F1: DRS, travões e volante, George Russell relata corrida caótica rumo ao pódio

Por a 14 Abril 2025 08:09

George Russell enfrentou vários problemas no Grande Prémio do Bahrein, incluindo falhas no sistema de travagem e no DRS. Apesar destas dificuldades, conseguiu manter Lando Norris atrás de si e garantir o segundo lugar.

Russell explicou que o pedal dos travões estava inconsistente e o volante não funcionava corretamente.

Houve também um problema com o DRS que abriu inesperadamente numa volta, mas Russell fechou-o imediatamente, evitando qualquer vantagem. Os comissários de pista analisaram o incidente do DRS, mas decidiram não aplicar uma penalização.

George Russell revelou os vários problemas com que se debateu na fase final do Grande Prémio do Bahrein, enquanto tentava manter Lando Norris na segunda posição, evitando qualquer potencial penalização pós-corrida por infração ao DRS. O inglês começou a corrida em terceiro na grelha, mas conseguiu ultrapassar Charles Leclerc, piloto da Ferrari, na Curva 1, após o que continuou a ser o adversário mais próximo do líder Oscar Piastri.

Depois, na sequência de um Safety Car a meio da corrida, Russell viu-se com pneus macios para o seu último stint, em comparação com os médios e duros à sua volta, criando um final intrigante com diferentes estratégias sob as luzes de Sakhir. No entanto, a tarefa do britânico de gerir os pneus macios durante mais de 20 voltas tornou-se ainda mais difícil devido aos problemas que surgiram no seu carro, permitindo que o terceiro classificado, Norris, se aproximasse, mas não conseguisse ultrapassar: “Parecia que estava tudo sob controlo por um momento, mas de repente tivemos uma falha no sistema de travagem por fio, por isso o pedal estava longo, depois curto… Não sabia o que se passava… o volante não estava a funcionar corretamente. Foi muito difícil manter o Lando atrás de mim; acho que mais uma volta e ele ter-me-ia apanhado confortavelmente. Mesmo assim, estou muito satisfeito com o P2”.

Pressionado sobre o problema do DRS que foi discutido com o seu engenheiro pelo rádio, continuou: “Estávamos basicamente a ter todo o tipo de falhas. Fizemos um override no DRS e, numa volta, cliquei no botão de rádio e o DRS abriu-se. Fechei-o de imediato, recuei, não ganhei nada e perdi mais do que ganhei – só ficou aberto por uma fração de segundo. Isso mostra a quantidade de problemas que estávamos a ter, mas, como disse, estou muito satisfeito com o P2.”

Quanto ao resto da corrida, Russell admitiu “não ter muita certeza de como” ele e a Mercedes fizeram a última e longa sessão com pneus macios funcionar, enquanto elogiava Piastri e a McLaren por sua exibição de comando.

“Quero dizer, o Oscar esteve numa liga própria, por isso parabéns a ele e à McLaren”, disse Russell. “Sabíamos que eles seriam extraordinários neste circuito e isso ficou provado. “Para nós, foram quatro corridas, três pódios, todos em diferentes tipos de pistas, o que nos dá confiança para o futuro.” Russell reuniu-se com os comissários de pista para discutir a alegada infração ao DRS que referiu na sua entrevista após a corrida e, embora o painel tenha confirmado que ocorreu uma infração, optou por não aplicar uma penalização, uma vez que não foi obtida qualquer vantagem desportiva.

FOTO Mercedes/LAT Images

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments
917/30
14 dias atrás

Russell atingiu o “ponto de rebuçado”, está um grande piloto e um verdadeiro team leader.

Ativar notificações? Sim Não, obrigado