F1: A ‘meia’ oportunidade dada a Nyck de Vries

Por a 28 Dezembro 2023 14:34

Nyck de Vries começou 2023 ocupando o lugar de sonho, como piloto da AlphaTauri para a temporada de Fórmula 1 que se avizinhava, mas foi do ‘céu ao inferno’ em pouco tempo, depois de ser substituído por Daniel Ricciardo, realizando apenas dez dos 22 Grandes Prémios que se realizaram. A oportunidade que a equipa italiana deu ao piloto neerlandês, que Gerhard Berger acreditava poder “causar impacto na da Red Bull e tornar-se num piloto de topo no futuro”, para viver o seu “sonho”, acabou por ser apenas ‘meia’ oportunidade e uma experiência frustrante. 

Nyck de Vries só chegou à F1 aos 27 anos de idade, segundo Gerhard Berger, porque “foi queimado, mas era super talentoso, também muito bom tecnicamente”. Ao lado de Yuki Tsunoda na AlphaTauri para o que se pensava poder ser a temporada completa de 2023, de Vries não tinha sido a primeira escolha dos responsáveis da Red Bull para o lugar deixado vago na equipa italiana depois da saída de Pierre Gasly para a Alpine. Colton Herta era o preferido para o lugar, mas depois da FIA não ter aberto uma exceção à inscrição do piloto norte-americano sem os pontos necessários para a Superlicença, Helmut Marko virou-se para Nyck de Vries, que terminou contrato com a Mercedes, como piloto de reserva, no final da temporada de 2022.

Apesar dos 27 anos de idade, chegando mais tarde do que é agora normal à F1, acreditava-se que o piloto neerlandês poderia ser um bom ativo dentro da Red Bull. 

Nyck de Vries sempre foi um piloto ligado a grandes estruturas. Foi piloto do programa de jovens da McLaren e quando deixou a equipa de Woking não faltaram interessados. Foi piloto de reserva da Toyota no Campeonato do Mundo de Resistência da FIA (WEC), correu na resistência e a Mercedes não demorou muito para o agarrar, para se tornar seu piloto no Campeonato do Mundo de Fórmula E e reserva da F1. A sua carreira parecia cada vez mais distante da F1, mas conseguiu sempre manter um pé no Grande Circo e isso deu resultados, depois de alcançar o título mundial na competição de monolugares elétricos em 2020/21. Foi chamado pela Williams para substituir Alexander Albon no GP de Itália de 2022, uma vez que o piloto tailandês ficou doente. Com um bom resultado nessa prova, as portas semi-abertas da F1 acabaram por se escancarar.

Na altura da apresentação da equipa italiana, Nyck de Vries dizia que a sua “viagem foi ligeiramente invulgar e mais longa, estou ainda mais grato pela oportunidade, mais motivado para a agarrar e com mais fome para mostrar o meu valor”.

O neerlandês não é desprovido de talento, mas o facto de ter sido campeão do mundo pode ter colocado mais pressão.

Durante a temporada os rumores da sua substituição foram crescendo, enquanto os resultados continuavam a não aparecer. Liam Lawson, Ayumu Iwasa e Daniel Ricciardo eram os nomes mais falados para a sua substituição, e como na F1 não há ‘fumo sem fogo’, deu-se a sua saída precoce do projeto. 

O neerlandês foi afastado à décima jornada, sem tempo de mostrar mais, numa passagem pela F1 fugaz e sem momentos positivos, tirando a sua estreia em Monza, pela Williams. Segundo Helmut Marko, o neerlandês não podia ser visto como um estreante, pois a sua experiência e os testes que foi acumulando na F1 colocavam-no numa posição privilegiada, por isso esperavam resultados quase imediatos. 

O que começou por ser “uma pressão saudável”, foi muito negativa e o piloto claudicou. Franz Tost, até ao final da temporada chefe de equipa da AlphaTauri, admitiu que o neerlandês não foi a sua primeira escolha e que Mick Schumacher era o seu piloto preferido para o lugar deixado vago por Pierre Gasly, tal como Christian Horner teria preferido outro piloto. 

Passados cerca de 11 meses desde a apresentação da AlphaTauri e a dupla original de pilotos até este momento, a vida e carreira de Nyck de Vries foi revirada. O neerlandês deixou a F1 pela porta pequena, preparando-se para voltar a competir na Fórmula E e será companheiro de equipa de Mike Conway e Kamui Kobayashi no Toyota GR010 Hybrid nº 7 no WEC. 

Foto: Peter Fox/Getty Images/Red Bull Content Pool

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