F1: E se a Honda regressar?
A Honda saiu oficialmente da F1 (embora esteja ainda indiretamente ligada à Red Bull) mas não fecha a porta ao regresso. Depois de uma passagem com altos e baixos, começando pelo regresso falhado com a McLaren e a história de sucesso com a Red Bull, a Honda viveu um turbilhão de 2015 a 2021. A saída aconteceu na altura de maior sucesso da marca nos últimos tempos, mas a porta do regresso não está fechada e uma comitiva da marca esteve presente no GP da Áustria.
“A Fórmula 1 é o auge do desporto automóvel”, disse Koji Watanabe, presidente da divisão desportiva da Honda, citado pelo Sport 1. “Por conseguinte, estamos sempre atentos ao que está a acontecer na Fórmula 1. Internamente, não discutimos nada sobre a temporada de 2026. Não há nenhum plano. Mas a porta não está fechada”.
“Segundo entendi, a F1 está a ir no sentido da neutralidade de carbono. Honda está a ir na mesma direção. Assim, não teríamos de nos desviar deste plano com a Fórmula 1”, acrescentou ele. “Se quisermos regressar à Fórmula 1 em 2026, provavelmente precisamos de uma decisão no próximo ano.”
A acontecer a Honda terá, ou de se associar a uma equipa ou comprar uma entrada para o restrito clube de equipas de F1 (algo muito caro), uma vez que a sua ainda parceira já parece ter tudo acordado com a Porsche. Assim, se a Honda quiser regressar, será interessante ver que caminho irá perseguir. Para já, o que poderá estar em cima da mesa é um regresso do nome Honda à Red Bull em 2023, até 2025, sendo que esse regresso seria relativamente fácil de concluir. Já de 2026 em diante, é preciso mais.
Se a Honda regressar… só se for como construtor pleno. Já foram demasiadas as equipas a confiar na Honda e a sofrer as suas mudanças de estado de espírito para alguma equipa voltar confiar neles… a não ser que seja com um grande maço de Ienes (ou, como bem diz o artigo, a RB, até 2025).
A Honda tem alguma marca associada?
A minha pergunta tem uma razão de ser. As marcas que mais entram e saem da F1, são a Honda e a Renault. Esta última, resolveu renomear-se Alpine, marca do grupo. Poderá suceder algo parecido com a Honda?
…Como por exemplo a Honda aparecer usando o nome Acura?
Tudo pode acontecer 😀