F1, Adrian Newey pode estar de saída da Red Bull rumo à Ferrari
De acordo com informações do site alemão Auto Motor und Sport (AMuS), Adrian Newey está prestes a deixar a Red Bull para se juntar à Ferrari, numa transferência que pode ser anunciada oficialmente em breve.
Quem o escreve é Michael Schmidt, reputado jornalista da AMuS, que acrescenta ainda que embora o contrato de Newey com a Red Bull vá até o final de 2025, pelos vistos há cláusulas que lhe permitem a desvinculação e Newey terá optado por rescindir e rumar à Ferrari no final desta temporada.
Muitos rumores
Há muito se fala da possível saída de Newey da Red Bull, rumores que aumentaram muito aquando da recente ‘tempestade’ que existiu no seio da equipa derivado do ‘caso Horner’, e o inglês terá achado que chegou a hora de sair. Refira-se ainda que também a Aston Martin Racing terá feito uma oferta a Newey, mas o destino deve ser mesmo a Ferrari, o que Frederic Vasseur, chefe da equipa italiana, deseja há muito, pois entende que passa por aí a alteração do atual estado de coisas.
Adrian Newey, Charles Leclerc e Lewis Hamilton, parecem ser um triunvirato muito interessante em Maranello e se a equipa já tem vindo a dar mostras de querer suplantar a Red Bull, este pode ser o passo final para o conseguir.
Como figura central da Red Bull, ao lado de Verstappen, Newey tem um peso significativo dentro da organização. Embora o sucesso da equipa seja, sem dúvida, um esforço coletivo, é inegável o papel de Newey na conceção de carros vencedores de campeonatos. A sua associação ao sucesso faz dele um ativo cobiçado e os rumores multiplicaram-se ao longo das últimas semanas. Agora, parece que o futuro do genial engenheiro britânico pode mesmo passar por Maranello.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Se o Adrian se mudar para a Ferrari no próximo ano então pode mudar o jogo! A confirmar-se a saída do Adrian era um jackpot para a Ferrari e um sério problema para a Red Bull, e não apenas porque perde um engenheiro mas também o que a saída dele podia causar na estrutura, pilotos etc… Com a Mercedes a forçar para ter o Max em 25 se esta noticia se confirmar ele pode aceitar a mudança para a Mercedes. Na minha opinião o Adrian Newey é o pilar central da RB então uma mudança de ares pode desmoronar esta… Ler mais »
O Newey já não está a 100% dedicado ao projecto, a maior parte do trabalho é feito por discípulos, ele apenas supervisiona. Se ele sair, por certo algum dos seus colaboradores mais próximos estará em condições de o substituir, sem que a equipa perca muito.
Mas Pity a Red Bull até pode perder pouco, mas quem o contratar pode ganhar muito, e neste momento a confirmar-se a entrada do Adrian na Ferrari acho que na próxima época a Ferrari até podia se arriscar a ganhar. porque o próximo ano é um ano especial, porque as equipas vão estar mais focadas nas regras de 2026 então menos túnel de vento para atualizações ao longo da época.
Quem deve estar a rezar para que seja verdade é o Hamilton!🤣🤣
No próximo ano ninguém vai actualizar os carros, as actualizações que houver serão feitas este ano. A partir de janeiro, o foco total será no novo regulamento.
Claro…
Não te esqueças do período de gardening. Trabalhar para o projecto de 2026, sim. Para 2025, não.
Mas a dias ouvi uma noticia na F1 TV na Band que estavam a ponderar terminar com esse período de Gardening, penso que foi o James Vowles que disse que esse período de 1 ano é muito tempo na F1 então é contra esta licença, vamos ver como vai ficar esse tema nos próximos meses. Mas de qualquer maneira mesmo que esse período o impedisse de engraçar na Ferrari no inicio do ano de 2025 ele ia ser responsável pelo novo carro de 2025 isso eu não tenho a mínima duvida. Até está na moda trabalhar a partir de casa!..
Tenho a certeza de que até será um pouco como a Pity diz, mas a última palavra é sempre a do Newey e é ele que anda sempre com o bloco de notas atrás e a ver também o que os outros fazem, ele como chefe do design, continuará sempre a ser a peça mais importante no design de qual quer carro da RB, ou seja a perda dele será muito notada no futuro pela equipa e isto é facto ou senão vejamos o que aconteceu à Williams e McLaren quando ele saiu!
Sim, mas não se esqueça que ele já errou. Lembra-se do MP4/18? Foi a excepção que confirma a regra, mas aconteceu. Além do mais, mais tarde ou mais cedo ele irá reformar-se. Mesmo que cumprisse o contrato com a Red Bull, provavelmente reformar-se-ia a seguir. Assim, apenas antecipou a dor de cabeça ao Horner e companhia.
Claro!…
O Adrian fala sobre esse o MP4-18 no seu livro ” How to build a car”. Mas também é verdade que ele criou coisas incríveis nesse carro. Se tiveres um tempinho…http://f1raiz.blogspot.com/2020/05/carros-que-amamos-mclaren-mp418.html
O problema aqui não é “pensar-se” que será difícil ou não dar a volta na Ferrari!… O problema ( se é que podemos chamar de tal) é:
Tudo o que for para Maranello, é sempre a duvidar e com especulações negativas… Qt ao resto,…
… Durmo descansado.
Claro!…
Claro….
Sim!… É verdade mas com as alteraçôes ele é um inovador e trás sempre coisas novas…
Sim, ele é um inovador, não está isso em causa, e tem muito mais experiência do que quando fez o famigerado mp4 /18, o que lhe permite antecipar e evitar possíveis erros, mas não nos esqueçamos que os F1 não são só chassis nem só motores, para vencer é preciso a combinação perfeita dos dois lados, além de bons pilotos, como é óbvio.
Com isto, estou a dizer que Newey não é, só por si, garantia que a sua equipa vença campeonatos (2014/2020 são exemplos)
Pity mas ajuda… A Ferrari tem das melhores estruturas da F1 é uma marca mitica, Hamilton + Newey dificilmente não dará uma dupla de sucesso … Mas concordo contigo, é futurogia poderá haver outras variantes que poderão modificar este cenário… Esperar para ver!… O que gostava mesmo é que houvesse mais competitividade e emoção…
Não, estará a 10%. … Velho, barba por fazer, não tem dinheiro para pagar a água, um “sem abrigo”…
Não sejam viciantes para o que convém.
Análise bem vista… Se ele for para outra equipa não Maranello, já presta novamente… Sabemos disso pois a azia é Gigantesca
Tudo tem um fim e por vezes, há que saber virar a página.
Sem dúvida e nada como terminar a careira na maior marca da F1, mais a mais se conseguir dar-lhe a volta!
Em teoria seria uma grande aquisição para a Ferrari….há 10 anos ! O ambiente na equipa, a veterania dele como engenheiro, (embora aparente ser mais velho do que é – 65 anos), e do piloto vedeta ( 40 anos) contratado, colocam muitas duvidas . Para mais a Ferrari gozou durante décadas duma “relação especial” com a FIA, em que ganhou muito. Ora tal parece ter acabado há uns anos com o acordo secreto entre as 2 entidades, etc. Os êxitos da Red Bull devem-se só ao Newey ? Quem pensa isso está enganado. Mas muitos tiros no barco claro que… Ler mais »
Todos sentados a espera das evoluções e desacertos.
“O esperado e calculado”:
Hamilton já está velho e não vai ajudar, Newey já não tem influência mas vai deixar discípulos para o sucesso, etc.
Há umas semanas acharam ridículo ter atirado está notícia já vista há muito… Tudo o que vá para o rival de sonho da maioria de quem anda nestas coisas mesmo os dos bitates, dá noites de insónias…
Haha coerência e aceitação.
Claro…
Niui ?
Mas quem é que achava que o HAM vinha para a Ferrari sem garantias precisas?
Está tudo já escrito.
Há muito.
Ironia ( ou não) off, mas onde anda a legião de foristas que gozavam a Ferrari contando- nos sobre os porquês de figuras como este eng. jamais aceitarem ir para o país da pizza&mandolino ?! Podiam elucidar- nos sobre o q se passa.
Podemos ser de equipa A ou B certamente todos tem esse direito de escolha… Agora o que não podem fazer é tirar o potencial da Ferrari: Tem das melhores estruturas de F1, é uma marca mitica de sucesso, e com Hamilton que é o ploto mais rápido do GRID + Newey é uma mistura de sucesso, vão ser muito fortes não se iludem… Eu sou Mclaren mas respeito muito a Ferrari…
O ‘big reset’ da F1, para as próximas temporadas. Sair A. Newey da RB, é sair um ‘departamento’ inteiro da equipa que é constituido pela empresa dele – um outsourcing que a RB achava garantido, para sempre. Falhou o management de princípios e impôs-se a guerra entre facções. O resultado, não é edificante e muito menos útil. Ganhará muito, a equipa que puder dispor do recurso ‘Newey & Co. Ltd’, e perderá significativamente quem deixa de o ter. Talvez a falta de humildade e decoro do C. Horner e a falta de rigor do Board da RB, lhes saia mais… Ler mais »
Se AN passar para a Ferrari , adeus Max , vamos ver quem faz a diferença…
Muita gente “quer” ver no Hamilton aquilo que ele já não tem. É um piloto em fase final de carreira.
A ida eventual do Newey para Maranello não significa nada. Pode resultar ou não, até porque o papel do engenheiro – mago que faz carros de F1 é uma ideia romântica de outros tempos. Calçar os sapatos usados por outros nunca resultou. Veremos.
Pronto, já não presta…
Ferrari + Hamilton + Newey tripla de sucesso não tenham dúvidas…
É a tua opinião vale o que vale … Nada