F1, Aston Martin: Martin Whitmarsh de saída, dá lugar a Andy Cowell

Por a 2 Julho 2024 11:36

A Aston Martin nomeou Andy Cowell como Diretor Executivo do Grupo, com efeitos a partir de 1 de outubro de 2024. Cowell, que anteriormente foi Diretor Geral da Mercedes AMG HPP, irá reportar ao Presidente Executivo Lawrence Stroll.

Quem é Andy Cowell ?

Andy Cowell é um engenheiro britânico, conhecido por seu papel como diretor-executivo da Mercedes AMG High Performance Powertrains de 2013 a 2020. Ele trabalhou para várias equipas e fabricantes de motores, incluindo Cosworth, BMW Motorsport e Mercedes-Ilmor. Cowell foi fundamental no desenvolvimento de motores inovadores, como o CK da Stewart-Ford em 1999 e o PU106A V6 Híbrido da Mercedes, que dominou a era híbrida da Fórmula 1 a partir de 2014. Sob a sua liderança, a Mercedes AMG HPP conquistou 12 títulos mundiais em seis anos. Ele é membro da IMechE e da Royal Academy of Engineering.

Quem é Martin Whitmarsh

O atual CEO Martin Whitmarsh deixará o cargo no final do ano. Martin Whitmarsh é um empresário britânico, com uma carreira destacada na McLaren de 1989 a 2014, onde atuou como CEO do Grupo McLaren e chefe de equipa da McLaren Racing. Ele diversificou os negócios da McLaren com a criação da McLaren Automotive e McLaren Applied Technologies. Após deixar a McLaren, Whitmarsh foi CEO da equipa de America’s Cup, Land Rover BAR e presidente da BAR Technologies. Desde 2021, era CEO do Grupo Aston Martin Performance Technologies, integrando as atividades da Aston Martin na Fórmula 1 e o desenvolvimento das suas capacidades técnicas.

Os agradecimentos e as boas-vindas

Lawrence Stroll agradeceu o trabalho de Whtimarsh e deu as boas-vindas a Cowell:

“Gostaria de agradecer ao Martin, que tem sido fundamental na nossa fase de crescimento como empresa. Nos últimos três anos, ele desenvolveu a equipa e ajudou-nos a alcançar marcos significativos, incluindo a promoção da nossa relação com a Honda e a entrega do nosso Campus de Tecnologia AMR de última geração em Silverstone.

Estou muito satisfeito por receber o Andy na nossa equipa numa altura crucial. Juntamente com a nossa parceria de trabalho com a Honda, o compromisso do nosso parceiro no título, a Aramco, e a liderança do Andy, estamos no bom caminho para nos tornarmos uma equipa vencedora do campeonato do mundo. O Andy tem todo o meu apoio e terá todos os recursos disponíveis para vencer.”

Já Withmarsh agradeceu a oportunidade de trabalhar na Aston Martin e enalteceu as qualidades de Cowell:

“Conheço o Andy há muitos anos e trouxe-o para a Mercedes HPP em 2004, onde se tornou Diretor-Geral entre 2013 e 2020, alcançando um enorme sucesso na empresa e no desporto. Ele será um ativo incrível para a Aston Martin Aramco e contribuirá significativamente para a execução da nossa estratégia no futuro.

“A chegada do Andy em outubro e a conclusão do Campus Tecnológico da AMR permitir-me-ão afastar-me e concentrar-me noutros projetos da minha vida, sabendo que foram estabelecidas as bases com uma equipa impressionante, uma visão inspiradora e instalações avançadas para alcançar o sucesso na F1.”

Por fim, Cowell mostrou-se entusiasmado por esta nova fase na sua carreira, numa equipa que está a fazer tudo para chegar ao topo da F1:

“Estou entusiasmado por juntar-me ao excitante projeto do Lawrence e espero trabalhar com o talentoso grupo de pessoas que foi reunido. A F1 sempre foi a minha paixão e estou a juntar-me à Aston Martin num momento emocionante, com a conclusão iminente do Campus de Tecnologia AMR e a nossa transição em 2026 para uma equipa de trabalho completa com os nossos parceiros estratégicos Honda e Aramco.”

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
Já não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Oferta de um carro telecomandado da Shell Motorsport Collection (promoção de lançamento)
-Desconto nos combustíveis Shell
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
3 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Cágado1
2 dias atrás

Se começam a entrar na mesma lógica dos outros, de falta de estabilidade, estão bem f…. lixados!

Pity
Pity
2 dias atrás

A Aston Martin, ou melhor, o Lawrence Stroll, está a contratar muitas estrelas, mas será que está a construir uma equipa? O meu pai dizia, referindo-se ao futebol, que não bastava juntar onze craques para ter uma equipa de futebol. Pode acontecer o mesmo no desporto automóvel. Aliás, tivemos recentemente o caso do David Sanchez, muito credenciado, mas que não conseguiu enturmar-se com os restantes e teve de deixar a McLaren.

breno_mascarenhas2020_hotmail_com
breno_mascarenhas2020_hotmail_com
Reply to  Pity
2 dias atrás

Astroll Martin é nome mais apropriado.

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado