F1, Carlos Sainz: “com a Ferrari, tudo é maior, as vitórias, os erros…”

Por a 17 Setembro 2022 15:39

“Com a Ferrari, tudo parece maior”, diz Carlos Sainz, piloto que veio a público defender a Scuderia italiana, inclusivamente a sua estratégia. Carlos Sainz insiste que esta época a imprensa está-se a focar demasiado nos erros da Ferrari e não nem tanto nas suas virtudes, acrescentando que nenhuma outra equipa da Fórmula 1 enfrenta o mesmo nível de escrutínio.

A Ferrari tem enfrentado críticas devido a algumas opções estratégicos esta temporada, que os têm feito, potencialmente, perder vitórias ou melhores resultados. No entanto, Sainz acredita que os erros estão a ser exagerados, enquanto a parte positiva é ignorada: “Penso que é muito difícil generalizar sobre onde deveríamos ter sido mais corajosos ou mais cautelosos. Penso que seria necessário olhar um a um e analisá-los independentemente”, disse Sainz.

“Tenho a certeza que um a um, cada resultado ou cada conclusão será diferente”. Para mim, trata-se de melhorar continuamente e encontrar mais formas de tomar as melhores decisões e no momento certo”.

E houve muitas vezes durante o ano em que tivemos boas decisões e ninguém veio até nós para dizer, ‘acertaste’ ou nos felicitar por isso.

“Mas, por outro lado, quando houve duas ou três – digamos chamemos-lhes más opções olhando para as coisas à posteriori, houve críticas maciças a esse respeito”.

Carlos Sainz acredita que as pessoas são demasiado rápidas para criticar a Ferrari pelos seus erros: “Eu acho as coisas são um pouco mais duras quando se trata da Ferrari. Sinto que quando estava em McLaren, Toro Rosso ou Renault, quando havia um grande erro de estratégia, ninguém o apontava ou criticava, muito menos o analisava em detalhe, como fazem sendo a Ferrari. E este é um facto com o qual penso que todos podem concordar.

“Na Ferrari, tudo parece maior, a vitória é maior, o erro é maior. E é exatamente assim, não? É algo a que me estou a adaptar. E é algo a que preciso de aprender a reagir melhor nas situações. Voltamos à fábrica e tentamos melhorar”.

A Ferrari está agora numa batalha pelo segundo lugar com a Mercedes na classificação dos construtores, com a Mercedes agora apenas 35 pontos atrás – e embora Sainz admita esteja desconfiado com o ritmo de domingo dos seus rivais, continua confiante que a sua equipa os pode continuar a bater: “Estou preocupado com a Mercedes? Preocupação não é a palavra certa”, disse Sainz. “Penso que sabemos que eles vão estar na luta praticamente todos os domingos, especialmente aos domingos, eles parecem estar a ganhar muito ritmo em comparação com a qualificação, e estão sempre lá.

Fico sempre surpreendido como na qualificação eles podem estar talvez um segundo atrás e de repente chegam ao dia da corrida e estão mais rápidos… sabemos que eles vão lá estar na luta, mas penso que ainda os podemos bater de forma justa justa”.

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Autosport Exclusivo
últimas Autosport
autosport-exclusivo
últimas Automais
autosport-exclusivo
Ativar notificações? Sim Não, obrigado