F1: Confirmada a troca de Liam Lawson por Yuki Tsunoda

Por a 27 Março 2025 09:39

Os rumores estão confirmados. Liam Lawson vai ser despromovido da Red Bull para a Racing Bulls, com apenas duas corridas pela equipa principal. Yuki Tsunoda faz o caminho inverso e junta-se à Red Bull a partir do GP do Japão, a próxima prova do campeonato.

Tsunoda, de 24 anos, tem estado com a segunda equipa da Red Bull desde a sua estreia na F1 em 2021 e depois de um arranque fortíssimo nas primeiras corridas, perdeu-se e demorou a mostrar que podia ser um piloto de qualidade na F1. O talento nunca faltou, mas a dedicação e a mentalidade nunca foram as ideais. Nos últimos meses, Tsunoda mostrou mais maturidade e mais regularidade, mas, ainda assim, nunca pareceu ser prioridade para a Red Bull. Depois de um quinto lugar na qualificação no Grande Prémio da Austrália e um sexto lugar na Sprint Race do Grande Prémio da China, a sua promoção surge após o difícil início de temporada de Lawson com a Red Bull.

Lawson, de 23 anos, que impressionou como piloto substituto em 2023, regressa agora à Visa Cash App Racing Bulls para continuar o seu desenvolvimento. Lawson era visto como a opção mais acertada para se sentar ao lado de Max Verstappen, mas apenas duas corridas depois, foi “despachado” para a equipa secundária em mais um golpe tremendo num jovem piloto. Segundo a Red Bull, a mudança permite utilizar a sua estrutura única de quatro lugares para otimizar o desempenho dos pilotos em ambas as equipas, mas também permite colocar em xeque um jovem talento que ainda nem tempo teve de se adaptar à F1.

O Diretor da Equipa e CEO Christian Horner afirmou: “Tem sido difícil ver o Liam ter dificuldades com o RB21 nas duas primeiras corridas e, como resultado, tomámos coletivamente a decisão de fazer uma troca antecipada. Entrámos na época de 2025 com duas ambições, manter o Campeonato do Mundo de Pilotos e recuperar o título Mundial de Construtores e esta é uma decisão puramente desportiva.

Reconhecemos que há muito trabalho a fazer com o RB21 e a experiência do Yuki será muito benéfica para ajudar a desenvolver o carro atual. Damos-lhe as boas-vindas à equipa e estamos ansiosos por o ver ao volante do RB21.

Temos o dever de proteger e desenvolver o Liam e, juntos, vemos que depois de um início tão difícil, faz sentido agir rapidamente para que o Liam possa ganhar experiência, enquanto continua a sua carreira na F1 com a Visa Cash App Racing Bulls, um ambiente e uma equipa que ele conhece muito bem.”

Foto: Getty Images / Red Bull Content Pool

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
23 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
jo22101626
jo22101626
12 dias atrás

Não auguro nada de bom para Tsunoda com esta troca, mas na volta estou enganado e ele tem estilo de condução que se adapta ao carro e faz um brilharete e daqui a uns meses estamos a colocar Tsunoda ao nível dos melhores na Formula 1, e se assim fosse era muito bom, mas não acredito

canam
canam
12 dias atrás

O Japão nunca teve até hoje um piloto de classe mundial.Que este Tsunoda é melhor que o Lawson é um facto.Nem sei qual foi a lógica de apostar num piloto mediano como o que agora sai.
Quanto ao facto do carro ser à medida do Max, é natural. Acontece com todos os grandes pilotos.Mas se alguêm é realmente bom tem de ultrapassar isso.

Last edited 12 dias atrás by Canam
chicanalysis
12 dias atrás

O Pinypon tem a seu favor a grande autoconfiança e a crença de que um dos seus maiores atributos é a capacidade de se adaptar bem a estilos de condução diferentes ( palavras suas em entrevistas passadas) Não me passou despercebida a mensagem que passou ao engenheiro na última corrida a pedir mais frente no carro, como quem diz, ponham-me o carro mais ao estilo do Redbull para eu poder demonstrar que posso lidar com ele. Mas uma coisa é o querer e outra é o fazer. Não o mato já. Se se safar tem o futuro garantido, se for… Ler mais »

Peter Parker
Peter Parker
12 dias atrás

Xiiiii… Tomara que o japa não tenha feito a maior asneira da sua carreira!

Por outro lado, vai ser animado de ver como se vai sair e, principalmente, caso isso venha a acontecer, a receber uma mensagem ao melhor estilo informando que: “Max is faster than you… Please, confirm if you understand the message!”

Ui ui, vai ser bom e bonito, com golpes de karaté à mistura… 😑😁

alexname
alexname
Reply to  Peter Parker
12 dias atrás

Não foi ele que decidiu, foi a Red Bull. Os pilotos secundários não têm voto na matéria. Por isso a asneira só pode ser responsabilidade da equipa.

Peter Parker
Peter Parker
Reply to  alexname
12 dias atrás

Pois… tem razão! 👍🏻

No fundo estamos a falar de empregador e empregado, e o contrato entre ambos com certeza que deve abranger vários cenários, incluindo este que se verificou hoje.

Ed_Scorpion
Ed_Scorpion
12 dias atrás

Sou da opinião que a fórmula 1 devia ter equipas satélites como o motogp. Animava mais as coisas. A possibilidade de ver um piloto a promover-se etc

4RcNg
4RcNg
12 dias atrás

De equipa Cool passaram a Cold (ND – near death).
Têm um principal arruaceiro e bimbo, um consultor gá-gá, uns donos excêntricos e um sucessor distante e enigmático, um piloto bullie… o melhor que tinham, fartou-se e pediu um quarto em outro hotel (literalmente).
Falham com o carro para todos os pilotos que não seja o ‘Mad’ Max… e depois acusam-nos. Enfim um lodaçal.
O Jap boy que se cuide.

Zacspeed
Zacspeed
11 dias atrás

Até gosto do Tsunoda e acho que ele tem talento para se manter na fórmula 1, mas tal como a Honda já disse que mais nada pode fazer por ele, esta é a oportunidade para ele. Se não correr bem acontece o que já se adivinha que aconteça no fim do ano, que é ficar sem lugar para o ano, caso corra bem poderá ser a oportunidade para continuar, seja na Red Bull ou noutra equipa.
Para o Lawson será a oportunidade de amadurecer e ganhar um pouco de humildade para ver se assegura o futuro.

Ativar notificações? Sim Não, obrigado