F1, Andrea Stella: Primeiro teste superado com boa nota
Andrea Stella esteve ao leme da McLaren pela primeira vez desde a sua entrada em 2015, quando chegou ao mesmo tempo que Fernando Alonso, ambos vindos da Ferrari. Passo a passo, Stella foi trilhando o seu caminho até se ter tornado diretor da equipa que mais evoluiu em 2023.
Stella entrou na McLaren para assumir o papel de chefe das operações de corrida, passando a diretor de desempenho em 2018 e a diretor de corrida em 2019. Quando Andreas Seidl saiu da McLaren pensou-se que este seria um rude golpe e as primeiras corridas do ano trouxeram nuvens sobrias, mas a equipa de Woking encetou uma recuperação notável a partir do GP da Grã-Bretanha, largando a cauda do pelotão para se tornar numa das equipas mais rápidas.
Stella nunca perdeu o norte, manteve sempre a equipa focada, tal como os pilotos e a McLaren deu uma excelente resposta no que parecia ser um retrocesso. Afinal, foi apenas um tropeção que permitiu encontrar novas vias para o futuro.
O próprio Lando Norris, teceu rasgados elogios a Stella:
“Dei uma entrevista no outro dia e agradeci-lhe muito”, disse Norris aos media. “Nem tudo depende apenas dele. Temos de agradecer a muitas outras pessoas da equipa porque foram elas que fizeram muito do trabalho. O Andrea é apenas o diretor de tudo. Ele é o produtor do cenário, e todos os outros são o elenco. Mas é preciso que todos trabalhem muito bem em conjunto e é isso que eles estão a fazer. Por isso, ele fez um trabalho fantástico. Estou muito, muito feliz por o ter onde ele está. Ele ainda faz muito pela equipa todos os fins-de-semana em termos de corridas, qualificação e tudo isso. Mas não podia pedir um chefe de equipa melhor. Por isso, um grande obrigado a ele.”