F1: Christian Horner propõe mudança que poderia permitir a entrada da Andretti
O chefe de equipa da Red Bull, Christian Horner, propôs uma mudança radical nos regulamentos da Fórmula 1, que segundo o mesmo poderia permitir a entrada da Andretti na competição.
A F1 conta atualmente com 10 equipas que são obrigadas pelos regulamentos a produzir carros distintos entre todas, com apenas certos elementos, incluindo o motor e caixa de velocidades, autorizadas a ser vendidas a outras equipas.
Tal como acontece no MotoGP, existem apenas seis equipas de fábrica (Yamaha, Ducatti, KTM, Aprillia, Honda e Suzuki), mas a grelha é impulsionada pela possibilidade de estes venderem uma mota ‘completa’ às equipas clientes.
Horner disse, em declarações à Sky Sports F1, que tal opção poderia abrir a porta à Andretti, se a mesma fosse inserida numa classe à parte, com prémios diferentes, para equipas que não fossem fornecedoras, ficando a Red Bull, Mercedes, Ferrari e Alpine numa classe distinta com direito a maiores prémios.
“A Andretti, a Penske são grandes nomes”, disse Horner. “Seria ótimo ter equipas americanas”.
“Eu sei que temos a Haas, mas ter um nome como a Andretti ou a Penske, pessoalmente penso que seria fantástico e que poderíamos olhar para um modelo diferente”.
“Poderíamos olhar para o cenário do carro da equipa cliente ter direito a uma distribuição diferente do dinheiro, se eles não forem construtores. Poderiam talvez receber apenas dinheiro dos pontos ou dinheiro da posição no campeonato, não dinheiro de construtores”, sugeriu Horner.
“Assim, poderiam criar uma terceira tabela para equipas clientes, para que não as misturassem com equipas de fábrica”.
“Fornecemos caixas de velocidades, suspensão e outros componentes. Por que não fornecer o carro inteiro para uma equipa nova como esta?”, concluiu.
A ideia não é descabida, mas será que uma Mercedes, ou uma Ferrari, iria querer correr o risco de ser batida por uma cliente?
Acho que não faz grande sentido no momento atual, nem faz parte do ADN da Fórmula 1. F1 é sobre construtores e cada equipa conceber o próprio carro. Basicamente seria ter 2 campeonatos mas já praticamente temos isso com a “mesma” distribuição de dinheiro, ao ter equipas cliente não seria um regresso a Caterham, Virgin e HRT?