F1: Aerodinâmica ativa é algo que agrada a Adrian Newey para 2026

Por a 29 Dezembro 2023 10:16

Muito se tem falado da possibilidade de vermos em 2026 monolugares que terão aerodinâmica ativa, ou seja, asas que se movem para aumentar ou reduzir o apoio aerodinâmico criado. Adrian Newey vê com bons olhos essa possibilidade.

Para o engenheiro da Red Bull, esta solução pode ser a indicada para os novos carros, uma vez que já começa a ser usada na indústria automóvel e pode ser ainda mais, permitindo uma maior eficiência aerodinâmica:

“A aerodinâmica ativa torna-se essencial para compensar a unidade de potência que tem falta de energia. Mas não acho que isso seja mau de todo. Tentar obter uma maior eficiência aerodinâmica do veículo é claramente um bom objetivo. E porque é que a aerodinâmica ativa não há de fazer parte disso? Afinal de contas, tornou-se parte integrante dos automóveis de estrada. Vemos uma enorme quantidade de carros com spoilers a subir e a descer na tampa da bagageira e por aí fora. Então, porque não ter isso nas corridas? A aerodinâmica ativa só ficou com má fama quando as asas caíam, nos anos 60. Agora já ultrapassámos essa fase”.

Newey também afirmou que “a F1 tem sido uma boa maneira de popularizar as coisas nos carros de estrada. Se olharmos para trás, coisas como travões de disco, mas também, um pouco mais recentemente, os carros desportivos em fibra de carbono – acabamentos em fibra de carbono falsa ou verdadeira, etc. Todas as coisas que um comprador na rua quer associar e os fabricantes, claro, fornecem essa associação. A aerodinâmica ativa tem de ser o futuro dos carros de estrada, por isso penso que é apropriado que a Fórmula 1 mostre, exiba o seu poder.”

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