F1: Alain Prost diz que Charlie Whiting tem “questão a responder” após GP do México
A propósito da controvérsia que marcou o último GP do México, nomeadamente em relação aos ‘cortes’ de Lewis Hamilton e Max Verstappen, Alain Prost acredita que Charlie Whiting tem uma questão a responder sobre o regulamento.
Daniel Ricciardo, em particular, criticou o comportamento de ambos, primeiro quando Lewis seguiu em frente logo na partida e depois quando Max fez o mesmo perto do fim da corrida: “O que dizer sobre estes tipos que passam a vida a falhar a travagem? O Lewis no início e agora o Max”, questionou via rádio. “Ponham a p… de um muro ali e vão ver como não o fazem. Parecem miúdos do colégio”.
Já Prost acredita que o maior problema está na inconsistência da aplicação da regra, com Verstappen a ser punido, enquanto Hamilton escapou ileso:
“Não julgo nenhum dos pilotos, pois antes penso que é necessário perguntar se existe ou não uma regra”, referiu ao “Canal Plus”.
“No início da corrida, o Lewis cometeu um erro e ganhou uma vantagem, mas depois entrou o safety-car e ele perdeu-a. Portanto é necessário perguntar à FIA e ao Charlie Whiting acerca do que teria acontecido a Hamilton caso o safety-car não tivesse entrado em pista. Caso contrário, todos os que partem da pole-position, mas têm medo de perder a sua posição no início da prova devem apenas ‘cortar’ a primeira curva. É um problema sério”, acrescentou o antigo tetracampeão.
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Pois eu faço outra pergunta: E como é no meio do pelotão? Quantas vezes já vimos uma primeira curva com carros a seguir pela escapatória, ou pela linha de saída de boxes e ganhar vantagem? Às vezes são cinco e seis ao mesmo tempo!
Engraçado que em 1989 também houve inconsistência… e não foi pouca.
Charlie amigo porreiro, ainda vamos ver um britânico a ajudar britânico e arranjar alguma regrinha para lixar o Rosberg.
Mas o Rosberg foi penalizado por também ter cortado pela relva na curva 2 da primeira volta?
O Rosberg, foi empurrado para o exterior pelo Max, o que não é o mesmo que fez o Hamilton, que falhou completamente a travagem.
Sarcasmo, senhor dos mares, sarcasmo!
É uma boa desculpa para proteger alguém…. já assistimos nesta época a alguns “fechar de olhos/favorecimentos/outra coisa qualquer que não será do conhecimento do publico”, comportamentos em pista muito pouco correctos sem serem penalizados!!!!!!………… É triste ver o desporto máximo do automobilismo mundial neste estado….. espero que rapidamente alguém consiga mudar o rumo
Prost .não acha que tenha havido dualidade de critério no sucedido na prática..
O que o Prost está a dizer é que se não tivesse entrado o safety car virtual e se, nessa situação, o Hamilton não tivesse sido penalizado, então sim, ele acharia que existiria dualidade de critérios.
Como dizia o outro “é um suponhamos” do sr. professor e que até é de resposta fácil para o Whting.
Acabem com as escapatórias pouco penalizadoras.
Pois é Prost, uns cortam curvas, outros viram mais cedo para impedirem de serem ultrapassados… 😉