F1: Adrian Newey “é o melhor parceiro que posso trazer para a empresa”, diz Lawrence Stroll

Por a 10 Setembro 2024 17:38

Lawrence Stroll, proprietário da Aston Martin, confirmou que Adrian Newey será o responsável pela divisão técnica da equipa de Fórmula 1 no seu novo cargo, a partir de março 2025. Stroll sublinhou, ainda, que nunca duvidou da decisão do britânico se juntar à Aston Martin, apesar do forte interesse da Ferrari, que também tentou assegurar os serviços do engenheiro. 

“Adrian será ‘Managing Technical Partner’. Será o líder da equipa técnica”, revelou Stroll. “Será também um líder da empresa e do negócio em geral, como sócio e acionista. Por isso, deixo essa estrutura nas mãos do Adrian, mais adequado do que eu. Como referi, temos uma equipa forte, com a qual o Adrian já trabalhou [Dan Fallows na Red Bull]. Por isso, no dia a dia, vai estar aqui totalmente empenhado, a tempo inteiro, na Fórmula 1. Na liderança e direção da sua equipa.”

Inicialmente, a Ferrari foi vista como a principal candidata a poder contar com Newey após o anúncio da sua saída da Red Bull, em maio passado. No entanto, as conversações terão sido interrompidas, não se concretizando uma nova investida italiana para contratar os serviços de Adrian Newey. Isto permitiu à Aston Martin avançar e finalizar o acordo com o lendário ‘designer’, assegurando a sua experiência para os seus ambiciosos planos de desafiar as mais fortes equipas adversárias e discutir o título mundial da disciplina. 

Newey também comentou o interesse de outras equipas de Fórmula 1, afirmando que ficou “muito lisonjeado com o número de equipas que me abordaram e tive discussões com algumas dessas equipas, não com todas. Mas, no final, tornou-se uma escolha muito clara e natural.”

A chegada de Newey à Aston Martin é um grande golpe para a equipa, e espera-se que o seu papel de supervisor da divisão técnica traga uma grande experiência e inovação à equipa britânica, à medida que esta se esforça por atingir o seu objetivo de se tornar candidata ao campeonato ao abrigo dos próximos regulamentos, que entram em vigor em 2026. 

“Foram muitas as peças do ‘puzzle’ desde que começámos, há seis anos, até à contratação da grande equipa de gestão que temos hoje”, acrescentou o responsável máximo da Aston Martin. “Até à contratação de dois dos maiores parceiros do setor. Trouxemos a Aramco para ser nossa parceira e não há melhor parceria no mundo do que a que temos com a Aramco. E poder trazer a Honda exclusivamente para trabalhar connosco durante os próximos cinco anos após o início do novo regulamento. Os nossos parceiros também são extremamente importantes. Adrian é fundamental, fundamental, fundamental e a maior peça do ‘puzzle’. Certamente do ponto de vista técnico, do ponto de vista da liderança. Vai liderar a equipa e penso que isso terá um efeito de arrastamento em toda a organização.”

Por isso, Lawrence Stroll não vê a aquisição dos serviços de Newey como um investimento, mas sim como uma parceria. “Posso dizer-lhe que o Adrian foi uma ‘pechincha’. Estou no negócio há mais de 40 anos. Nunca tive tanta certeza. Não é um investimento. É um acionista e um parceiro. Por isso, é o melhor parceiro que posso trazer para a empresa. Tencionamos estar aqui, juntos, durante muito tempo. Por isso, foi relativamente barato para tudo o que Adrian trará com a parceria que teremos”, concluiu Stroll.

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado