F1: Confirmada a troca de Liam Lawson por Yuki Tsunoda

Os rumores estão confirmados. Liam Lawson vai ser despromovido da Red Bull para a Racing Bulls, com apenas duas corridas pela equipa principal. Yuki Tsunoda faz o caminho inverso e junta-se à Red Bull a partir do GP do Japão, a próxima prova do campeonato.
Tsunoda, de 24 anos, tem estado com a segunda equipa da Red Bull desde a sua estreia na F1 em 2021 e depois de um arranque fortíssimo nas primeiras corridas, perdeu-se e demorou a mostrar que podia ser um piloto de qualidade na F1. O talento nunca faltou, mas a dedicação e a mentalidade nunca foram as ideais. Nos últimos meses, Tsunoda mostrou mais maturidade e mais regularidade, mas, ainda assim, nunca pareceu ser prioridade para a Red Bull. Depois de um quinto lugar na qualificação no Grande Prémio da Austrália e um sexto lugar na Sprint Race do Grande Prémio da China, a sua promoção surge após o difícil início de temporada de Lawson com a Red Bull.
Lawson, de 23 anos, que impressionou como piloto substituto em 2023, regressa agora à Visa Cash App Racing Bulls para continuar o seu desenvolvimento. Lawson era visto como a opção mais acertada para se sentar ao lado de Max Verstappen, mas apenas duas corridas depois, foi “despachado” para a equipa secundária em mais um golpe tremendo num jovem piloto. Segundo a Red Bull, a mudança permite utilizar a sua estrutura única de quatro lugares para otimizar o desempenho dos pilotos em ambas as equipas, mas também permite colocar em xeque um jovem talento que ainda nem tempo teve de se adaptar à F1.

O Diretor da Equipa e CEO Christian Horner afirmou: “Tem sido difícil ver o Liam ter dificuldades com o RB21 nas duas primeiras corridas e, como resultado, tomámos coletivamente a decisão de fazer uma troca antecipada. Entrámos na época de 2025 com duas ambições, manter o Campeonato do Mundo de Pilotos e recuperar o título Mundial de Construtores e esta é uma decisão puramente desportiva.
Reconhecemos que há muito trabalho a fazer com o RB21 e a experiência do Yuki será muito benéfica para ajudar a desenvolver o carro atual. Damos-lhe as boas-vindas à equipa e estamos ansiosos por o ver ao volante do RB21.
Temos o dever de proteger e desenvolver o Liam e, juntos, vemos que depois de um início tão difícil, faz sentido agir rapidamente para que o Liam possa ganhar experiência, enquanto continua a sua carreira na F1 com a Visa Cash App Racing Bulls, um ambiente e uma equipa que ele conhece muito bem.”
Foto: Getty Images / Red Bull Content Pool
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Não auguro nada de bom para Tsunoda com esta troca, mas na volta estou enganado e ele tem estilo de condução que se adapta ao carro e faz um brilharete e daqui a uns meses estamos a colocar Tsunoda ao nível dos melhores na Formula 1, e se assim fosse era muito bom, mas não acredito
O Japão nunca teve até hoje um piloto de classe mundial.Que este Tsunoda é melhor que o Lawson é um facto.Nem sei qual foi a lógica de apostar num piloto mediano como o que agora sai.
Quanto ao facto do carro ser à medida do Max, é natural. Acontece com todos os grandes pilotos.Mas se alguêm é realmente bom tem de ultrapassar isso.
O Pinypon tem a seu favor a grande autoconfiança e a crença de que um dos seus maiores atributos é a capacidade de se adaptar bem a estilos de condução diferentes ( palavras suas em entrevistas passadas) Não me passou despercebida a mensagem que passou ao engenheiro na última corrida a pedir mais frente no carro, como quem diz, ponham-me o carro mais ao estilo do Redbull para eu poder demonstrar que posso lidar com ele. Mas uma coisa é o querer e outra é o fazer. Não o mato já. Se se safar tem o futuro garantido, se for… Ler mais »
Xiiiii… Tomara que o japa não tenha feito a maior asneira da sua carreira!
Por outro lado, vai ser animado de ver como se vai sair e, principalmente, caso isso venha a acontecer, a receber uma mensagem ao melhor estilo informando que: “Max is faster than you… Please, confirm if you understand the message!”
Ui ui, vai ser bom e bonito, com golpes de karaté à mistura… 😑😁
Não foi ele que decidiu, foi a Red Bull. Os pilotos secundários não têm voto na matéria. Por isso a asneira só pode ser responsabilidade da equipa.
Pois… tem razão! 👍🏻
No fundo estamos a falar de empregador e empregado, e o contrato entre ambos com certeza que deve abranger vários cenários, incluindo este que se verificou hoje.
Sou da opinião que a fórmula 1 devia ter equipas satélites como o motogp. Animava mais as coisas. A possibilidade de ver um piloto a promover-se etc
De equipa Cool passaram a Cold (ND – near death).
Têm um principal arruaceiro e bimbo, um consultor gá-gá, uns donos excêntricos e um sucessor distante e enigmático, um piloto bullie… o melhor que tinham, fartou-se e pediu um quarto em outro hotel (literalmente).
Falham com o carro para todos os pilotos que não seja o ‘Mad’ Max… e depois acusam-nos. Enfim um lodaçal.
O Jap boy que se cuide.
Até gosto do Tsunoda e acho que ele tem talento para se manter na fórmula 1, mas tal como a Honda já disse que mais nada pode fazer por ele, esta é a oportunidade para ele. Se não correr bem acontece o que já se adivinha que aconteça no fim do ano, que é ficar sem lugar para o ano, caso corra bem poderá ser a oportunidade para continuar, seja na Red Bull ou noutra equipa.
Para o Lawson será a oportunidade de amadurecer e ganhar um pouco de humildade para ver se assegura o futuro.