F1, Balanço de verão: Daniel Ricciardo
Daniel Ricciardo está longe dos tempos em que era considerado um dos melhores pilotos da grelha. Desde a sua saída da Red Bull que a carreira do australiano tem estado em queda. Para já, nesta época, continua a mostrar pouco.
O Daniel Ricciardo da Red Bull era temível. Apesar de não ter a velocidade pura de outros, tinha no seu arsenal agressividade controlada, boa gestão de corrida, excelente feeling nas travagens, que fazia dele o “melhor ultrapassador” da F1. Tudo isso se perdeu na Renault, onde ainda deu boa conta de si, com o cenário a piorar claramente na McLaren. Regressou ao reino da Red Bull, piscando o olho ao lugar de Sergio Pérez e a sua entrada na Alpha Tauri, agora RB, era a porta ideal para regressar à equipa principal. Mas a desilusão tem tomado conta da carreira de Ricciardo nos últimos anos. Em 2024, de volta às épocas a tempo inteiro, pouco tem mostrado que justificasse a sua chamada para ocupar o lugar ao lado de Max Verstappen.
Ficou sem pontuar nas primeiras cinco corridas e pontuou apenas por quatro vezes. Com 12 pontos, tem menos 10 de Yuki Tsunoda, que já pontuou por sete vezes e tem sido claramente o melhor piloto da equipa, apesar de ter perdido fulgor nas últimas provas, uma queda ligada ao facto de ter sido preterido nas escolhas para um lugar na Red Bull. Já Ricciardo continua a ser opção.
O australiano tem desperdiçado oportunidades. Se Ricciardo tivesse estado ao nível que se esperava dele, provavelmente teria já o lugar da Red Bull à disposição. Assim, viu Pérez ficar como colega de Verstappen, apesar das suas fracas prestações. Ricciardo está a ter oportunidades que outros pilotos não tiveram. Pierre Gasly aproveitou da melhor forma o regresso à Alpha Tauri para cimentar a sua posição na F1. Ricciardo está numa fase em que se fosse dispensado agora, ninguém ficaria surpreendido. Ricciardo precisa de fazer mais e melhor. Já mostrou que pode fazer melhor e ainda há muitos que acreditam que ele pode voltar a esse nível. Mas cabe-lhe mostrar isso na pista. Não o tem feito. As boas graças dos responsáveis da Red Bull não duram para sempre e, no seu caso, já duram há muito.
Daniel Ricciardo: Nota 4
Foto: MPSA/Phillipe Nanchino
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
“Yuki Tsunoda, que já pontuou por sete vezes e tem sido claramente o melhor piloto da equipa, apesar de ter perdido fulgor nas últimas provas, uma queda ligada ao facto de ter sido preterido nas escolhas para um lugar na Red Bull.”
Faltou um provavelmente entre o “ligada” e o “ao”, certo? Como é apenas uma opinião e não algo provado cientificamente….
O Ricciardo pós-mónaco vem demonstrando um rendimento muito mais adequado ao seu estatuto, ou pelo menos mais próximo do Ricciardo competente que fez excelentes épocas na F1. Mas com 35 anos de idade, é caso para perguntar se o Ricciardo faz sentido no projecto Visa Cash RB, ou ainda, que tipo de equipa poderá fazer sentido para o Ricciardo neste momento da sua carreira? Estar atrás do Yuki Tsunoda é para mim absolutamente decisivo para dar nota negativa ao Ricciardo, acho que o Yuki é bastante limitado e ao pé dos melhores pilotos da actualidade seria obliterado por todos eles.… Ler mais »