F1: Azerbaijão seguro no calendário apesar do conflito armado, assegura Presidente da FIA

Por a 21 Outubro 2023 13:58

O Azerbaijão reúne todas as condições para manter o Grande Prémio de Fórmula 1, assegurou o Presidente da FIA, Mohammed ben Sulayem, apesar de estar envolvido no conflito armado na região de Nagorno Karabakh e ter sido aprovada recentemente uma resolução no Parlamento Europeu que acusa o país de realizar uma “limpeza étnica” contra os residentes arménios daquele território.

Aprovada a resolução por 491 votos a favor e nove contra, a resolução do Parlamento Europeu “considera que a situação atual equivale a uma limpeza étnica e condena veementemente as ameaças e a violência cometidas pelas tropas do Azerbaijão”, com os deputados europeus a apelarem a adoção de sanções por parte dos 27 estados-membros da União Europeia. 

Mesmo assim, o responsável máximo da FIA considera que “devemos manter-nos neutros. É o que dizem os nossos estatutos. Não fui eu que criei estas regras, mas devem ser seguidas. Compreendo o que está a acontecer entre o Azerbaijão e a Arménia e espero que termine em breve, mas, ao mesmo tempo, podemos citar pelo menos 20 países que estão atualmente envolvidos em conflitos armados. Afinal, quem sou eu para dizer quem está certo e quem está errado? Quem são vocês para julgar isto?”

Citado pelo Motorsport-total.com, Mohammed ben Sulayem, disse ainda que pessoalmente foi contra o as medidas da FIA à Rússia, que após a invasão militar à Ucrânia ficou sem poder realizar o Grande Prémio em Sochi, além dos pilotos russos deixarem de poder competir sob a bandeira da Federação Russa. “Convocamos uma reunião extraordinária e fizemos o que os participantes queriam. A sua voz teve prioridade. Fui eleito para pôr em prática os desejos dos representantes”, acrescentou o Presidente da entidade federativa. 

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments
mindgamesracing
mindgamesracing
1 ano atrás

Não é impeditivo haver GP. Para além do Azerbaijão estão no calendário da F1 mais oito GPs disputados em locais cuja a Pena de Morte está prevista na Lei.
O que a FIA não permite é “encontrões” e dizer palavras como “sul-americano”.
ISSO É QUE NÃO!

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado