F1, Carlos Sainz: “Tinha 99% de certeza que ia continuar na Ferrari”
Carlos Sainz reagiu mal à inesperada notícia da sua substituição na Ferrari por Lewis Hamilton, para a temporada de 2025. O espanhol descreve a situação como um choque, admitindo ter ficado magoado e descrevendo esse período como muito difícil, mas revelando também que a experiência o tornou um piloto ainda melhor.
Com ose sabe, após negociações com outras equipas, Sainz assinou com a Williams, mantendo, contudo, a porta aberta para um eventual regresso à Ferrari no futuro.
O espanhol falou sobre as suas emoções depois de receber a “chocante” notícia de que Lewis Hamilton o iria substituir na Ferrari na época de 2025, admitindo que “não estava preparado” para tal acontecimento.
No podcast Beyond The Grid, Sainz revelou como a decisão da Ferrari de o substituir significou que ele “sofreu” durante o inverno, mas sente que o processo acabou por o tornar um “piloto muito melhor”.
“Acho que no início do ano fui mais testado do que nunca e a vida colocou-me numa situação que não era nada confortável”, comentou Sainz.
“Disseram-me que não ia continuar na equipa com a qual tinha 99% de certeza que ia continuar no inverno. Foi um choque enorme para as minhas esperanças e, obviamente, não gostei desse momento. Continuei a treinar e a preparar-me para essa época, com o objetivo de estar pronto para ganhar corridas, para ganhar um campeonato se a oportunidade surgisse, e entrei nesse ano ainda cheio de energia, mas obviamente com esta situação desconfortável e um momento desconfortável.”
E continuou: “Lembro-me de estar muito emocionado no pódio do Grande Prémio da Austrália, porque estava lá o meu pai, obviamente o meu empresário, a minha namorada, todos os que estiveram ao meu lado. Estava obviamente a pensar na minha mãe.
“Todos eles me viram sofrer durante o inverno. Quando digo sofrer, não quero dizer que estava a chorar à porta fechada, mas que estava mesmo magoado. Porque não estava à espera. Não estava preparado para este tipo de notícias. Fiquei um pouco em choque durante algum tempo. Lembro-me de, depois da Austrália, pensar na sorte que tenho por ter as pessoas que tenho à minha volta, que me apoiam e me dão a força interior para ultrapassar um momento difícil. Agora, quando olho para trás, sinto-me quase feliz, orgulhoso por ter acontecido, porque me tornou um piloto muito melhor e um atleta muito melhor em geral.”
Depois de ter falado com várias equipas, Sainz decidiu mudar-se para a Williams, tendo aparecido pela primeira vez com as suas cores durante os testes de pós-temporada em Abu Dhabi, na semana passada.
Mas apesar do que aconteceu no início do ano, o quatro vezes vencedor de Grandes Prémios não exclui a possibilidade de um dia regressar à Ferrari, caso as estrelas se alinhem novamente no futuro.
“Sim, por que não? Não vejo por que não”, disse Sainz. “Ao mesmo tempo, não consigo ver isso acontecer tão cedo. Mas a vida é longa. Eu tenho 30 anos. Na F1, vemos pilotos com 42 anos, por isso, se eu estiver na F1 durante tanto tempo, quem nos diz que, nos próximos 10 anos, a Ferrari poderá voltar a precisar dos meus serviços no futuro?
“Isto não significa que eu deseje que isso aconteça ou que esteja ansioso por isso ou qualquer coisa do género – tenho um grande objetivo na minha cabeça agora, que é ajudar a Williams a trazê-los de volta para a frente do pelotão – mas não penso muito nisso”.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Move on.
Provávelmente o maior banho de água fria do ano…e algo injusto. Comportamento verdadeiramente profissional em pista no periodo pós-noticia. Não o achando um fora-de-série, é sem duvida um piloto acima da média e bastante inteligente em pista. Aposta de alto risco da Ferrari com L.Hamilton. No final de 2025 um dos pilotos da Ferrari estará bastante desiludido. Resta saber se se destruiu a carreira de um jovem promissor ou se antecipu a saida de um veterano!
Quem é o jovem promissor?