F1: Alex Albon tem contrato até ao final de 2025, mais do que isso só “o tempo dirá”
Alexander Albon pode ser um dos pilotos mais procurados no mercado de pilotos desta próxima temporada, que se antevê intenso. Enquanto James Vowles aproveitou o lançamento do projeto de 2024 para confirmar que o piloto tailandês tem contrato válido até ao final da época do próximo ano, Albon foi dizendo que precisa de ver melhorias de desempenho da Williams para se sentir confortável a renovar o acordo por um longo período.
Alexander Albon foi sendo sugerido como opção para o projeto da Audi na Fórmula 1, ao mesmo tempo que surgindo rumores sobre um potencial acordo entre o tailandês e a Red Bull, mas depois do anúncio da saída de Lewis Hamilton da Mercedes no final deste ano, o seu nome começou a surgir associado à equipa de Brackley.
Querendo resguardar o seu ativo, James Vowles esclareceu à imprensa, momentos depois da apresentação da nova decoração para 2024, que “Alex assinou com a Williams até ao final de 2025, isso está assinado”. O chefe de equipa esclareceu ainda que “não foi algo que eu tenha tornado público, porque não sinto necessidade de o fazer. Por isso, todos os relatos que surgem, e há um em particular, são, na melhor das hipóteses, especulações individuais”. O responsável da Williams pode estar a falar da sugestão do acordo entre a equipa austríaca e Alex Albon feito por Peter Windsor.
O responsável fez questão de afirmar que “o nosso trabalho na Williams é criar um novo ambiente que mereça alguém do calibre do Alex”. Algo que o próprio defendeu quando respondeu às questões da imprensa. “O tempo o dirá [manter-se na Williams]. O verdadeiro objetivo é 2024 e progredir para 2025. Se a equipa chegar onde eu quero, será um contrato a longo prazo”, afirmou Albon.
Vowles, que recentemente salientou que Albon é a “espinha dorsal do sucesso” da Williams, voltou a destacar as qualidades do piloto tailandês. “É um piloto incrível que merece o seu lugar na frente. Ele e eu temos boas conversas sobre onde queremos avançar. Queremos fazer a nossa viagem juntos nesta equipa durante muito tempo. Temos de ganhar esse direito. Não nos é dado de forma alguma. Temos de demonstrar ao mundo que não somos a Williams de antigamente e que não estamos a olhar para trás, mas sim a avançar”.
Por outro lado, Alexander Albon confirmou algumas conversas com outras equipas, mas reforça o foco na Williams para tentar alcançar bons resultados. “Estaria a mentir se dissesse que não houve contactos e discussões, mas esse não é o meu trabalho, é mais o trabalho de quem gere a minha carreira. Estou a concentrar-me na condução. Estou ansioso por ver o carro no Barém e perceber o nosso progresso. Sei que as coisas estão a mudar muito e que há muitos rumores aqui e ali”, concluiu.
Foto: Philippe NANCHINO/MPSA