F1: Chefes de equipa não consideram que regulamento técnico tenha falhado objetivo

Por a 8 Março 2024 16:20

Na opinião dos chefes de equipa o regulamento técnico atual, que entrou em vigor em 2022, não falhou o seu objetivo de permitir mais lutas roda a roda em pista, apesar de algumas queixas dos pilotos sobre a dificuldade em perseguir adversários devido ao ar ‘sujo’ vindo dos carros da frente. 

Em conferência de imprensa na Arábia Saudita dedicada aos responsáveis das equipas, marcada pelas várias questões dirigidas a Christian Horner sobre o momento interno da Red Bull, James Vowles, Mike Krack, Bruno Famin e o próprio chefe de equipa de Milton Keynes, partilharam a sua opinião em relação à eficácia dos regulamentos de 2022 e às preocupações manifestadas pelos pilotos. 

Para o responsável da Williams, os regulamentos não falharam, sendo essa questão “totalmente injusta”. Vowles salientou que “a competição é bastante renhida no meio do pelotão. Há ultrapassagens que ocorrem. Penso que, mesmo com os dados que temos acesso agora, ainda é melhor do que com as gerações de carros de 2021 e 2020”. O britânico acrescentou que “sem dúvida, e especialmente a equipa que lidera, desenvolveu o carro de uma forma extraordinária que, à medida que se aproveita o ‘downforce’, o torna mais difícil de perseguir, mas continuo a pensar que, com base em todas as métricas e em todos os dados que podemos ver, estamos agora mais perto do que estávamos antes, como resultado de tudo isto, o que era uma intenção subjacente”.

Ainda assim, James Vowles diz que é difícil de avaliar “se vão melhorar em 2025”, recordando ainda quem em 2026 as regras serão outras e que há que esperar para ver se há uma evolução neste aspeto da corrida. 

Complementando a opinião de James Vowles, o responsável da Aston Martin, Mike Krack, salientou que o atual regulamento técnico “permitiu várias concepções desde o início e depois, obviamente, um domínio que nenhum de nós deseja, mas isso é um facto. Em suma, penso que temos mais um ano pela frente e depois damos as boas-vindas aos novos [regulamentos]. Tal como o James disse, ainda não estão 100% definidos e aguardamos com expectativa. Sinceramente, acho que os regulamentos atuais estão bem feitos e bem elaborados e temos tido grandes corridas atrás de uma equipa”.

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Autosport Exclusivo
últimas Autosport
autosport-exclusivo
últimas Automais
autosport-exclusivo
Ativar notificações? Sim Não, obrigado