F1, Balanço de verão: Pierre Gasly

Por a 6 Agosto 2024 17:15

Pierre Gasly conseguiu o que poucos achariam possível… tirar Esteban Ocon do seu “trono”. Quando Gasly chegou à Alpine, Ocon era o homem da casa, já com uma vitória com as cores da equipa francesa.E Ocon é conhecido por ser um feroz colega de equipa, que defende o seu espaço sem olhar a meios. Mas em pouco mais de uma época, Gasly passou a ser o foco da equipa e a Alpine abriu a porta a Ocon que vai para a Haas.

Não se pode dizer que a época de Gasly esteja a ser brilhante e se olharmos apenas aos pontos conquistados, Gasly tem apenas mais um que Ocon. E nas estatísticas gerais, Ocon até tem números ligeiramente superiores. Mas Gasly conquistou a equipa com a sua postura, a sua personalidade, o seu trabalho. Isso tem feito a diferença. Gasly conseguiu que a equipa ficasse do seu lado. E, talvez por isso, esta época esteja a ser positiva. Apesar de toda a instabilidade, Gasly foi a opção da Alpine para levar o projeto adiante, numa prova de confiança no trabalho do francês.

Assim, o balanço é, para já, minimamente positivo. Em pista, a falta de competitividade da Alpine não permite outros voos. Mas no que pode controlar, Gasly tem feito o que a equipa considera essencial e isso deve ser enaltecido. O futuro da Alpine nesta fase é uma incógnita, mas a estrutura deverá contar com Gasly para o que vier. E isso é um sinal de que o trabalho está a ser bem-feito e é apreciado pela estrutura.

Pierre Gasly – Nota 5

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
11 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Leandro Marques
3 meses atrás

Nota igual ao dispensado ocon? Como é possível?!?!?!?!

Last edited 3 meses atrás by Leandro Marques
917/30
Reply to  Leandro Marques
3 meses atrás

Qual é o espanto???? Gasly além de estar a levar 10-4 em qualificação tem apenas mais um ponto que Ocon!

Leandro Marques
Reply to  917/30
3 meses atrás

Só isso conta na avaliação de um piloto? Olhar para as estatísticas da Wikipédia?

917/30
Reply to  Leandro Marques
3 meses atrás

lol essa teve piada… O que realmente conta é ver as qualificações e as corridas…e no fim olhar para os resultados obtidos sem nenhum tipo de preconceito/ódio contra este ou aquele piloto! Já agora, se quiseres explicar com exemplos concretos o que te leva a ficar tão indignado com o facto de Gasly e Ocon terem a mesma nota, força.

Leandro Marques
Reply to  917/30
3 meses atrás

Num negócio / desporto coletivo há muita análise que deve ser feita em vez de cruamente ir apenas aos dados mensuráveis. Num trabalho que é de equipa, quem tem sobre si a responsabilidade de liderança, tem, forçosamente, de analisar se um determinado elemento (independente da função que ocupa) que até pode ser muito competente a nível individual naquilo que faz, funciona como cola que eleva a performance dos restantes membros da equipa. A tal expressão da soma das partes ser divergente do total. O funcionário que até pode ser muito competente a nível individual mas que prejudica a performance do… Ler mais »

917/30
Reply to  Leandro Marques
3 meses atrás

Essa avaliação deve ser feita (e foi) pela equipa, como adepto interessa-me se um piloto é rápido e obtêm resultados, nada me interessa se é bom funcionário ou se pensa na equipa primeiro. A história mostra-nos que os pilotos de F1 são egoístas por natureza, os grandes pilotos ainda mais (Senna, Max, Vettel são só alguns exemplos) e correm acima de tudo por si, pelo que não vejo mal nenhum que Ocon (ou qualquer outro) faça o mesmo!

Leandro Marques
Reply to  917/30
3 meses atrás

Eu como adepto vejo também isto na avaliação que faço da performance do piloto para lhe dar uma nota. Não consigo conceber que Gasly – que até está na frente do mundial de pilotos – mereça a mesma avaliação do seu “companheiro de equipa”.

917/30
Reply to  Leandro Marques
3 meses atrás

Está à frente porque no Canadá a equipa deu ordens para Ocon deixar passar Gasly, sem isso Ocon estaria à frente de Gasly no mundial de pilotos.
No frente a frente (sprints incluídas) :
Qualificação 12-5 a favor de Ocon
Corrida 11-6 a favor de Ocon

Leandro Marques
Reply to  917/30
3 meses atrás

Sem essa ordem de equipa nenhum dos pilotos teria pontuado. E a equipa não pontuou ainda mais porque ocon demorou a cumprir a ordem. Mais um ponto negativo para a sua apreciação global.

917/30
Reply to  Leandro Marques
3 meses atrás

E certezas do que afirmas? Tens? Lido com factos não com suposições!
1º Quem garante que nenhum dos pilotos teria pontuado?
2º Quem garante que Gasly teria passado Ricciardo?
Factos:
Qualificação 12-5 a favor de Ocon
Corrida 11-6 a favor de Ocon
Um piloto que abdica de uma posição sem reclamar não é piloto…

NOTEAM2.0
NOTEAM2.0
3 meses atrás

Um bocadinho na mesma lógica do que tem sido feito pelo Ocon.
Não dá para fazer muito melhor com o carro que tem, diria que até agora tem cumprido, nada mais que isso.

últimas FÓRMULA 1
últimas Autosport
formula1
últimas Automais
formula1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado