F1, Christian Horner: Pode o chefe de equipa mais antigo ter o lugar em risco?
Se a troca de equipa por parte de Lewis Hamilton abalou a Fórmula 1 – e ainda terá mais repercussões – e fez quase esquecer a nega da Formula One Management à entrada da Andretti, outro caso está a criar muito burburinho. Christian Horner está a ser investigado depois de um alegado comportamento inadequado.
Há poucos dados concretos sobre este episódio, mas algumas publicações alemãs colocam em hipótese sérias implicações para o chefe de equipa há mais tempo em funções na Fórmula 1.
O Bild dá conta de um alegado envio de fotografias a uma funcionária por parte de Horner, tendo sido considerado pelos responsáveis do grupo que dá nome à equipa que este lidera, como um comportamento inaceitável, se se provar ter acontecido.
Foi o jornal neerlandês De Telegraaf, que deu inicialmente conta da investigação interna da Red Bull a Christian Horner. Segundo dá ainda conta o Bild, o inquérito interno decorre “há várias semanas”, enquanto o F1-Insider diz ter tomado conta dos primeiros rumores sobre este caso no decorrer do fim de semana passado.
Também o Motorsport-Total.com, publicação alemã do universo do Motorsport Network, fez saber que passou a ter conhecimento pormenorizado das acusações de alegado comportamento inadequado por parte de Horner durante o fim de semana passado, confirmando que “não serão publicados para proteger a privacidade de todas as partes envolvidas”.
A mesma publicação, dá conta que Horner terá sido aconselhado “amigavelmente” a renunciar ao cargo que ocupa na organização, o que para já não aconteceu. Como resposta ao De Telegraaf, Horner “nega completamente” o suposto caso, ao mesmo tempo que desde a sede da Red Bull o comunicado oficial que “depois de ter tomado conhecimento de algumas alegações recentes, a empresa lançou um inquérito independente”.
Mesmo Helmut Marko, sempre tão disponível para a comunicação social alemã e austríaca, não quis comentar o caso quando questionado pelo Motorsport-Total.com.
A ser verdade, e de momento é apenas um diz que disse, é a prova de que até as pessoas em sitios mais responsáveis têm estas atitudes de absoluta falta de bom senso (já para não falar de respeito). Espero sinceramente que seja um boato para bem da F1 e da própria equipa que não têm nenhuma culpa.