F1 e Fórmula E em rota de colisão
Não é nada que já não se esperasse, embora não fosse um problema de curto prazo. É inevitável que a Fórmula 1 irá ser um dia totalmente elétrica, e Ross Brawn acabou de dizer que isso pode acontecer já dentro de 10 anos. Se isso se tornar realidade, então a FIA tem um problema para resolver pela frente, pois não faz qualquer sentido a existência da Fórmula E e da F1 totalmente elétricas. Tendo em conta o grau de desenvolvimento atual da competição onde está António Félix da Costa, e do que se prevê que se desenvolva nos próximos anos, esta competição está em rota de colisão com a F1, pois se a atual disciplina de topo evoluir do híbrido que é agora para totalmente elétrica, os desportos motorizados teriam duas competições de alto nível totalmente concorrentes.
Alejandro Agag, dono da Fórmula E, acusou o toque e já veio a público dizer que não pode ser: “O Ross (Brawn) disse que a F1 pode tornar-se totalmente elétrica em 10 anos, mas eles não podem” começou por dizer, explicando depois. Em primeiro lugar a Liberty Global, empresa irmã da Liberty Media é acionista da Fórmula E, mas há mais: “A Fórmula E tem um contrato de 25 anos com a FIA, e só passaram quatro. Portanto só em 2039, se nós não renovarmos o contrato na altura. Temos exclusividade até 2039, portanto não há F1 elétrica até lá. Mas claro, se quiserem falar comigo, estou sempre aberto a conversar…” disse Alejandro Agag.
Como se percebe, Agag já está a deixar recados a quem de direito. Mas é muito cedo para se falar destas questões e daqui a uns anos já se terá um ideia mais concreta de como pode evoluir a F1, e como irá evoluir a Fórmula E. Das duas uma. Ou Agag enche o peito e vai ter de receber um cheque que se pode tornar mais chorudo a cada ano que passa, ou o tempo acabará por colocar tudo e todos no seu lugar…
Como vai terminar isto não sabemos, e pessoalmente o que sei é que há quatro anos disse que a Fórmula E era uma competição condenada à nascença. Mas se calhar enganei-me…
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI