F1, Christian Horner: “China será melhor para ver o verdadeiro desempenho”

A Red Bull e Christian Horner já perceberam que as coisas tendem a manter-se como estiveram na segunda metade de 2024, e até Helmut Marko, consultor da Red Bull, que tinha admitido que a equipa estava a ter dificuldades, mas que se chovesse “o fator Max estará de volta”, acertou nas dificuldades, mas enganou-se no fator Max, pois o único fator que houve em Melbourne foi mesmo Lando Norris.
Como sempre, Max Verstappen foi muito agressivo no arranque da corrida, depressa apanhando Oscar Piastri antes de perder o lugar um pouco depois para o australiano quando a pista começou a secar.
Mas os pneus intermédios de Verstappen não aguentaram a exigência e o neerlandês perdeu 16 segundos para os dois líderes. Quando a chuva tardia chegou, herdou a liderança, mas os pneus slicks não aguentaram as condições e, depois de ir à boxe, acabou por ficar num decente segundo lugar nunca conseguindo ‘mostrar-se’ muito a Norris, que esteve perfeito na frente.
Quanto a Lawson, estava a tentar recuperar terreno, mas fez um pião e bateu no muro mais tarde, terminando a sua primeira corrida pela Red Bull mais cedo do que o planeado.
Para Christian Horner, Diretor da Equipa: “Foi uma grande corrida. Ia ser sempre complicado naquelas condições. Penso que, estrategicamente, acertámos em cheio; o Max teve um arranque muito bom, mas os McLaren nessa altura estavam muito fortes e abriram uma distância.
Depois veio a chuva e tomámos a decisão certa de usar os slicks na altura certa e arriscámos um pouco para conseguir a ultrapassagem. Quase resultou e depois tivemos o recomeço e o Max quase roubou a liderança ao Lando.
Mas o mérito é dele e da McLaren, que aguentaram e conseguiram a vitória. Não foi o início que o Liam gostaria de ter tido este fim de semana. A sorte não esteve do seu lado. No entanto, ele é um piloto forte e já está a preparar-se para a China, para dar a volta por cima.
Em suma, foi um bom início de época numa pista onde tradicionalmente não temos um bom desempenho. A China será melhor para ver o verdadeiro desempenho, uma oportunidade para ver um reflexo mais verdadeiro da correlação de forças. Estou ansioso por ver o que acontece”.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Vamos ver se não vão ter saudades do Perez.
Se tiverem saudades do Perez é por culpa própria pois têm um bom piloto que está bem mais preparado para a competição que é o Tsunoda. Este fim de semana ficou bem visível que foi um erro o Lawson entrar já na Red Bull.
Duvido que as coisas corram melhor na China. Neste GP o resultado positivo deveu-se à aptidão do Max para correr à chuva. Se não chover na China, o mais provável é que a Red Bull fique ainda mais longe da McLaren.
O talento do holandês é que consegue extrair do carro coisas que mais nenhum piloto consegue extrair. É o que o passado e o presente nos ensinou. A equipa é assim desequilibrada e o mundial de marcas será desde logo uma miragem. Ao contrário da Mclaren e Ferrari que tem 2 pilotos fortes. A Mercedes ainda está por demonstrar.
” nunca conseguindo ‘mostrar-se’ muito a Norris, que esteve perfeito na frente.”
Não foi mostrado na transmissão, mas sugeria ouvir o diálogo entre ele e o Lando na ” cool down room”. A 2 voltas do fim o Lando passou por um susto digamos assim, na famosa curva 6 , passando a sua diferença de 1.5 para 0.6 para o Max , com o inglês a dizer-lhe ” You had DRS with inters” e o holandês a responder que não,pois vinha muito longe/ you were too far…”. A verdade é que depois terminaram a corrida separados por 0.895 seg.