10:45

Eddie Jordan falou do futuro da F1 e deixou um cenário que poucos consideram possível… a saída da Mercedes da F1 e a consequente ida de Lewis Hamilton para a Ferrari.

Segundo Jordan, a Mercedes deverá acabar com a sua equipa de F1, para fazer frente à crise que o surto do novo coronavírus provocou:

“Os preços do petróleo estão a cair, então as empresas de petróleo não podem mais assumir os mesmos compromissos como até agora “, disse Jordan ao Sport1 e ao F1-Insider.com. “A Petronas também precisará interromper o seu patrocínio. Isso é um enorme buraco no orçamento. A liderança da Mercedes não pode fazer mais nada: eles conseguiram tudo, venceram tudo. Nessas circunstâncias, eles não podem mais promover mais sucessos.”

“Eles venderão a sua equipa, talvez a Lawrence Stroll, que pretende tornar-se campeão do mundo com seu filho e sua nova marca Aston Martin. E isso será difícil com sua atual equipa, a Racing Point. Posso imaginar que a Mercedes entrará numa parceria mais intensa com a McLaren, como no passado.”

“No futuro, Ferrari, Red Bull e provavelmente McLaren-Mercedes serão novamente os pilares da Fórmula 1.”

A suposta saída da Mercedes da F1 leva ao ponto de interrogação sobre Hamilton. O piloto já disse que queria ficar na estrutura, mas a saída imaginada por Jordan não daria outra hipótese que não fosse uma ida para a Ferrari:

“Lewis irá mudar-se para a Ferrari. Somente os italianos poderão pagar o salário e sabem que ele vale a pena. Verstappen ficará com a Red Bull e tentará vencer Lewis. Mas isso será muito difícil. “

Charles Leclerc tem contrato de longa duração com a Ferrari, mas o futuro de Sebastian Vettel está em dúvida. Rumores sugeriram que Vettel está interessado em juntar-se com Andreas Seidl na McLaren, tendo os dois trabalhado juntos na BMW.

Jordan admitiu: “Ao contrário de Lewis Hamilton, não conheço Vettel muito bem, mas, na minha opinião, ele não tem escolha a não ser parar ou mudar-se para a McLaren. O comboio da Ferrari já partiu há muito tempo. “

Jordan costuma ter boas fontes dentro da F1, mas será que este cenário faz sentido? Pessoalmente acredito que não. Como já referido, a operação da Mercedes nesta altura é praticamente auto-suficiente, numa altura em que está a operar com um orçamento que está perto dos 400 milhões de euros. Com este nível de gastos, a equipa consegue ter lucro, quer na parte da equipa em Brackley, quer na parte dos motores em Brixworth. O investimento da Mercedes na F1 ficou-se pelos 15%, um valor baixo para o retorno que a marca tem ao nível de exposição mediática, publicidade e desenvolvimento tecnológico. Mesmo que a Petronas reduza o patrocínio, também o orçamento será forçosamente menor ( com o limite a ser agora de 145 milhões de dólares, muito abaixo do que a Mercedes gasta), pelo que o choque pode ser encaixado mais facilmente. E mesmo que a Mercedes queira vender a equipa, terá Lawrence Stroll capital para voltar a fazer um avultado investimento e comprar a Mercedes, deixando a Racing Point ao seu destino, que ficaria negro nesse cenário? Esta hipótese parece pouco plausível.

Mas a confirmar-se, a ida de Hamilton para a Ferrari faz sentido. O britânico teria apenas essa hipótese para tentar chegar ao título, pois a Red Bull apostou tudo em Verstappen, e nenhuma outra equipa tem condições financeiras ou competitivas para receber o #44.

Se a Mercedes sair da F1, tal como afirma Jordan, é um péssimo sinal para a competição que poderá ser mesmo obrigada a reinventar-se

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
8 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
vasco__moura
vasco__moura
4 anos atrás

“Rumores sugeriram que Vettel está interessado em relacionar-se com Andreas Seidl na McLaren”

Não sei se isto foi uma tradução mal feita, mas está muito mal fraseada 😂

9cilindrosopostos
9cilindrosopostos
4 anos atrás

Não acredito q Hamilton vá para a Ferrari, a aposta está feita no Charles, com o orçamento a ser reduzido , não vejo razão para a mercedes sair, o vettel é q esta num beco, mas mesmo assim penso q a Maclaren com motor mercedes pode voltar a ser uma equipa forte…

Pity
Pity
4 anos atrás

Estas palavras já foram notícia há uns dias (ou semanas, já nem sei) aqui no Autosport. A minha opinião mantém-se: rumores são isso mesmo, rumores. No final, vai ficar tudo na mesma.

can-am
can-am
4 anos atrás

Então mata-se a F1.Fica a Ferrari a correr sozinha.Assim vão cobseguir ganhar !

an19071747
an19071747
Reply to  can-am
4 anos atrás

Hamilton na Ferrari causa-te azia?

alexname
alexname
4 anos atrás

Grande argumento para um filme, sim senhor. A Netflix bem podia pegar na história e apicantar a coisa com a Ferrari a desenvolver todos os esforços para manter a Mercedes ate a primeira bater a segunda em pista e nao por desistência da Mercedes.
A se tornar realidade a estória, a Ferrari ia ficar destroçada para o resto da sua existencia.

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
4 anos atrás

“Os preços do petróleo estão a cair, então as empresas de petróleo não podem mais assumir os mesmos compromissos como até agora “, disse Jordan ao Sport1 e ao F1-Insider.com. “A Petronas também precisará interromper o seu patrocínio. Isso é um enorme buraco no orçamento. A liderança da Mercedes não pode fazer mais nada: eles conseguiram tudo, venceram tudo. Nessas circunstâncias, eles não podem mais promover mais sucessos.” Há duas questões aqui que não concordo. Primeiro a Petronas não se centra somente em combustíveis fósseis, já estão a diversificar a sua área há algum tempo (é certo que o centro… Ler mais »

jem
jem
4 anos atrás

Sendo certo que o Eddie sempre foi mais conhecido pelas asneiras, quer de boca, quer de trabalho, não deixe nunca de ser divertido ouvi-lo. É daquele tipo de pessoas que diz tantas que alguma vez, seja lá quando for acerta uma. E até por isso tem sempre atenção. Até diz que conhece bem o LH quando há pouco tempo dizia que conhecia alguma coisa. Nem me consta sequer que o conheça melhor que todos os outros ingleses. Mas basta ver o que já disse para questionar até a publicação deste tipo de artigos.

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado