F1, Damon Hill: “Lembrem-se de Dijon!”
Uma boa
maneira de se perceber se uma decisão tomada por três Comissários Desportivos
num caso como o que abalou ontem o GP do Canadá de Fórmula 1 é olhar para o que
gente relevante tem a dizer sobre o caso. Os adeptos, em termos gerais, têm um
problema muito grande em casos como este. São muito poucos os que conseguem
olhar friamente para uma questão destas. É bem mais fácil quando o interesse é
somente o ‘bem’ das corridas. Independentemente de quem perde ou ganha.
Mas quem lá
andou, sabe melhor que ninguém analisar todas as nuances duma situação destas.
Nico Rosber já veio dizer que a penalização é merecida: ““Ele sabe que o Lewis
está lá e a regra diz que quando sais da pista, tens que voltar com segurança.
Ele atravessou a pista toda e eu acho que ele facilmente poderia ter deixado um
pouco mais de espaço, especialmente no fim, mas não deixou. Penso que a
penalização é merecida”, mas há quem não concorde com ele.
Daniel Abt foi
o mais cáustico e resumiu bem a sua ideia: “Esta penalização é merda…”
Felix Rosenqvist
diz que “A cerimónia do pódio mostrou bem como ninguém estava contente, como
resultado desta estúpida penalização. Arruinou uma grande corrida para todos
nós adeptos”.
Max Chilton está
dividido: “Resultado difícil para a F1. Eu posso ver as coisas de duas formas. A
FIA seguiu o livro de regras que diz que não se pode voltar à pista indo diretamente
para a trajetória de corrida, mas a escolha de penalizar é má para o desporto. Todos
os pilotos sabem que Vettel não poderia ter reentrado com segurança depois de
passar pela relva”.
Allan McNish: “Não
sei ao certo o que o Vettel poderia ter feito de diferente quando voltou. Com o
impulso que tinha, ele iria sempre acabar onde acabou. Decisão difícil para os
Comissários”.
Mark Webber: “Algum
dos Comissários alguma vez correu à frente na F1? Penalização mental…”
Alex Wurz: “A minha
observação sobre a reentrada de Vettel: O seu capacete moveu-se para olhar no
espelho só depois da correção de direção! Que ele tenha deslizado tanto, tem a
ver com as leis da física. Não deixar nenhum espaço para o Lewis é o nome do
jogo quando se tratam de circuitos de rua. O que aconteceu com #LetThemRace? Uma
penalização? Não, na minha opinião…”
Nigel Mansell:
“Não houve alegria ao assistir a esta corrida, dois campeões pilotando brilhantemente,
e acabou com um resultado falso.”
Damon Hill: “A minha opinião pessoal é que ele poderia ter deixado mais espaço, mas perdemos um excitante grande número de voltas finais por causa da penalização. Havia dúvidas suficientes para que se tivesse deixado continuar. Lembrem-se de Dijon!”
“Qualquer
um que tenha corrido sabe que Vettel estava certo”, disse a Iltalehti o
antigo piloto de F1 JJ Lehto.
Beat Zehnder, manager da Alfa Romeo, disse ao jornal Blick: “A decisão é
uma piada. É assim que se quebra o nosso desporto”.
A Ferrari
prometeu apelar da vitória perdida, mas Zehnder disse: “Os regulamentos
deixam claro que não se pode recorrer deste tipo de decisão a menos que surjam
novas provas.
O público de
Montreal vaiou a decisão, com um furioso Vettel a dizer: “Devem perguntar
às pessoas o que elas pensam”.
O patrão da
Ferrari, Mattia Binotto, disse: “O que realmente dói é que, em casos
semelhantes no passado, foram tomadas decisões diferentes.
Até Toto Wolff
pareceu desconfortável com a decisão, apesar de ter dito que as decisões dos
comissários deviam ser aceites.
“No lugar
de Sebastian, eu teria agarrado na placa com o número 1 e atirado ao
carro”, disse.
“Se
houver uma proposta para ajustar as regras em favor de uma luta mais dura, eu
serei o primeiro a apoiar tal ideia, porque quanto maior o perigo, maior o
entretenimento.
Lewis Hamilton disse que a controvérsia pós corrida o deixou um vencedor com
“um sentimento vazio”.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI