F1, Balanço de verão: Alexander Albon
A temporada de 2024 tem sido um desafio para Alexander Albon e para a Williams. Apesar das suas aspirações a um ano mais competitivo, enfrentaram inúmeros contratempos que tiveram um impacto significativo no seu desempenho. A equipa terminou o Grande Prémio da Bélgica mais uma vez fora dos pontos, com Albon em 12.º lugar, já depois de James Vowles ter admitido o fraco desempenho coletivo.
O piloto tailandês disse recentemente que a equipa está em desvantagem desde o início da época e destacam-se os atrasos e os contratempos iniciais.
Os problemas da equipa começaram com uma série de acidentes significativos que envolveram os dois pilotos. Em Melbourne, Albon sofreu um grave acidente na sexta-feira, o que levou a equipa a retirar Sargeant da corrida devido à falta de um chassi de reserva. Albon teve então de utilizar o carro de Sargeant. Seguiram-se dois acidentes no Japão. Todos os incidentes resultaram em elevados custos de reparação, desviando recursos que poderiam ter sido utilizados para melhorar o carro, no entanto, nem tudo se deve a estes fatores.
Uma das principais razões para as dificuldades da Williams tem sido o ritmo lento de desenvolvimento e a falta de atualizações significativas para o seu carro. E por isso, ao contrário do que aconteceu em 2023, Albon vai de férias com apenas 4 pontos somados, os mesmos que a Williams conta no mundial de construtores.
Apesar das dificuldades, Albon está esperançado para o resto da época, acreditando que a Williams ainda pode tentar chegar aos pontos e melhorar a sua classificação, visando terminar mais acima no mundial.
A temporada de 2024 de Alexander Albon com a Williams tem sido marcada por acidentes prematuros, restrições de recursos e desenvolvimento lento, mas há esperança de melhores desempenhos na última parte da época, sendo as próximas corridas cruciais para determinar se a equipa consegue contornar esta situação.
Alexander Albon – Nota 4
Foto: MPSA/Phillipe Nanchino
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
É na verdade complicado fazer uma análise séria do que vale o Albon, quando ao seu lado tem o Sargeant como colega de equipa, e há sempre um Sargeant na F1. Não duvido que o Albon seja um bom piloto, ainda esta temporada teve algumas performances bastante boas, as corridas no Mónaco ou em Silverstone são exemplo disso mesmo, mas fico com a sensação de que falta consistência ao pilloto britânico. E essa inconsistência não é mais exposta, porque no outro carro há um piloto absolutamente incapaz de ser competitivo, seja qual for a circunstância. O Sainz vai deixar mais… Ler mais »
Os problemas da Williams não começaram com os acidentes, estes apenas expuseram de forma mais vincada os erros do líder da equipa. Este tendo tempo (mais de metade da época sem atualizações no carros de Jos Capito que permitiu o sétimo lugar nos construtores) para construir um bom carro errou profundamente, andou a brincar aos dados agradando a produção do carro e com isso nem chassis reserva teve quando foi necessário. Além disso foi da sua inteira responsabilidade permitir que Logan tivesse mais um ano quando claramente não deu mostras de o merecer, atrasando o desenvolvimento certeiro do carro e… Ler mais »