F1, Christian Horner: “Estamos horrorizados com o comportamento de alguns dos nossos adversários”
Christian Horner respondeu pela primeira vez às críticas que têm surgido sobre a infração da Red Bull ao limite orçamental, anunciado pela FIA após o Grande Prémio do Japão. Em conferência de imprensa, o responsável da equipa austríaca deixou claro que Red Bull não ganhou qualquer vantagem competitiva ilegal, acrescentando ainda que a posição tomada por alguns adversários, nomeadamente a carta enviada por Zak Brown ao presidente da FIA foi foi “terrível” e que permanecem em conversações com a entidade federativa para resolver a questão, que salienta ser “uma campanha concertada para uma penalização draconiana à Red Bull por algumas centenas de milhar de dólares”.
O responsável da Red Bull disse não poder explicar qual teria sido a proposta da FIA para a penalização da sua equipa por ser “confidencial”, mas prometeu que “uma vez concluído [o processo], haverá transparência e eu falar-vos-ei das nossas propostas e da nossa posição”. O britânico avisou ainda que não é do interesse da sua equipa que este processo se arraste e que “é do interesse de todos, do desporto, que isto seja resolvido o mais rapidamente possível. Há muitas lições que podem ser aprendidas”.
Sobre a carta enviada por Zak Brown a Mohammed ben Sulayem, presidente da Federação Internacional do Automóvel, Horner admitiu que foi “tremendamente dececionante para um concorrente acusar de batota e fraude. Um concorrente, sem os pormenores, acusar-nos disso?”. Horner realçou que a Red Bull tem sido julgada “desde Singapura com esta retórica dos batoteiros”, reafirmando que “os números nos órgãos de comunicação social estão a quilómetros de distância da realidade”.
Além disso, este clima danifica a imagem da marca e da equipa, como se viu recentemente em Austin onde os espetadores começaram a gritar “batoteiros” aos dois pilotos da Red Bull durante um evento social.
This just happened 😳 #USGP #AustinGP pic.twitter.com/AycEzn0zSp
— LewisNation (@lewis_nation) October 22, 2022
Horner declarou que “não se podem fazer estas acusações sem factos ou substância”, reiterando que a sua equipa não considera ter cometido uma infração ao limite orçamental. O britânico recordou que em 2021 apresentaram uma submissão provisória à FIA e “não houve feedback de que estávamos a fazer algo que fosse contrário aos regulamentos”, para além da submissão de março só ter sido dado qualquer resposta em “setembro, o que é uma data significativa”. Horner ainda deixou claro existe “um dever nos regulamentos da FIA de orientar”, o que considera não ter existido nesta situação.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Pouco ou muito fizeram batota, até podem não ter tido vantagem nenhuma mas foi batota, em alguns casos (depende dos polícias) se nós passarmos em 5km/h o limite somos multados!!!
Não digo que tirem o título ao Max mas o de equipas já é diferente, ganham (e não é pouco!!!) conforme os pontos e a posição que ocuparam no final…
Em bom Português, parece que alguém está à rasca.
A McLaren apenas pensou que era a RB… e agiu de acordo com os princípios RedBullianos… Não estou a ver nenhuma diferença entre este Zack Brown e o Horner do início de época em que começou logo a dizer que o MB era ilegal… e depois teve que se retratar… Ou o Horner que andou sempre a pressionar a FIA para fazer uma caçada à Ferrari em 2019… Ou o Horner que veio levantar dúvidas sobre a suspensão da MB a época passada… E só estou a enumerar uma pequena parte… O Horner devia ficar “horrorizado” era de a RB… Ler mais »
Olha quem fala…