F1: Christian Horner e apresentação do Red Bull RB20: na sombra da dúvida

Por a 14 Fevereiro 2024 17:57

A apresentação do Red Bull RB20 é amanhã, mas será que Christian Horner vai dar o ar da sua graça?

A questão que paira no ar: a segunda ‘estrela da companhia’, que está sob investigação por alegada má conduta, marca presença ou não? Com tudo o que se está a passar, será que pode aparecer como se nada tivesse acontecido? É que pode mesmo nada ter acontecido. Uma coisa é certa, a apresentação promete ser um verdadeiro espetáculo, com direito a suspense e drama…

A Red Bull apresenta o seu monolugar de 2024 amanhã e, muito embora exista muita curiosidade quanto ao RB20, os focos estarão sobre Christian Horner ou na sua ausência.

Tudo parecia estar bem no reino de Milton Keynes, depois de uma temporada de 2023 em que assegurou os dois títulos em liça e perdeu apenas um Grande Prémio em vinte e três disputados.

É claro que se espera uma reação das principais adversárias da Red Bull, mas ninguém duvidava que a formação de bandeira austríaca partiria para a próxima época como a principal favorita aos ceptros, tendo como ponta de lança Max Verstappen.

No entanto, há cerca de duas semanas a polémica estalou nos bastidores da Fórmula 1, com Christian Horner acusado de comportamento abusivo por parte de uma funcionária da equipa da Red Bull.

Desde então, o chefe de equipa da formação de Milton Keynes tem vindo a ser alvo de investigação interna liderada por um advogado externo que culminou na sexta-feira passada numa reunião que teve a duração de oito horas, da qual o que apenas transpirou foi que Horner mantém a sua inocência.

Uma decisão quanto ao sucedido poderá demorar e arrastar-se até ao início da temporada, o que não deixa de destabilizar a equipa que dominou completamente a época de 2023, até porque surgem rumores insistentes desde há meses de que existe uma guerra pelo poder no seio da equipa de Fórmula 1 da Red Bull.

Segundo as ‘conversas surdas’ do paddock, de um lado estará Helmut Marko e os Verstappen apoiados pela nova liderança da Red Bull e do outro Christian Horner, Adrian Newey e o braço tailandês da companhia de bebidas energéticas, havendo até já nomes alinhados para tomar o lugar do inglês.

Um deles é Jonathan Wheatley, o atual diretor desportivo da Red Bull F1 Team, que, no entanto, é um homem da esfera de Horner.

O outro é o de Oliver Mintzlaff, o atual CEO da Red Bull e sem qualquer experiência de Fórmula 1, mas alinhado, segundo os rumores, com Dr. Marko e os Verstappen.

Por tudo isto, é de grande interesse saber se Horner estará presente na apresentação do Red Bull RB20 que se realizar amanhã, havendo informações de que o inglês esteve presente no dia de filmagens que a equipa levou a cabo terça-feira em Silverstone com o seu novo contendor.

A equipa de Milton Keynes e a companhia de bebidas energética sabem que qualquer movimentação a este nível será lida como uma mensagem para o mundo exterior.

A ausência de Horner poderá protegê-lo, mas ainda assim não deixa de ser bastante notada, uma vez que o inglês tem sido uma presença relevante nas apresentações da equipa, sendo necessário ser substituído por alguém, ou a Red Bull pode ser vista como uma equipa sem líder. Porém, o seu substituto começará imediatamente a ser visto como o novo chefe de equipa da formação de Milton Keynes.

Tudo isto conjura para que um regresso de Horner seja mais difícil, dado que a ausência de Horner, com alguém a tomar o seu papel ainda que episodicamente, intensifica a gravidade do caso.

Uma presença do inglês na apresentação do Red Bull RB20, ainda que num ambiente controlado, colocará todo o foco do evento no chefe de equipa da formação de bandeira austríaca.

Poderá até passar uma ideia de impunidade, independentemente do resultado da investigação interna, e, nos dias de hoje, esse é uma imagem que a Red Bull não quererá passar, ainda que a presença de Horner pudesse dar alguma normalidade ao ambiente da equipa.

Percebe-se, portanto, que um dos maiores motivos de interesse da apresentação do carro com que Verstappen defenderá o seu título de 2023 será a presença ou ausência de Horner, podendo, na segunda possibilidade, a identidade do seu substituto indicar algo para o futuro.

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Destaque Homepage
últimas Autosport
destaque-homepage
últimas Automais
destaque-homepage
Ativar notificações? Sim Não, obrigado