F1: Concorda com o GP de Espanha no circuito citadino de Madrid? – Sondagem

Por a 25 Janeiro 2024 11:39

Confirmaram-se hoje os rumores que davam conta da organização do Grande Prémio de Espanha num circuito citadino construído para o efeito em Madrid a partir de 2026, ainda sem se saber o que acontecerá ao Circuito Barcelona-Catalunha no calendário da Fórmula 1. 

Enquanto os promotores prometem um evento inovador e com muitos espectadores a assistir, sustentável do ponto de vista económico e ambiental, a Fórmula 1 congratulou os madrilenos pela sua proposta que vai de encontro aos desejos da sua organização e cumpre as metas que os donos da competição pretendem ver nas provas do mundial, não fechando a porta a uma possível manutenção de Barcelona após 2026, ano em que termina o atual acordo comercial entre as partes. 

O novo traçado vai estar localizados muito perto do Aeroporto de Madrid Adolfo Suárez-Barajas e a pouco mais de 30 minutos do centro da capital por transportes públicos, por isso a organização prevê receber mais de 110 mil pessoas por dia no evento, havendo planos para aumentar a capacidade do circuito para 140.000 por dia na primeira metade do acordo firmado com a Fórmula 1.

Ainda sujeito à homologação da FIA, o traçado em redor do centro de exposições IFEMA terá 5,474 metros, 20 curvas e espera-se um tempo por volta em qualificação de 1 minuto e 32 segundos., segundo os dados revelados pela F1. 

Os resultados da sondagem realizada aos leitores do AutoSport em dezembro passado, sobre a questão dos citadinos foi clara. 86,7% dos leitores que votaram acreditam que os circuitos permanentes são melhores para o espetáculo, enquanto apenas 13,3% prefere os citadinos.

Mas agora, o que pretendemos é saber a sua opinião em relação à mudança do palco do Grande Prémio de Espanha, passando do circuito permanente, com condições de alto nível, de Barcelona para um traçado citadino, que terá secções permanentes e outras temporárias. 

Concorda com o GP de Espanha no circuito citadino de Madrid, mesmo sabendo-se pouco em relação ao traçado, ou seria melhor manter Barcelona?

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
12 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Vagueante
Vagueante
8 meses atrás

Mais um citadinio?

Pity
Pity
8 meses atrás

Barcelona não costuma dar boas corridas, ainda assim, e por tudo o que já disse sobre os citadinos, prefiro Barcelona.

Scb
Scb
Reply to  Pity
8 meses atrás

2021 foi boa, a de 2022 penso que também, as de 2023 foram todas ganhas pelo mesmo excepto 1.

TEXAS
8 meses atrás

Citadino nunca! Seja em que país for….
Barcelona também não.
Onde meto o voto?

F1 FOR FUN
F1 FOR FUN
Reply to  TEXAS
8 meses atrás

Esqueceram-se da 3ª opção, Outro não citadino.

F1 FOR FUN
F1 FOR FUN
8 meses atrás

Sou completamente contra circuitos citadinos, detesto corridas neste tipo de circuitos, sejam elas de F1, Indycar ou FE. Quando a F1 excluir todas as pistas convencionais eu simplesmente deixo de ver F1 como fiz com a FE, e dedico o meu tempo a ver WEC e MotoGP que não utilizam este tipo de circuitos. Para além de mau para as audiências da F1, também vai ser mau para as vendas de Jogos de F1, porque são terríveis para pilotar e ter prazer de jogar.

Last edited 8 meses atrás by F1 FOR FUN
Pity
Pity
Reply to  F1 FOR FUN
8 meses atrás

Mas olhe que consta que a Liberty está em vias de comprar o MotoGP, pelo que “não digo que desta água não beberei”.
Eu não sou contra citadinos, mas estes têm de ser a excepção e não a regra. A culpa é da Fórmula E, que mostrou que se podem fazer corridas nas ruas das cidades, só que os carros são muito diferentes dos F1. Além disso, nos primeiros anos, essas corridas eram mais animadas do que agora. O ano passado já se viram muitos comboios

F1 FOR FUN
F1 FOR FUN
Reply to  Pity
8 meses atrás

As motas nunca vão correr em circuitos citadinos, se tal acontecesse morria um piloto todos os GP. A única corrida citadina é o GP da ilha de Man e os acidentes fatais são comuns.

Last edited 8 meses atrás by F1 FOR FUN
Scb
Scb
Reply to  F1 FOR FUN
8 meses atrás

Tecnicamente Mandalika é um circuito citadino ou semi-citadino já que parte está aberto ao público. Fora do MotoGP existem muitas corridas e competições em circuitos citadinos, sobretudo na Grã Bretanha e Irlanda, mas também na Europa, o IRRC (antigo 3 Nations) e claro o GP de Macau.
Mas sim não veremos o Motogp numa Las Vegas ou Baku, mas Mandalika é estilo Sochi…

Cágado1
8 meses atrás

Totalmente contra. A F1 não foi feita para correr em citadinos. Que se possa recorrer a eles quando se pretende incluir um novo mercado e não haja um circuito permanete, ainda posso aceitar, agor no mesmo país, retirar um circuito permanente e pôr um citadino, é completamente inaceitável!
Mais um motivo para declarar a independência da Catalunha 😉
Pode ser é que ainda seja uma boa oportunidade para o AIA, com a saída de Barcelona, tentar recuperar os testes de inverno para a Europa.

Pity
Pity
Reply to  Cágado1
8 meses atrás

Não acredito que os testes de pré época voltem à Europa, pelo menos enquanto o campeonato começar na Ásia.

917/30
8 meses atrás

Só é pena não ser já este ano! Tendo em conta que fica muito mais perto e se torna mais fácil ir ver F1 ao vivo venha de lá esse GP em Madrid!

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado