F1: Aston Martin quer “dificultar ao máximo a decisão de Fernando Alonso”

Por a 3 Abril 2024 17:26

A Aston Martin pretende dificultar ao máximo a decisão de Fernando Alonso quanto à sua continuidade na Fórmula 1. A equipa de Silverstone quer dar ao espanhol um monolugar cada vez mais competitivo de modo a convencê-lo a renovar o seu contrato com a equipa. Como se sabe, Alonso já disse que vai dar primazia à Aston Martin, mas outras equipas também estão interessadas no seu contributo, já que ele é um dos poucos campeões mundiais do plantel.

O chefe de equipa da Aston Martin, Mike Krack, explicou que a sua missão e a da equipa é tornar a decisão de Fernando Alonso sobre o seu futuro na F1 “tão difícil quanto possível”, dando-lhe o “melhor carro possível” à medida que a campanha de 2024 se desenvolve.

Alonso, agora com 42 anos, declarou na pré-temporada que, inicialmente, precisa de decidir se quer “comprometer-se com o futuro” e assumir outra passagem pela F1, enquanto a sua “primeira prioridade” é ficar com a Aston Martin após o “tremendo” início da sua parceria em 2023.

No entanto, também reconheceu que “provavelmente sou atrativo para outras equipas”, com equipas como a Red Bull e a Mercedes ainda por confirmar os seus alinhamentos para 2025.

Em declarações à Sky Sports F1 durante o Grande Prémio da Austrália, Krack fez uma atualização sobre a situação da Aston Martin relativamente às conversações com Alonso, dizendo: “A situação está inalterada, na verdade, desde duas semanas atrás [na Arábia Saudita].

“O Fernando deixou claro, penso eu, a toda a gente que precisa de decidir o que quer fazer no futuro. Também disse que, se quiser continuar, vai falar connosco primeiro, o que é muito agradável de ouvir.

“Depois temos de ver o que acontece nas próximas semanas. Há conversações, haverá mais conversações. Como disse, a primeira coisa [é] que temos de respeitar o pedido de tempo do Fernando, para pensar no que quer fazer. Penso que se tens um campeão destes na tua equipa, tens de lhe dar esse tempo e tens de respeitar esse pedido.”

Questionado sobre se o resultado dependerá do desempenho da Aston Martin ou se é uma escolha pessoal em termos da carreira de Alonso, Krack acrescentou: “Acho que é mais a segunda opção, mas acho que também podemos influenciar a primeira.

“Se lhe proporcionarmos um bom carro nas próximas corridas, penso que talvez tenhamos uma hipótese de facilitar essa decisão. Estes campeões não querem guiar para a 10ª posição ou para a sexta ou quinta, querem ganhar. Cabe-nos a nós fornecer aos dois pilotos um carro que lhes permita fazer isso”.

concluiu Krack: “Queremos tornar a decisão para ele o mais difícil possível, dando-lhe o melhor carro possível.”

A Aston Martin está em quinto lugar na classificação dos construtores após as três primeiras provas da temporada, um ponto atrás da Mercedes, enquanto McLaren, Ferrari e Red Bull estão mais à frente.

Alonso, por sua vez, ocupa o oitavo lugar na luta dos pilotos; tendo conquistado três pódios consecutivos no início da temporada de 2023, para já só conseguiu um 9º no Bahrein, 5º na Arábia Saudita e 8º na Austrália.

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado