F1: Cresce a revolta quando às regras das mensagens rádio na Fórmula 1

No Grande Prémio da Grã-Bretanha de Fórmula 1, Nico Rosberg foi penalizado em dez segundos devido a uma mensagem rádio considerada excessiva por parte do Colégio de Comissários Desportivos da FIA. A Mercedes decidiu não prosseguir com o apelo, mas há cada vez mais vozes a insurgir-se contra o que entende ser uma regra absurda.
Entende-se que algo devia ser feito para acabar com os excessos que se ouviram nos dois anos anteriores, desde que foram introduzidas as regras das unidades motrizes híbridas, mas o que está a acontecer neste momento é também excessivo. Um engenheiro da Mercedes escreveu no Twitter que “se calhar mais vale tirar o rádio do carro e poupar o peso” a Mercedes, oficialmente revela que “nas próximas semanas vamos continuar as discussões relativas a este sobre dimensionamento das regras”. E vários observadores da F1 estão alinhados ao dizer que sendo esta uma modalidade muito técnica os engenheiros devem poder falar com os seus pilotos.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Para mim era assim:
Piloto -> Box – O que a Amélia quiser dizer.
Box -> Piloto – Apenas informações que dignam respeito à segurança dos pilotos em pista.
Na minha opinião, deve ser autorizado: – Informação sobre acidentes, avarias, detritos na pista, chuva repentina num ponto do circuito, zonas escorregadias por fluídos ou outras (tipo entrada da 1ª curva em Silverstone este ano), safety car em pista, penalizações (nunca as de outros pilotos). – Push, Slow, Easy, Stop, Box ou outras do género, sem no entanto indicar se outro carro está com problemas, ou se há consumo exagerado. – Estratégia de pneus, sem esclarecer se vai chover ou secar rapidamente. – Diferença volta a volta entre o carro à frente e o carro atrás, sem detalhes dos intermédios.… Ler mais »
Tirem o rádio do carro e substituam por uns piscas no carro, e comuniquem por código morse…
Casos como o do Rosberg em Silverstone ou Hamilton em Baku, deveriam ser permitidos. Ambos problemas no carro, que o piloto não é obrigado a saber resolver. Proibidos, só casos tipo “se travares dois metros mais cedo, ganhas 20 milésimos”, ou ” o Zé está a ganhar-te dois décimos por volta e é na curva 3″, pois isso é que são ajudas à condução.
Concordo, é isso que deveria ser feito. Ajudas à condução não. Mas tudo o que for de nível técnico deveria ser permitido, é para isso que estão os engenheiros na pitwall. Além de que os pilotos não têm de saber resolver problemas, têm é de conduzir o melhor que sabem e para isso o monoligar tem de estar a 100%, não andar a ver menus e sub-menus a tentar resolver os problemas e ainda acabam a bater em algum sítio. Aliás, isto é o equivalente, nos anos 60 e 70, quando um carro tinha um problema na caixa de velocidades,… Ler mais »
Provavelmente, quem inventou estas proibições foi algum purista, que adorava ver carros abandonarem, muitas vezes por problemas mínimos.