F1, Balanço de verão: Sergio Pérez

Por a 8 Agosto 2024 16:30

A temporada de 2024 de Sergio Pérez começou em alta, com classificações consistentes entre os 10 primeiros que refletiam as suas sólidas prestações no apoio a Max Verstappen, ao mesmo tempo que a Red Bull conseguia uma vantagem sólida para a concorrência no mundial de construtores. No entanto, à medida que a primeira metade da época avançava, a forma do piloto mexicano sofreu uma queda significativa, levantando preocupações sobre a sua capacidade de extrair o potencial do seu carro monolugar.

Na fase inicial da época, Pérez foi consistentemente reconhecido como um dos 10 melhores desempenhos da grelha. As suas primeiras prestações foram marcadas por voltas sólidas que complementaram a luta de Verstappen pelo título, garantindo pontos valiosos para a equipa e mantendo o domínio da Red Bull.

No entanto, a partir do Grande Prémio da Emilia-Romagna o seu desempenho contrastou com o que marcara as seis primeiras provas do ano. Em Imola, o piloto mexicano arrancou fora dos 10 primeiros da grelha, conseguindo ainda alcançar o oitavo posto, numa corrida onde o seu companheiro de equipa foi pressionado até ao final por Lando Norris.

Seguiram-se dois abandonos consecutivos – antecedidos por duas péssimas qualificações – e só voltou aos pontos em Espanha (8.º classificado) e na Áustria, tanto na Sprint como na corrida de domingo. 

Novo desastre na Grã-Bretanha – um erro que começou logo no Q1 em que saiu de pista e arrancou da saída da via das boxes, terminando apenas no 17.º lugar – para regressar aos pontos na Hungria. No entanto, no Grande Prémio da Bélgica, onde inicialmente mostrou ser promissor ao garantir o segundo lugar na grelha, o seu ritmo de corrida não correspondeu ao desempenho na qualificação, tendo ficado para trás no pelotão, sendo apenas sétimo. 

As suas dificuldades têm sido tão pronunciadas que a equipa já considerou a hipótese de o substituir. As prestações de Pérez ficaram aquém das expectativas da equipa, uma vez que existem ambições de vencer o mundial de construtores, sendo exigido que ambos os seus pilotos tenham um desempenho consistente ao mais alto nível. A incapacidade do mexicano para o fazer coloca-o sob uma pressão imensa. 

Sergio Pérez enfrenta uma tarefa difícil para recuperar a sua forma, mas os seus desempenhos no início da época demonstraram a sua capacidade. As restantes corridas serão cruciais para Pérez, não só em termos de garantir pontos para o campeonato, mas também para provar que consegue superar os desafios colocados pelo carro da Red Bull e voltar à forma que o tornou um ativo para a equipa no início da época.

Sergio Pérez – Nota 5

Foto: MPSA/Phillipe Nanchino

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
3 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
917/30
3 meses atrás

Tirando o facto de estar muito longe daquilo que já mostrou poder fazer, não há muito a dizer…

Pitroleo
Pitroleo
3 meses atrás

Gasly , tsunoda e ocon 5 . E este que se anda a arrastar 5 também. 😆

NOTEAM2.0
NOTEAM2.0
3 meses atrás

Uma sombra do que foi.
Não adianta tentar encontrar justificações para tal, o que é certo é que o Perez é neste momento um problema na RB.
Apenas continua na equipa porque o Max vai ganhando, e os responsáveis pela equipa RB nada vão fazer para o destabilizar, mas os dias do mexicano na F1 estão contados.
Balanço muito negativo.

últimas FÓRMULA 1
últimas Autosport
formula1
últimas Automais
formula1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado