F1: Adrian Newey poderá focar-se exclusivamente no projeto do hipercarro RB17
No meio da instabilidade interna da Red Bull, surgem relatos da possível mudança de Adrian Newey da liderança técnica da equipa de Fórmula 1 para o projeto do hipercarro RB17. Christian Horner estará alegadamente a considerar uma mudança significativa para aquele que é um dos mais carismáticos designers da F1, isto de acordo com o Auto Motor und Sport.
Newey poderá passar a trabalhar a tempo inteiro no projeto do hipercarro RB17, estando já envolvido no seu design. O hipercarro, que deverá começar a ser produzido no próximo ano, entusiasmou Newey, que sublinhou o seu objetivo de elevar os limites técnicos e de design a níveis sem precedentes.
O projeto de estreia do hipercarro da Red Bull, que deverá ser lançado em 2025 com apenas 50 unidades em produção, é liderado pela Red Bull Advanced Technologies. Os reconhecidos conhecimentos técnicos de Newey colocam-no na vanguarda deste projeto de alto desempenho sediado em Milton Keynes.
Com a situação interna da Red Bull Racing, Adrian Newey poderá querer proteger-se e avançar para outro projeto, até porque o britânico já tinha salientado que a sua reforma da F1 não estaria longe de acontecer. Supostamente, a Red Bull Racing encontra-se dividida em duas facções, com Horner aparentemente isolado de um lado, enquanto Helmut Marko e Max Verstappen alinham um com o outro.
De que lado estará Adrian Newey tem sido objeto de especulação, relatando o Auto Motor und Sport que o líder do departamento técnico está alinhado com Marko e Verstappen. Como figura central da Red Bull, ao lado de Verstappen, Newey tem um peso significativo dentro da organização. Embora o sucesso da equipa seja, sem dúvida, um esforço coletivo, é inegável o papel de Newey na conceção de carros vencedores de campeonatos. A sua associação ao sucesso faz dele um ativo cobiçado, com equipas rivais, incluindo a Ferrari, a manifestarem interesse em adquirir os seus serviços em várias ocasiões. Talvez por isso, Adrian Newey tenha ainda mais espaço para se envolver nos projetos que prefere, podendo deixar a equipa de Fórmula 1 noutras mãos.
Foto: Philippe Nanchino / MPSA