F1: Andrea Stella justifica estratégia cautelosa da McLaren no Japão: “overcut não era viável”

Andrea Stella, Chefe de Equipa da McLaren, explicou que a equipa não conseguiu implementar uma estratégia alternativa para superar Max Verstappen no GP do Japão devido a fatores como a baixa degradação dos pneus e o risco de um Safety Car. Stella mencionou que tentar uma ultrapassagem estratégica com Lando Norris poderia ter resultado na perda de posições para outros carros, incluindo Oscar Piastri. Além disso, Stella contestou a ideia de que Piastri tinha um ritmo mais forte do que Norris, explicando que Norris estava a gerir os pneus e a tentar aproximar-se de Verstappen.
Questionado sobre o porquê de não ter sido tomada uma decisão de última hora para tentar isso quando se tornou evidente que Verstappen estava a ir para as boxes, o Diretor de Equipa da McLaren, Stella, disse: “Acho que o problema para Lando seria que ele teria perdido posições para alguns outros carros, incluindo Oscar, porque eles tinham feito o pits e eram mais rápidos. E se ficarmos 20 voltas com um pneu médio usado, não podemos ser mais rápidos do que alguém que fez a box num pneu duro.
“A situação tornou-se muito clara quando o Russell fez a box e foi muito rápido com um pneu duro novo. Era evidente que os duros estavam a funcionar bem e o overcut – funciona bem quando se ganha em Barcelona ou Suzuka no passado, ganha-se quatro a cinco voltas de delta de pneus e depois quando se faz a box, mesmo que se faça a box atrás do carro que antes estava nos macios, passa-se, porque se tem pneus melhores.
“Mas aqui, os pneus quase não se degradam de uma volta para a outra. Continuámos a ver sectores roxos e voltas roxas até à última volta. Portanto, é uma corrida de baixa degradação”.
Alternativamente, com uma degradação tão baixa, a McLaren poderia ter puxado o pino mais cedo e parado Norris primeiro para uma ultrapassagem mais tradicional – algo que ameaçou fazer com uma chamada de rádio para Norris na volta 19: “Vamos rever, obviamente, as lacunas em termos de tempo para entender se havia a possibilidade de ir para um undercut com Lando que poderia realmente ter sido executado em Max”, acrescentou Stella.
“Não podemos esquecer que, ao ceder posição na pista, também se expõe o carro que se vai à box a um risco de Safety Car, por exemplo. “Lando teria perdido posições num Safety Car, se este tivesse sido acionado.
“Em retrospetiva, não se vê nenhum Safety Car, não se vê nada e pensa-se ‘Podíamos ter tentado o undercut’, mas uma tentativa de undercut tem alguns riscos. E era evidente que a degradação era baixa, por isso, se perdemos uma posição com um Safety Car, está perdida. Não acho que poderíamos ter ultrapassado um Ferrari ou um Mercedes”.
Uma última questão estratégica enfrentada pelo pit wall da McLaren foi a de emitir ordens de equipa para que Norris e Piastri trocassem de posições e permitissem ao australiano uma oportunidade de perseguir Verstappen, uma vez que ele parecia ter um ritmo mais forte do que o seu companheiro de equipa durante grande parte da segunda passagem, uma noção que Stella contestou: “Não acho que tenha sido tão claro que Oscar era mais rápido. Acho que o Lando estava a tentar aproximar-se ainda mais do Max, mas sempre que se descia abaixo de um segundo, havia uma perda significativa de aderência. Por isso, Lando estava a fazer uma corrida um pouco elástica, tentando arrefecer um pouco os pneus e voltando a acelerar. Não acho que seja uma situação que devamos julgar pelo valor nominal em termos do ritmo do carro. “O Lando estava a tentar aproximar-se do Verstappen com o máximo de velocidade, mas era difícil. Era algo que sabíamos desde o início, que nesta pista é preciso sete a oito décimos de vantagem de desempenho para conseguir ultrapassar.”
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Este Stella não percebe nada disto. A verdade é que o Norris tem medo do Verstappen, a McLaren não tem coragem de arriscar e outras patranhas do género, segundo certos “jornalistas” de sites que eu costumo visitar e que fazem longos comentários pós corrida. Acreditem, alguns são verdadeiros espectáculos de stand up.
Na minha opinião poderiam ter arriscado o under cut, se não funcionasse ficava tudo igual, foram mais conservadores porque assim o Norris continuou na frente e pontuaram imenso para o campeão de constutores… Agora tentar passar Max tava dificil porque a MCL não estava com andamento para isso e a pista é muito dificil, e tem outra coisa passar Max é um risco duplo porque ele fpor vezes joga sujo e ficam lá os dois, por isso não sei se foi tão errrado assim…
Talvez a McLaren esteja apenas cuidando do que ela fala em público. Não é possível que não tenham percebido o erro de estratégia que cometeram. O under cut de uma só volta praticamente não surtia efeito e, acredito, em ritmo de corrida, sem carros à frente, a McLaren deveria ser, pelo menos, 0,5 segundos mais rápida que a Red Bull. Sem muito risco, poderiam ter ao menos tentado o overcut. Além disso, tendo dois carros no páreo, poderia ter parado o Piastri bem mais cedo, para favorecer o undercut ou forçar o Verstappen a também parar mais cedo e, se… Ler mais »
Sabe o que é jogar pelo seguro? Nunca ouviu que “mais vale um pássaro na mão, do que dois a voar”? Pois foi isso que a McLaren fez. Com a dificuldade de ultrapassar nesta pista, se o Norris regressasse da troca atrás dum Russell, por exemplo, não conseguiria passar e perderia muitos mais pontos. Para nós, que vemos pela TV, é fácil dar palpites. Na altura eu também achei que eles tinham errado a estratégia, mas a explicação do Stella faz sentido, eles têm dados que nós, simples adeptos, não temos. O maior erro foi o da Pirelli, que levou… Ler mais »
É verdade que eles têm muito mais dados do que nós, mas isso nunca impediu as equipes de errar na estratégia (os torcedores da Ferrari sabem bem disso). E a McLaren estava em excelente posição para sobrepujar a Red Bull, pois tinha dois carros muito rápidos logo atrás do Verstappen. Na minha opinião, o único risco que a McLaren correria adotando uma estratégia mais ousada seria o de inverter as posições dos seus pilotos na prova, o que para equipe faria pouca diferença. E sobre o tal erro da Pirelli, não creio que faria grande diferença utilizar pneus mais mais… Ler mais »
Foram cautelosos se arricassem e desse mal , vocês diziam que arriscaram demais…, Concordo com o bastos que está explicito.
Concordo…
A box da Red Bull esteve quase a fazer-lhes esse trabalho !