F1: Antiga engenheira da McLaren assinala uma das maiores mudanças na equipa

Por a 1 Dezembro 2023 19:19

A McLaren liderada por Zak Brown é diferente daquela equipa que tinha como responsável máximo Ron Dennis, pelo menos durante os últimos anos do britânico ao rumo da estrutura. Não têm sido temporadas extraordinárias de Brown à frente da equipa, com uma recuperação que tem tido altos e baixos, mas há coisas muito positivas. Uma delas parece ser o ambiente que se vive dentro da equipa de Fórmula 1, conforme descreveu a antiga estrategista da Force India e Aston Martin, Bernie Collins, que começou na Fórmula 1 com a McLaren, ainda durante o tempo de Dennis. 

Antes de Collins deixar a McLaren para passar a desempenhar funções na Force India, descreveu o ambiente em Woking como sendo “mais político”, mas explica que “agora mudou a 100%, consigo ver isso nas pessoas na pista. É uma cultura diferente da que existia na altura”.

A engenheira, que passou a ser comentadora técnica na Sky, sublinhou que na McLaren “havia muito mais uma cultura de atribuir culpas quando as coisas corriam mal, em vez de descobrirmos porque é que corriam mal e garantirmos que não voltavam a acontecer”, disse em declarações ao podcast Beyond the Grid. “E isso acontecia com os mecânicos e com toda a gente, era muito mais do tipo ‘vamos encobrir o erro e esperar que ninguém descubra antes’, por isso era uma cultura muito diferente”.

Collins esclareceu que no tempo em que passou na Aston Martin, os erros de estratégia eram discutidos depois de cada prova e trabalhavam em conjunto para tentar que não voltasse a acontecer. Muito diferente do ambiente que vivia na McLaren. 

Zak Brown deu conta, em 2022, como era a situação da McLaren quando passou a ser o seu responsável máximo, depois da saída de Dennis em conflito com os acionistas da empresa, descrevendo-a como “pior do que eu pensava que iria ser”. O norte-americano chegou à equipa em novembro de 2016, num dos piores momentos da história da equipa britânica. Na altura, em entrevista à FOX Sports, o diretor executivo da McLaren explicou que “havia muito talento” na equipa, mas havia a necessidade “de uma nova direção e liderança para desbloquear o talento”.

Foto: Philippe NANCHINO / MPSA

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Autosport Exclusivo
últimas Autosport
autosport-exclusivo
últimas Automais
autosport-exclusivo
Ativar notificações? Sim Não, obrigado