F1: Demissão de Herbert levanta debate sobre profissionalização de Comissários

A FIA despediu ontem Johnny Herbert como Comissário Desportivo da F1, a maioria dos responsáveis das equipas de F1 são de opinião que o ‘quadro’ de Comissários deve ser profissional ao contrário, por exemplo, de Herbert que é voluntário a quem a FIA pagava somente as despesas e os custos são o principal argumento da FIA, e do seu presidente, Mohammed Bin Sulayem para a não constituição de uma equipa de Comissários profissionais.
A experiência de ex-pilotos de F1 é muito bem vista pelos atuais, pois ninguém melhor do que quem lá andou para ‘ler’ as situações de corridas e decidir fundamentando nessa experiência, mas é no mínimo irónico que um Comissário que não recebe pelo seu trabalho seja depois despedido por “conflito de interesses” quando é pago pela imprensa para fazer comentários.
Neste contexto, Zak Brown já veio a público dizer que concorda com a ideia das equipas de Fórmula 1 contribuírem financeiramente para os Comissários Desportivos profissionais, portanto, a tempo inteiro.
Claramente, num desporto multimilionário deve haver maneira de existirem ‘árbitros’ profissionais, pois isso levará certamente a melhores decisões – que nunca serão perfeitas, porque somos todos humanos – mas quase de certeza melhores do que muitas que foram tomadas nos últimos anos.
Este é um tema muito difícil, pois há muito que a Fórmula 1 se ‘futebolizou’ e as decisões são, sejam elas quais fores, sempre criticadas por um dos lados. No passado, também existiam mais decisões, mas nem de perto existia a mesma polémica que hoje. E quanto maior confiança houver no ‘árbitro’, melhor será para todos e muito mais dificilmente haverá críticas.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
«Nem de perto existia a mesma polémica de hoje».
LOL! Hoje ainda há quem discuta o acidente entre o Prost e o Senna em 1989.