F1: Alex Albon não superou a injustiça

Por a 3 Novembro 2020 12:15

Alex Albon assinou mais uma prestação pobre em Imola e terá sentenciado o seu futuro na Red Bull e na F1. O jovem tailandês tem estado abaixo do desejável e deverá fazer as últimas corridas pela sua atual equipa.

O ultimato estava feito… Albon tinha duas corridas para mostrar que podia ser opção para 2021 na Red Bull. Não era tarefa fácil pois as duas corridas seriam em Portimão, pista nova e difícil e Imola, também muito exigente e específica. Depois do pódio em Mugello, Albon não voltou a brilhar mais e a sua substituição começou a ser equacionada, com Nico Hulkenberg e Sérgio Pérez na calha para serem colegas de Max Verstappen. Infelizmente Albon falhou nas últimas corridas e o seu destino parece estar traçado. Mais que isso, começa a ser motivo de chacota nas redes sociais, e os famosos “memes” não perdoam cada erro e desilusão de Albon. Não consigo deixar de sentir que há aqui uma grande injustiça.

A F1 tem memória curta e poucos se lembram que Alex Albon entrou na F1 sem experiência. Lando Norris rodou num F1 pela primeira vez em 2017, em Portimão. George Russell testou várias vezes com a Mercedes antes de assumir o lugar na Williams. A grande maioria dos jovens pilotos testou com um monolugar de F1 antes de entrarem no Grande Circo. Albon não. A primeira vez que testou com um F1 foi no teste de inverno em Barcelona, já “a doer”.

O desafio que tinha pela frente era muito maior que os dos outros rookies nesse ano. E em seis meses provou que tem talento e qualidade para a F1. Infelizmente esse sucesso precoce não lhe trouxe o que merecia. A máquina trituradora de talentos que a Red Bull se tornou desde a chegada de Max Verstappen à equipa fez mais uma vítima e Pierre Gasly foi despromovido à Toro Rosso, e Alex Albon, o mesmo que apenas tinha menos de seis meses de experiência, foi chamado para se juntar a uma equipa completamente virada para Verstappen. E as primeiras impressões foram boas. Aliás Albon foi o rookie do ano pois teve uma ascensão meteórica e nunca acusou a pressão, fazendo sempre boas exibições, especialmente após erros. Albon provou talento e qualidade, mas isso parece ter sido esquecido.

As pessoas esquecem-se que poderia ter feito o primeiro pódio na sua época de estreia, não fosse o toque de Lewis Hamilton em Interlagos. A história de Albon poderia ter sido muito diferente se tem conseguido fazer o pódio na Áustria, algo que lhe foi negado com outro toque. A sorte não tem acompanhado o jovem. Até porque parece cada vez mais que Albon tem de correr com “sapatilhas que não são suas”. O RB16 parece ser um fato que se quer à medida de Verstappen e essas medidas têm de servir a Albon. E Albon, por muito que queira, não se sente bem nesse “fato” nem tem ainda a experiência nem a força para exigir que se façam algumas alterações. Tal como Gasly, foi engolido pela sombra de Verstappen e não encontrou argumentos para a sua causa.

Albon não é pior que Gasly e justiça seja feita a Christian Horner, que admitiu que Albon faria provavelmente igual ao francês na Alpha Tauri. Albon não é mau piloto, pelo contrário é um talento que merecia outra oportunidade e que tem capacidade para singrar na F1. Mas é também o piloto com menos experiência do grid e a inexperiência paga-se caro quando se está numa equipa como a Red Bull. O erro de Albon em Imola não é diferente do erro de Russell, ou até dos erros que Verstappen cometeu nos primeiros anos da Red Bull. Mas o acumular de prestações menos positivas, com um carro onde claramente não se sente confortável criam uma conjuntura desfavorável ao #23.

A Red Bull apoiou Albon e fez quase tudo o que podia para que o jovem ficasse… apenas não fez o mais importante: não teve paciência para deixar que crescesse ao chama-lo da Toro Rosso, assim como não teve paciência com Gasly. Albon é também culpado e foi lhe apresentada uma oportunidade de ouro que apenas aproveitou parcialmente mas, pessoalmente, acredito que a culpa de Albon não é tão grande quanto isso e que é mais vítima do que réu. As portas da F1 fecham-se para Albon e custa ver um piloto com tanto potencial sair enquanto outros, manifestamente com menos capacidade se vão manter. É assim a F1, muitas vezes injusta. Albon fez mais do que muitos conseguem ver e creio que tinha muito mais para dar.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
26 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
bravojohny
bravojohny
3 anos atrás

A Red Bull exige muito aos pilotos e no imediato. Vai continuar a queimar talentos

pedro_speed
pedro_speed
Reply to  bravojohny
3 anos atrás

Há de chegar o dia em que os pilotos nem sequer querem ir para a Red Bull !
Tal como já chegou o dia, em que a Red Bull tem muita dificuldade em encontrar um motor competitivo, que é o que está a suceder por estes dias. Nunca vi uma equipa na F1 a ter esta postura e já vejo F1 há mais de 40 anos. É de bradar aos céus !

Last edited 3 anos atrás by pedro-prates44gmail-com
831ABO
831ABO
3 anos atrás

Lá vem a conversa da «máquina trituradora de talentos»! Alguma vez estas pessoas se interrogaram sobre se os «talentos» teriam sequer oportunidade de construir uma carreira se não fosse a Red Bull? Onde teriam chegado o Vettel, o Ricciardo, o Buemi, o Hartley e todos esses, sem a Red Bull? Provavelmente a lado nenhum porque não têm pais ricos nem o apoio de empresas poderosas. O Albon é um reciclado. Foi formado no Red Bull Junior Team, depois largado pela falta de resultados e recuperado por não haver nenhum jovem formado pela Red Bull para o lugar vago na então… Ler mais »

pedro_speed
pedro_speed
Reply to  831ABO
3 anos atrás

O Albon ainda merecia ficar na F1 por mais 1 ou 2 anos, numa equipa onde pudesse crescer e amadurecer sem a pressão da Red Bull. Gostaria de saber o que aconteceria ao Ocon se a Renault fosse a Red Bull ! Neste momento o Francês está em 12º, enquanto o Ricciardo está em 4º no campeonato e tem menos de metade dos pontos do Australiano (40 contra 95). Mas muito boa gente (eu incluído), ainda acha, e bem, que o Francês irá melhorar o seu desempenho nos próximos anos e merece a sua continuidade na F1. Outro exemplo, na… Ler mais »

Last edited 3 anos atrás by pedro-prates44gmail-com
Pity
Pity
Reply to  831ABO
3 anos atrás

É uma máquina trituradora, sim, mas porque tem pouca paciência com os jovens pilotos. O que está a acontecer ao Albon, é o mesmo que fizeram com o Kvyat e o Gasly: promoveram-nos à equipa principal cedo demais. Nenhum deles tinha ainda a maturidade suficiente para estar numa equipa com as ambições da Red Bull. Essa falta de paciência, praticamente, destruiu o Kvyat. Gasly teve a força suficiente para dar a volta por cima. Como será com Albon? Ricciardo, por exemplo, esteve dois anos na Toro Rosso, antes de rumar à Red Bull. Não estou a pôr o Kvyat e… Ler mais »

831ABO
831ABO
Reply to  Pity
3 anos atrás

Posso lembrar-lhe que o Albon, depois de saber que os últimos dois GPs eram decisivos para o seu futuro, foi dobrado pelo Verstappen no nosso GP e fez um pião sozinho no GP da Emilia Romagna? E qual é o mal de pôr o Daniil Kvyat ao nível do Ricciardo? O russo ficou à frente do Ricciardo no campeonato de 2015 e em 2016, antes de ser substituído pelo Verstappen, tinha já um pódio enquanto o «Danny Ric» tinha apenas quartos lugares como melhores resultados. Diria que os resultados são equiparáveis. Não lhe vou dizer «mas o Max» porque o… Ler mais »

Pity
Pity
Reply to  831ABO
3 anos atrás

Eu sei que tem uma paixão pelo Helmut Marko, igual, talvez, à que eu tive pelo Ron Dennis, paixão desportiva, bem entendido, mas ele não é Deus, é humano e pode falhar, como já falhou. Acertou quando deu um chuto no Alguersuari e no Scott Speed, mas falhou quando fez o mesmo ao Vergne. Todo aquele que tem poder de decisão, tem um prazo de validade, quando se eterniza num cargo, acaba por perder o foco. O grande mal do Marko, é querer que todos sejam Verstappens, mas como diz e bem, só nasce um por década, na melhor das… Ler mais »

831ABO
831ABO
Reply to  Pity
3 anos atrás

O Helmut Marko não é nenhuma paixão, desportiva ou de qualquer outra natureza: é um homem que foi um desportista admirável e pôs em pé o melhor programa de jovens pilotos de sempre. O que não significa que seja, obviamente, isento de críticas. O Red Bull Junior Team está em declínio e já não há aquele faro para jovens talentos: agora patrocinam pilotos que competem na F3 e já estão, digamos assim, formados. E, talvez por causa da idade, está cada vez mais agressivo e desbocado, além de – concedo-o sem problema – cometer alguns erros de apreciação quanto ao… Ler mais »

Last edited 3 anos atrás by 831AB0
Pity
Pity
Reply to  831ABO
3 anos atrás

Parece que começamos a nos entender. Afinal a sua opinião não difere assim tanto da minha, temos é maneiras diferentes de a expressar. Eu não critico só por criticar, mas quando tenho de o fazer, faço-o, seja qual for o alvo, mas também não defendo só porque sim. Sobre o Helmut Marko, ouvi há uns tempos alguém que está muito dentro dos meandros da F1 dizer que estava surpreendido com este “novo” Helmut Marko, que ele está muito azedo e que não era assim, que era mais compreensivo e tolerante. O que terá mudado’ Ele, ou o patrão dele que… Ler mais »

asfalto
asfalto
Reply to  Pity
3 anos atrás

A Pity recentemente respondeu a um comentário meu dizendo que o Albon estava limitado pela equipa, a sua opinião agora não é a mesma, o que mudou? Não gosto de ser chato com as pessoas, mas o “tiro” quando bate no alvo, mesmo que demore, eu vou lembrar as pessoas.

Pity
Pity
Reply to  asfalto
3 anos atrás

Como tenho mais em que pensar, não sei o que é que você disse, nem o que eu respondi, mas nada do que eu disse hoje, invalida o que eu terei dito. A minha opinião não mudou, mas como eu não tenho nenhuma cassete dentro da cabeça, conforme o tema, assim é o meu comentário.

asfalto
asfalto
Reply to  Pity
3 anos atrás

Percebi perfeitamente, eu até não me importo de muita coisa, como por exemplo, os erros de quem por aqui comenta, não descrimino ninguém, porque para mim até os analfabetos tem o direito de dar a sua opinião e não é por dar erros que são pessoas com menos valor que os outros, o que me importo é que as ideias sejam como o vento, tanto estão para norte como para sul, tem mais valor pessoas analfabetas.

Miguel F1
Miguel F1
3 anos atrás

Essa do “carro feito para o Verstappen” já cansa. O carro realmente parece ser difícil de controlar, mas um piloto de topo controla os carros mais difíceis. Estive na bancada Solverde de Portimão e reparei que os RB saíam muito de frente na curva 14 , enquanto por exemplo os Mercedes faziam a curva à vontade. É só um exemplo de que o RB parece ser difícil. Por exemplo o Ferrari também parece ser um carro muito difícil e o Leclerc consegue ótimas performances para o que é a Ferrari neste momento. Um piloto de topo tem aguentar pressão máxima,… Ler mais »

Não me chateies
Não me chateies
Reply to  Miguel F1
3 anos atrás

Olha que o Vettel não consegue dominar este Ferrari está a calendários do Leclerc. Será o Vettel um piloto de topo ou teve sorte com os duplos difusores que a red bull teve durante o seu domínio na F1.

kp23-2
kp23-2
3 anos atrás

Que bom seria termos uma dupla Gasly/Albon na Alpha Taury na próxima época.
Dois pilotos que apenas precisam de sossego e tempo (e Gasly é a prova disso)!

Quanto à “trituradora”…até à data “apenas” Vettel lhes deu os títulos, porque se todos reconhecem que Verstappen é um fora de série, também ainda procura o primeiro título.

Let’s see who’s next!!!

Kashmir
Kashmir
3 anos atrás

Agora uma das causas do problema é o facto de o Norris e o Russel terem tido mais um dia de testes que o Albon!! ahahah!! Enfim, na f1 têm que estar os melhores. O Albon é o pior dos 20 pilotos atuais em minha opinião. Tem por larga margem o segundo melhor carro do plantel e ainda andam com lamúrias?! Quem faria pior que Albon? A Red Bull está mais perto dos Mercedes que a Renault/Mclaren/RP/Ferrari da Red Bull. Que não se intrometa na luta dos 3 primeiros, ok, os outros são fora de série, ele é só um… Ler mais »

Não me chateies
Não me chateies
Reply to  Kashmir
3 anos atrás

Latifi, Magnussen, Giovinazzi, Grosjean de hoje em dia, Vettel de hoje em dia. Não deve ter visto F1 nos anos 80 e 90 quando andavam por lá meninos com muito dinheiro e pouco talento ao contrário de hoje em dia onde todos são bons e ganharam corridas na sua formação.

Kashmir
Kashmir
Reply to  Não me chateies
3 anos atrás

Não tenho grandes dúvidas que no lugar do Albon, o Magnussen ou Grosjean fizessem melhor! O dinamarquês que é o antípoda do Albon em termos de media, tem uma carreira sólida ainda que seja jovem. O Grosjean é inconstante mas no geral é bem melhor que o Albon. Vettel nem discuto. Defender Albon atirando Vettel para a liça não me parece lógico.
OK, concluo que talvez o Latife esteja no patamar do Albon. Uau!! Agora percebo que afinal estava errado! Estes 2 têm mesmo de ficar muitos anos na f1!

Não me chateies
Não me chateies
Reply to  Kashmir
3 anos atrás

O Vettel este ano está a milhas do desempenho do Leclerc, está ao nível do Albon quando comparas com o Verstappen. Pela tua maneira de ver este ano o Vettel também devia ser o pior piloto da F1. Com um Ferrari o melhor que consegue é lutar com o Kimi Raikonnen num Alfa Romeu, enquanto o Leclerc já foi ao pódio e fez top cincos. Nem tens a noção que Vettel e Albon não estão a conseguir lidar com carros complicados, que para serem rápidos têm de ser instáveis e nem todos conseguem lidar com isso. O Albon se estivesse… Ler mais »

Kashmir
Kashmir
Reply to  Não me chateies
3 anos atrás

Óbvio que o Vettel está a milhas de Leclerc. Assim como estará um degrau abaixo de grande parte dos campeões mundiais, em minha opinião claro. Mas é muito mais justificável e meritório o Vettel ser aposta num projeto que se quer ganhador que o Albon. Mas não adianta alongar… Eu não consigo ver os grandes méritos do Albon para tamanha defesa e paciência, simplesmente isso.

josemj
josemj
3 anos atrás

Excelente avaliação ! Particularmente porque é feita através de toda a história do piloto na F1 e não apenas nas últimas provas. Infelizmente é impressionante o imediatismo das avaliações na F1. Nesta semana vi diversas manifestações favoráveis a Kvyat ficar mais um ano, em função da corrida de Imola. Sim ele fez uma boa prova numa pista que nitidamente (vendo o desempenho de Gasly desde os treinos) era favorável ao seu carro. Mas durante o ano foi um desastre, amplamente batido por Gasly, assim como no ano anterior. Lamentavelmente muitos só olham para a última corrida. Gostaria muito que Albon,… Ler mais »

@00@
@00@
3 anos atrás

Esse é um dos factos que está invariavelmente a minar a F1, e não sei se não corre o risco de no futuro haver mais talento em outras categorias (Fórmula E, por exemplo) do que propriamente na F1.Os pilotos pagantes são muitos actualmente, e com equipas compradas, coisa nunca vista nesta dimensão.

mindgamesracing
mindgamesracing
3 anos atrás

A Red Bull não é “um serviço público”….

831ABO
831ABO
Reply to  mindgamesracing
3 anos atrás

Exactamente. Como tal, não tem obrigação de contratar ou manter ao seu serviço seja quem for.

necax007
necax007
3 anos atrás

Não me parece uma injustiça. A F1 é o pináculo do desporto motorizado. Penso que continua a ser a profissão mais exclusiva do mundo (há mais astronautas que pilotos de F1). A Red Bull é a equipa que mais oportunidades dá a jovens pilotos. Jovens que sem o seu seu apoio nunca poderiam fazer as Formulas de entrada, quanto mais chegar à F1. É mais que aceitável que após darem a oportunidade, exijam resultados. E não se enganem. Resultados é o que interessa na Red Bull. O Albon não atingiu esses resultados. Não fez melhor que o Gasly na época… Ler mais »

831ABO
831ABO
Reply to  necax007
3 anos atrás

Excelente comentário.

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado