F1: Contratos de longa duração fazem a diferença?

Por a 18 Agosto 2022 13:47

A estabilidade é fundamental para se conseguirem boas prestações. Seja na alta competição, ou em qualquer outra área, ter a estabilidade necessária para desempenhar as funções, sem pressões extra, pode fazer a diferença. E são vários os casos em que isso se tornou claro.

As renovações de Valtteri Bottas terão sido o dossier que mais vezes referido ao longo das últimas épocas. Apesar da Mercedes dizer que Bottas era parte fundamental na engrenagem da equipa, os contratos assinados não o revelavam. Foi andando de contrato em contrato (uma época de duração, por vezes negociados já no fim da época), sem nunca convencer verdadeiramente. Foi admitindo também que a situação em que se encontrava não o ajudava. Se enfrentar Lewis Hamilton já é exigente o suficiente, enfrentá-lo sem a garantia que na época seguinte se estará na equipa é ainda mais esgotante.

Não ter contrato implica pensar muito mais no que se faz e no que não se faz. Cada ultrapassagem ganha mais importância, cada corrida torna-se num teste decisivo e com isso as abordagens mais cautelosas deixam de ser possíveis, pois é preciso dar nas vistas.

Lando Norris, jovem estrela da McLaren, admitiu recentemente que o contrato de longa duração que assinou com a sua equipa mudou-lhe a postura e o estado de espírito:

“Agora sinto-me um pouco mais confortável”, disse Norris em declarações ao motorsport.com. “Sinto que estou muito bem, estou a conseguir os resultados que preciso. Sinto-me confortável, no caminho certo. Mas também consigo viver uma boa vida e posso relaxar quando estou longe da Fórmula 1, e não apenas pensar ‘o que tenho de fazer para a próxima vez, porque fiz um trabalho de m**** aqui’ ou o que quer que seja, como eu era há alguns anos. Pensava ‘porque é que me saí mal nesta corrida? Porque não sou suficientemente bom nesta circunstância?’. Não sentia que podia relaxar. Agora sinto que percebo a Fórmula 1, faço tudo o que posso e de forma eficiente para ter o melhor desempenho que posso nesse sentido. Mas depois também posso viver uma vida longe disso”.

Claro que para ter contratos de longa duração, é preciso reunir as condições para tal, mas num desporto mentalmente exigente como a F1, um contrato de média / longa duração pode ajudar um piloto a melhorar. Basta ver Bottas, que tem agora um contrato até 2024, está em boa forma e provavelmente a pilotar a um nível que já nem nos lembrávamos. Mais ainda, apresenta uma postura mais leve, mais despreocupada. Talvez isso faça toda a diferença. 

Subscribe
Notify of
3 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Scirocco
Scirocco
2 anos atrás

Excelente tema. Aquilo que Bottas passou foi das piores e mais hipócritas situações criadas por um chefe de equipa. Sobretudo quando pensamos no seu companheiro de equipa e na posição e diferença de tratamento que tinha. Bottas não é um predestinado, mas teria, a meu ver, sido muito mais profícuo se tivesse tido a hipótese de ter contratos multi-anuais. Assim transformou-se num piloto muito mais nervoso e pressionado.

Pity
Pity
Reply to  Scirocco
2 anos atrás

Discordo. O Bottas é bom numa equipa média, onde até é capaz de brilhar, mas não tem estofo para uma equipa grande e a Mercedes tinha consciência disso. Bottas entrou na Mercedes como um “desenrascanço” e foi ficando até terem o Russell pronto. Bottas foi tão mal tratado na Mercedes, como o Perez é na Red Bull. Ambos foram tratados como coadjuvantes, papel em que o mexicano se mostrou bem melhor do que o finlandês. Este nunca foi capaz de segurar Verstappen, nem por uma volta sequer.

pauloanunciacao
pauloanunciacao
2 anos atrás

Se a Mercedes tivesse antecipado a entrada de Russel em 1 ano, das duas uma: ou o Lewis já tinha o que queria, 8 títulos ou o Russel era campeão. Isto porque o Russel como colegas daria mais dores de cabeça à Mercedes, mas teria desempenhado outro papel na luta com a RedBull.

últimas Destaque Homepage
últimas Autosport
destaque-homepage
últimas Automais
destaque-homepage
Ativar notificações? Sim Não, obrigado