F1: Chefe do departamento de estratégia da Red Bull deixa a equipa e segue para a McLaren
O chefe do departamento de estratégia de corrida da Red Bull, Will Courtenay, vai deixar a equipa após 14 anos para se juntar à McLaren como diretor-desportivo.
Esta é a terceira saída de um responsável de alto nível da Red Bull em cinco meses. Antes, Adrian Newey e do diretor-desportivo Jonathan Wheatley já tinham decidido que iam abandonar o projeto, eles que tinham sido peças fundamentais no sucesso da equipa. Newey irá para a Aston Martin em 2024, enquanto Wheatley deverá tornar-se o chefe de equipa da Audi (atualmente Sauber) em 2025.
Courtenay, que se juntou à Red Bull em 2005 vindo da equipa de F1 da Jaguar, tem sido uma figura chave na estratégia de corrida da equipa, trabalhando com Hannah Schmitz para estabelecer o domínio da Red Bull nesta área. Como parte da reestruturação da Red Bull após a saída de Wheatley, o engenheiro de corrida de Verstappen, Gianpiero Lambiase, foi promovido a chefe de corrida e Stephen Knowles tornou-se chefe de regulamentos desportivos.
O chefe de equipa da McLaren, Andrea Stella, elogiou a experiência de Courtenay, afirmando que ele irá desempenhar um papel fundamental na liderança da equipa, que pretende competir por vitórias e campeonatos. Courtenay irá responder ao diretor de corridas da McLaren, Randeep Singh, para ajudar a desenvolver as operações desportivas da equipa. A Red Bull espera que Courtenay fique até meados de 2026, mas a McLaren deverá tentar negociar uma saída com mais brevidade.
Este é o segundo nome de peso que a McLaren “rouba” à Red Bull, depois de Rob Marshall. Sob a liderança de Stella, a McLaren deixou de lutar na parte de trás da grelha na época passada para se tornar candidata ao título. Lando Norris está atualmente 52 pontos atrás de Max Verstappen no campeonato de pilotos, com a McLaren a liderar a Red Bull por 41 pontos no campeonato de construtores.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Embora seja normal, esta mudança de cadeiras, na Red Bull em poucos meses perder 3 cabeças desta responsabilidade, começa a ser suspeito…
Quando se confirmou que o Adrian Newey ia sair da RB eu escrevi aqui que com a saída de uma pessoa tão influente no projeto Red Bull mais iam seguir o mesmo caminho. Então meio ano depois já são bastantes nomes muito importantes que sairam.
Então acho isto perfeitamente normal, e começo a acreditar que o Max também em breve vai anunciar a sua saída , resta só saber para onde vai, Mercedes ou Aston Martin, vamos ver quem paga mais.
Está aqui a resposta a algumas dúvidas que penso ter sido a Pity que colocou de nos últimos tempos só se ver a Hannah a trabalhar no pit lane. A Red Bull tem tirado, há já largo tempo, as competências a Courtenay, daí ele se ter sentido a mais e ter aceite ir trabalhar para outra equipa onde possa voltar a ser importante.
Fui eu, sim.
É mais um “rato” a abandonar o “barco”, antes de ele se afundar de vez.
Eu vejo esta situação como a de Rob Marshall. Em termos empresariais chama-se lei do retorno. Tanto um como o outro deram muito no passado mas houve alguém que os ultrapassou no retorno que dá, com novas abordagens e métodos mais inovadores e quiçá mais vantajosos e com isso eles foram sendo colocados outras funções. Por ainda se sentirem com capacidade (e têm) para dar mais resolveram ir para um local onde ainda pudessem se mostrar. É claramente uma situação de uma garrafa de água valer 0,30€ num supermercado e 6€ num aeroporto. No caso de Marshall a melhoria da… Ler mais »
Sabe o que é que eu ouvi ontem? A Red Bull está a utilizar muito a inteligência artificial. Se assim for, as cabeças de carne e osso começam a ser descartadas.
Ontem foi a Mercedes, hoje a RB, it’s a life.
Red Bull dá-te asas! Neste caso para levantar voo para outra equipa…
O princípio do fim da equipa Red Bull…
Christian Horner e sua inteligente manobra para controlar a Red Bull é o responsável por sua decadência.
Dois galos, um poleiro…. E uma debandada …
Normal. Já sucedeu o mesmo com a Benetton , a própria McL, ou Williams. E existindo projectos como o da AM, sem limites financeiros como se atesta pela transferência do Cardile que foi ganhar cinco vezes mais do que a Ferrari lhe pagaria, facilmente saiem. Na RB a única certeza é que o Lambiase mesmo sendo o chefe dos eng de corrida e agora o ” Head of Racing” jamais largara’ o Max como seu eng de corrida, portanto tripla função oara mimar o holandês. O mexicano que fique com o bird e já vai com sorte ( normal para… Ler mais »