F1: Acidente de Guanyu Zhou leva FIA a testes mais rigorosos

Por a 15 Julho 2022 13:50

A FIA anunciou que vai fazer testes mais rígidos do ‘santantónio’ (‘rollhoop’) o topo da estrutura do roll bar nos monolugares de Fórmula 1 a partir de 2023, após o brutal acidente de Guanyu Zhou no Grande Prémio da Grã-Bretanha.

A peça topo dessa estrutura do monolugar de Zhou partiu-se no impacto do carro com o alcatrão, num incidente em que o Alfa Romeo capotou e deslizou até às barreiras, depois duma carambola envolvendo o piloto chinês, George Russell e Pierre Gasly, entre outros. Zhou foi protegido essencialmente pelo Halo.

A Alfa Romeo é a única equipa na grelha a usar a opção de um design de ‘spike’, que foi afastado dos seus carros em 2020-21, mas que voltou para o C42 este ano. Historicamente, as equipas costumam escolher este design para obter benefícios aerodinâmicos.

A FIA iniciou uma investigação com a Alfa Romeo logo após o acidente e o assunto foi agora discutido na reunião de quinta-feira dos diretores técnicos das equipas de F1, no Comité Técnico Consultivo (CTC) da entidade.

A FIA deu a seguinte nota na sexta-feira relativamente à reunião: “O CTC também discutiu o grave incidente envolvendo Guanyu Zhou em Silverstone.”

“As equipas confirmaram a sua disponibilidade para introduzir medidas mais rigorosas para 2023 e a FIA comprometeu-se a concluir as análises relevantes e comunicar às equipas novos requisitos para a segurança dessa estrutura”.

O artigo relevante nos regulamentos técnicos de 2022 diz: “A estrutura principal deve passar por um teste de carga estática cujos detalhes podem ser encontrados no Artigo 13.3.1. Além disso, cada equipa deve fornecer cálculos detalhados, que demonstrem claramente que é capaz de suportar a mesma carga quando o componente longitudinal é aplicado em direção à frente.”

O Artigo 13.3.1 contém ainda detalhes extensivos sobre como o teste deve ser conduzido e as cargas que devem ser atendidas.

Resta saber se um dos possíveis resultados da investigação poderá ser a proibição do design do componente, tudo isso vai agora depender dos testes a realizar, mas é certo que essa questão será ser um ponto de debate no CTC onde se irá mais pormenorizadamente para o tipo de peça que falhou.

Eduardo Moreira

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Autosport Exclusivo
últimas Autosport
autosport-exclusivo
últimas Automais
autosport-exclusivo
Ativar notificações? Sim Não, obrigado