F1, Ayao Komatsu: A nova estrela da Haas

Por a 18 Agosto 2024 16:30

Desde o início da história da Haas na F1 que havia uma figura que se destacava na equipa. Gunther Steiner. Mas a saída de Steiner deu espaço para que oura estrela brilhasse… Ayao Komatsu.

Habituamo-nos a ver Steiner no centro do palco quando o assunto era a Haas. A sua postura, o seu discurso, fizeram dele uma das estrelas do paddock, especialmente depois que o Drive to Survive levou a F1 para um público mais amplo. Steiner, depois de algumas incompatibilidades com Gene Haas (Steiner queria mais dinheiro para desenvolver a equipa, Haas disse que não), o dono da equipa e muito pensaram que este seria um rude golpe para a equipa, ficando sem o seu timoneiro de sempre. Mas Ayao Komatsu assumiu esse papel e tem feito um excelente trabalho.

Ayao Komatsu nasceu a 28 de janeiro de 1976, em Tóquio, Japão, Komatsu mudou-se para o Reino Unido em 1995 para prosseguir os seus estudos na Universidade de Loughborough. Ele obteve um diploma de bacharel em Engenharia Automóvel e um Doutoramento em Dinâmica e Controlo de Veículos.

Komatsu começou a sua carreira na Fórmula 1 em 2003 como engenheiro de pneus da British American Racing (BAR). Mais tarde, juntou-se à Renault em 2006 como engenheiro de desempenho, tornando-se eventualmente um engenheiro de corrida. Ele trabalhou com pilotos como Nelson Piquet Jr., Romain Grosjean e Vitaly Petrov durante a sua passagem pela Renault, que mais tarde se tornou Lotus F1 Team.

Em 2016, Komatsu se juntou à Haas F1 Team como diretor de engenharia de pista, seguindo Romain Grosjean para a nova equipa. Ele foi responsável pelo desempenho do carro e pela coordenação da equipa de engenharia. Em 10 de janeiro de 2024, Komatsu foi promovido a diretor de equipa da Haas, sucedendo a Guenther Steiner.

E desde então que a equipa tem iniciado um trajeto ascendente interessante. Com a chegada de Komatsu à liderança da equipa, a Haas deixou de ter uma estrela ao leme, mas um homem empenhado em tirar o máximo partido dos recursos disponíveis.

Ayao Komatsu atribuiu o inesperado sucesso da equipa na primeira metade da temporada de F1 de 2024 a um trabalho de equipa eficaz e a um ambiente de trabalho positivo. Desde que substituiu Guenther Steiner, Komatsu supervisionou melhorias significativas, com a Haas a subir para sétimo na classificação e a garantir dois P6 com Nico Hulkenberg na Áustria e na Grã-Bretanha.

Komatsu sublinhou que os progressos da equipa, incluindo as atualizações bem sucedidas dos carros, resultam da promoção de uma cultura em que todos os membros da equipa se sentem valorizados e compreendem o seu papel no desempenho da equipa. Destacou a importância de criar um ambiente de apoio que encoraje a colaboração e evite culpas, o que acredita ser a chave para o seu sucesso contínuo.

Um ambiente que, segundo o japonês, não existia antes. Será que a Haas perdeu assim tanto com a saída de Steiner? Meio ano depois da decisão, parece que não. Steiner é agora comentador e convidado de podcasts, enquanto a Haas está agora numa posição muito melhor, quando se esperava uma época difícil, e já tem do seu lado dois jovens pilotos para tentar entrar na nova regulamentação com ânimo redobrado. Komatsu tem uma postura completamente diferente, mas parece ter encontrado o rumo certo para a Haas.

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