F1: Chefe do departamento de estratégia da Red Bull deixa a equipa e segue para a McLaren

Por a 24 Setembro 2024 15:31

O chefe do departamento de estratégia de corrida da Red Bull, Will Courtenay, vai deixar a equipa após 14 anos para se juntar à McLaren como diretor-desportivo.

Esta é a terceira saída de um responsável de alto nível da Red Bull em cinco meses. Antes, Adrian Newey e do diretor-desportivo Jonathan Wheatley já tinham decidido que iam abandonar o projeto, eles que tinham sido peças fundamentais no sucesso da equipa. Newey irá para a Aston Martin em 2024, enquanto Wheatley deverá tornar-se o chefe de equipa da Audi (atualmente Sauber) em 2025.

Courtenay, que se juntou à Red Bull em 2005 vindo da equipa de F1 da Jaguar, tem sido uma figura chave na estratégia de corrida da equipa, trabalhando com Hannah Schmitz para estabelecer o domínio da Red Bull nesta área. Como parte da reestruturação da Red Bull após a saída de Wheatley, o engenheiro de corrida de Verstappen, Gianpiero Lambiase, foi promovido a chefe de corrida e Stephen Knowles tornou-se chefe de regulamentos desportivos.

O chefe de equipa da McLaren, Andrea Stella, elogiou a experiência de Courtenay, afirmando que ele irá desempenhar um papel fundamental na liderança da equipa, que pretende competir por vitórias e campeonatos. Courtenay irá responder ao diretor de corridas da McLaren, Randeep Singh, para ajudar a desenvolver as operações desportivas da equipa. A Red Bull espera que Courtenay fique até meados de 2026, mas a McLaren deverá tentar negociar uma saída com mais brevidade.

Este é o segundo nome de peso que a McLaren “rouba” à Red Bull, depois de Rob Marshall. Sob a liderança de Stella, a McLaren deixou de lutar na parte de trás da grelha na época passada para se tornar candidata ao título. Lando Norris está atualmente 52 pontos atrás de Max Verstappen no campeonato de pilotos, com a McLaren a liderar a Red Bull por 41 pontos no campeonato de construtores.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
8 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
galileufigarogmail-com
galileufigarogmail-com
11 horas atrás

Embora seja normal, esta mudança de cadeiras, na Red Bull em poucos meses perder 3 cabeças desta responsabilidade, começa a ser suspeito…

Patucho10
Patucho10
9 horas atrás

Quando se confirmou que o Adrian Newey ia sair da RB eu escrevi aqui que com a saída de uma pessoa tão influente no projeto Red Bull mais iam seguir o mesmo caminho. Então meio ano depois já são bastantes nomes muito importantes que sairam.
Então acho isto perfeitamente normal, e começo a acreditar que o Max também em breve vai anunciar a sua saída , resta só saber para onde vai, Mercedes ou Aston Martin, vamos ver quem paga mais.

Leandro Marques
8 horas atrás

Está aqui a resposta a algumas dúvidas que penso ter sido a Pity que colocou de nos últimos tempos só se ver a Hannah a trabalhar no pit lane. A Red Bull tem tirado, há já largo tempo, as competências a Courtenay, daí ele se ter sentido a mais e ter aceite ir trabalhar para outra equipa onde possa voltar a ser importante.

Pity
Pity
Reply to  Leandro Marques
5 horas atrás

Fui eu, sim.
É mais um “rato” a abandonar o “barco”, antes de ele se afundar de vez.

#99
#99
7 horas atrás

Ontem foi a Mercedes, hoje a RB, it’s a life.

Tono da Bike
Tono da Bike
5 horas atrás

Red Bull dá-te asas! Neste caso para levantar voo para outra equipa…
O princípio do fim da equipa Red Bull…

breno_mascarenhas2020_hotmail_com
breno_mascarenhas2020_hotmail_com
4 horas atrás

Christian Horner e sua inteligente manobra para controlar a Red Bull é o responsável por sua decadência.

Daniel Sousa
Daniel Sousa
3 horas atrás

Dois galos, um poleiro…. E uma debandada …

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado