F1, Christian Horner: “Estamos horrorizados com o comportamento de alguns dos nossos adversários”

Por a 22 Outubro 2022 19:01

Christian Horner respondeu pela primeira vez às críticas que têm surgido sobre a infração da Red Bull ao limite orçamental, anunciado pela FIA após o Grande Prémio do Japão. Em conferência de imprensa, o responsável da equipa austríaca deixou claro que Red Bull não ganhou qualquer vantagem competitiva ilegal, acrescentando ainda que a posição tomada por alguns adversários, nomeadamente a carta enviada por Zak Brown ao presidente da FIA foi foi “terrível” e que permanecem em conversações com a entidade federativa para resolver a questão, que salienta ser “uma campanha concertada para uma penalização draconiana à Red Bull por algumas centenas de milhar de dólares”.

O responsável da Red Bull disse não poder explicar qual teria sido a proposta da FIA para a penalização da sua equipa por ser “confidencial”, mas prometeu que “uma vez concluído [o processo], haverá transparência e eu falar-vos-ei das nossas propostas e da nossa posição”. O britânico avisou ainda que não é do interesse da sua equipa que este processo se arraste e que “é do interesse de todos, do desporto, que isto seja resolvido o mais rapidamente possível. Há muitas lições que podem ser aprendidas”.

Sobre a carta enviada por Zak Brown a Mohammed ben Sulayem, presidente da Federação Internacional do Automóvel, Horner admitiu que foi “tremendamente dececionante para um concorrente acusar de batota e fraude. Um concorrente, sem os pormenores, acusar-nos disso?”. Horner realçou que a Red Bull tem sido julgada “desde Singapura com esta retórica dos batoteiros”, reafirmando que “os números nos órgãos de comunicação social estão a quilómetros de distância da realidade”.

Além disso, este clima danifica a imagem da marca e da equipa, como se viu recentemente em Austin onde os espetadores começaram a gritar “batoteiros” aos dois pilotos da Red Bull durante um evento social.

Horner declarou que “não se podem fazer estas acusações sem factos ou substância”, reiterando que a sua equipa não considera ter cometido uma infração ao limite orçamental. O britânico recordou que em 2021 apresentaram uma submissão provisória à FIA e “não houve feedback de que estávamos a fazer algo que fosse contrário aos regulamentos”, para além da submissão de março só ter sido dado qualquer resposta em “setembro, o que é uma data significativa”. Horner ainda deixou claro existe “um dever nos regulamentos da FIA de orientar”, o que considera não ter existido nesta situação.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
4 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
mjoliveiros
mjoliveiros
2 anos atrás

Pouco ou muito fizeram batota, até podem não ter tido vantagem nenhuma mas foi batota, em alguns casos (depende dos polícias) se nós passarmos em 5km/h o limite somos multados!!!
Não digo que tirem o título ao Max mas o de equipas já é diferente, ganham (e não é pouco!!!) conforme os pontos e a posição que ocuparam no final…

ruimssousa
ruimssousa
2 anos atrás

Em bom Português, parece que alguém está à rasca.

RedDevil
RedDevil
2 anos atrás

A McLaren apenas pensou que era a RB… e agiu de acordo com os princípios RedBullianos… Não estou a ver nenhuma diferença entre este Zack Brown e o Horner do início de época em que começou logo a dizer que o MB era ilegal… e depois teve que se retratar… Ou o Horner que andou sempre a pressionar a FIA para fazer uma caçada à Ferrari em 2019… Ou o Horner que veio levantar dúvidas sobre a suspensão da MB a época passada… E só estou a enumerar uma pequena parte… O Horner devia ficar “horrorizado” era de a RB… Ler mais »

js1970
js1970
2 anos atrás

Olha quem fala…

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado