F1: Charles Leclerc é apenas rápido na qualificação?
Charles Leclerc tem um registo impressionante de poles, mas as vitórias não acompanham o mesmo ritmo. Jock Clear, engenheiro da Ferrari é contra a ideia que Leclerc é apenas rápido na qualificação.
Charles Leclerc tem 26 poles no seu nome, mas apenas sete vitórias. Uma diferença significativa que mostra claramente que as qualificações são o ponto forte do piloto monegasco, mas nas corridas, parece ter menos argumentos. No entanto, Jock Clear não pensa da mesma forma.
O engenheiro sénior de desempenho da Ferrari, rejeitou a noção de que Charles Leclerc só é forte na qualificação. Ele reconhece a excecional capacidade em qualificação de Leclerc, mas insiste que o monegasco é igualmente capaz nas corridas, tendo mostrado crescimento na gestão dos pneus e das corridas.
Clear salientou que os erros estratégicos da Ferrari e a falta de competitividade do carro prejudicaram os resultados do #16, com os fortes desempenhos de qualificação da equipa nos últimos anos a não se traduzirem frequentemente em sucesso na corrida. Este ano, a Ferrari mudou o foco para melhorar o desempenho na corrida em vez de dar prioridade à qualificação, ajudando Leclerc a desenvolver ainda mais as suas capacidades. A maior concentração da equipa na afinação da corrida e o crescimento de Leclerc como piloto resultaram num melhor desempenho geral em 2023.
“Todos nós sabemos do que ele é capaz”, diz ele ao podcast F1 Nation, “já vimos isso há alguns anos. A sua reputação na qualificação foi certamente cimentada ao longo desses anos na medida em que as pessoas tendiam a dizer-me, há dois ou três anos, ’sim, mas ele não é nem de perto, nem de longe tão bom na corrida como é na qualificação, o que não era justo”.
“Este ano vimos o resultado de um desenvolvimento do lado do carro e do lado do piloto, que reconhecem que não há pontos no sábado e que todos os pontos vêm no domingo. Por isso, penso que é provavelmente verdade que mudámos ligeiramente o nosso foco para fazer do carro um melhor carro de corrida. É claro que a gestão dos pneus é sempre um tema quente. Mas já vimos Charles fazer algumas corridas muito boas. Lembro-me de em 22, na Áustria, onde o Max teve muitas dificuldades com a degradação dos pneus e o Charles ganhou essa corrida com uma condução muito boa. Não é que, historicamente, Charles não tenha sido bom com os pneus. Penso que nós, enquanto conjunto, é que não nos temos concentrado muito nos pneus. Penso que o que vimos este ano é o resultado de estarmos mais concentrados em fazer com que o carro funcione muito bem na corrida e em cuidar dos pneus e de o Charles ter aprendido com os anos anteriores e ter aperfeiçoado as suas capacidades de gestão dos pneus, mas também de gestão da corrida”.
Parece que não é Leclerc que é melhor em qualificação do que em corrida, mas os seus resultados são mais fruto das forças e fraquezas da Scuderia e dos carros que tem recebido.
Foto: Philippe Nanchino / MPSA
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Compare-se este discurso laudatório com o que se escreveu aqui durante o período compreendido entre 2015 e 2020, em que todas as falhas eram atribuídas a um dos pilotos.
Curiosamente, esse piloto, em seis temporadas, fez quase o dobro das vitórias do Charles Leclerc (também chamado «o predestinado»). E o potencial do Leclerc para atingir títulos é tão grande que a Scuderia teve de contratar o Lewis Hamilton. Mas pronto, o Charles Leclerc é uma daquelas vacas sagradas que é blasfémia criticar, como o Alonso, o Hulk ou o «Danny Ric».
Agora venham daí os votos negativos.
Aqui a vaca sagrada que não se pode criticar é o Sainz. Quantos disseram que a Ferrari tinha dispensado o piloto errado? Quantos pontos negativos levei por dizer que não havia comparação possível entre os 2?… E é tão simples, é só olhar para os resultados.
Compare-se
Carlos Sainz 2021 até hoje
5 poles
3 vitórias
Compare-se Charles Leclerc com Carlos Sainz Charles Leclerc de 2021 até hoje: Grelha de partida 18 poles 28 primeiras linhas na grelha (inclui as 18 poles) Corrida 5 vitórias 27 pódios (inclui as 5 vitórias) PS: De notar que em 2022 a Ferrari cometeu muitos erros de estratégia e teve várias falhas mecânicas que impediram o Leclerc de ganhar, quando até estava na frente. Foram pelo menos 4 ou 5 vitórias perdidas! Carlos Sainz de 2021 até hoje: Grelha de partida 5 poles 11 primeiras linhas na grelha (inclui as 5 poles) Corrida 3 vitórias 21 pódios (inclui as 3… Ler mais »
Essa é que é essa! Mas aqui gostam pouco de olhar para factos, para resultados, gostam mais de teorizar.
Até pode ter alguma razão, mas como o Leclerc, já teve umas desistências por motivos alheios ao próprio e a Ferrari também já meteu umas argoladas.
E não lhe tirou a vitória em Silverstone, porque foi o dia do célebre “stop inventing”😁
… e os patetas dos Sainzistaa ficam todos zangados e começam a dar pontos negativos, a uma análise totalmente factual, como se esses pontos alterassem os factos.
Mas quem te disse que foram “os patetas dos Sainzistaa”? Quantas vezes não levaste e não te queixaste de levar negativos sem razão nenhuma em que o tema não era Sainz? Não poderá ter sido algum pateta que dá negativos só porque sim? E não percebo o porquê de chamares pateta a fã deste ou daquele piloto… e para que fique registado admiro o Sainz pelo facto de fazer das tripas coração (com menos talento andar perto dos melhores e batê-los por vezes) mas não é de modo algum o meu piloto preferido, posso mesmo dizer que não tenho um… Ler mais »
O Sainz até pode perder em qualificação para o Leclerc, mas em corrida é muito semelhante e do que tenho percebido é melhor estrategicamente do que a maioria dos pilotos.
E os pontos é que são impirtantes? Bravo!
Eu não gosto muito de fazer comparações, especialmente entre épocas bem diferentes, e não estou, de modo algum, a comparar pilotos, mas um “tal” Ayrton Senna fez 65 poles e só teve 41 vitórias. Foi menos apreciado por isso?
Há tantos factores que condicionam uma corrida…
Na minha opinião o Leclerc está entre os 5 melhores do grid, é um piloto intuitivo, rapidíssimo e daqueles que tenta sempre ultrapassar os limites do material que lhe colocam nas mãos (são assim os melhores, e também é assim que acontecem toques e acidentes). Em 2022 ficou provado que tendo material de primeira bate-se com os “melhores” de igual para igual, e vence, não fosse as falhas mecânicas e teria nesse ano mais 4 ou 5 vitórias, quem não se lembra da Áustria onde ultrapassou o Max 3 vezes, sem lhe dar hipóteses! É um piloto que me faz… Ler mais »
Acho o Leclerc muito melhor que o Villeneuve pai. É até desprestigiante fazer-se essa comparação. Este Leclerc tem os miolos que o outro não tinha.
Miolos têm os macacos.
Villeneuve? O verdadeiro? O pai?… Esse era dos poucos na história ou talvez o único que toda a multidão adorava ver, mesmo não vencendo.
Leclerc no mesmo patamar mas doutra geração, com outros meios para se mostrar e vencer
Ou seja, os 2… craques puros sangue.