F1: Carlos Sainz diz que Red Bull continua a ser a favorita, apesar da melhoria da Ferrari

Por a 4 Junho 2024 18:32

Carlos Sainz, apesar de estar esperançado na Ferrari poder lutar pelo título mundial de construtores, mantém que o “senso comum” dita que a Red Bull continua a ser a “favorita” em 2024. No entanto, o espanhol está otimista quanto ao facto de “pequenas coisas” poderem mudar a dinâmica.

Ao contrário do que aconteceu em 2023, a atual temporada já teve três equipas diferentes a conquistarem a vitória: McLaren, Red Bull e Ferrari. A McLaren triunfou no Grande Prémio de Miami com o seu MCL38 atualizado, Max Verstappen deu à Red Bull todas as suas vitórias até agora, e a Ferrari conquistou a vitória na Austrália e no Mónaco, dividindo os louros entre os dois pilotos, Carlos Sainz e Charles Leclerc, respetivamente. 

O sucesso da Ferrari na Austrália e no Mónaco, com os pódios do início da época, colocaram-na a apenas 24 pontos da Red Bull na classificação do mundial de construtores. Charles Leclerc está a 31 pontos de Verstappen na classificação dos pilotos. Apesar destes desenvolvimentos promissores, Sainz acredita que a luta pelo título ainda não está iminente.

Após as dificuldades da Red Bull com os corretores no Mónaco, a expectativa em mais lutas pelo triunfo nas corridas aumentou. No entanto, Sainz prevê que a Red Bull reafirmará o seu domínio em pistas mais convencionais.

“Acho que o meu senso comum diz-me que, em pistas normais, a Red Bull ainda deve ser a favorita”, disse o piloto espanhol. “Domínio, como estávamos a ver, espero que não. Mas favoritos, sim. E depois será uma luta muito renhida entre a McLaren e nós. Acho que as três equipas estão a um nível muito semelhante”.

Sainz observou que tanto a Ferrari quanto a McLaren terão oportunidades de capitalizar, especialmente se a Red Bull cometer erros, insistindo que, por exemplo, em Barcelona, a Red Bull ainda deve ter vantagem, mas não com o domínio que demonstrou anteriormente.

“A nossa última referência de uma pista normal é Imola e Miami”, explicou Sainz, acrescentando que se analisarmos as “duas pistas, parece que estamos meio décimo atrás da McLaren e talvez um ou dois décimos atrás da Red Bull”.

O Red Bull RB20 tem mostrado vulnerabilidades, particularmente em pistas com ressaltos e corretores agressivos. A Ferrari e a McLaren estão preparadas para explorar quaisquer erros cometidos pela Red Bull.

No entanto, Frédéric Vasseur, que é considerado responsável por melhorias significativas desde que assumiu o comando da Ferrari, mantém-se cauteloso.  “Se agora pensam que estão em boa forma, então estão mortos. Temos de continuar a melhorar em todas as áreas, incluindo pilotos, mecânicos, em todo o lado.”

Vasseur adverte contra a complacência, afirmando que “temos de ir até aos limites em todas as áreas”. A sua abordagem consiste em moderar a euforia durante os bons momentos e evitar que o moral baixe durante os períodos difíceis, para manter uma atmosfera de equipa equilibrada e positiva.

Foto: Mark Sutton / LAT Images

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado