F1: “A McLaren deve ter como objetivo vencer o campeonato” – Jost Capito
O jornal Marca publicou no seu site uma entrevista a Jost Capito, até aqui diretor desportivo da Volkswagen e contratado em janeiro para assumir o mesmo posto na McLaren, embora só agora se prepara para assumir o novo posto. Nela, o dirigente alemão fala sobre o que espera desta sua nova aventura e que papel terá na equipa:
Qual o motivo para demorar tantos meses em deixar o seu cargo na Volkswagen?
Porque queria deixar tudo resolvido e o campeonato bem encaminhado antes de me ir embora.
Considera que a Fórmula 1 mudou muito desde a sua etapa na Sauber?
Não sei se houve muitas mudanças. Só o saberei exatamente quando estiver de novo no paddock, mas creio que 90 por cento das pessoas continuam a ser os mesmos desde então. O chefe [Bernie Ecclestone] também não mudou, continua a ser o mesmo. Obviamente que o pacote técnico e os carros mudaram, mas no geral não creio que existam muitas diferenças.
O Eric Boullier garantiu que ele, o Ron Dennis e o Jost terão o mesmo estatuto. É correto?
Não. O Ron Dennis é o diretor geral do grupo. Quando o Martin Whitmarsh saiu da equipa, ele assumiu também esse cargo na McLaren Racing, que é o posto que eu vou exercer. Como tal, serei o chefe do Boullier e o Ron será o meu.
Vai estar presente em todas as corridas?
No início, sim. Depois, não necessariamente.
Em que Grande Prémio irá iniciar as suas novas funções?
Estarei em Spa, mas apenas para dar uma volta no paddock. A minha primeira corrida oficial será o Grande Prémio de Monza.
Tem já previstas algumas mudanças?
Começo a trabalhar em setembro, logo até lá não poderei responder a essa pergunta.
Fernando Alonso disse recentemente que se tivesse Lewis Hamilton novamente como companheiro de equipa, o filme seria diferente ao de 2007. Gostaria que voltassem a correr juntos na McLaren?
Não. Ao Lewis não. Quero que o Alonso continue connosco, isso sim. E tem contrato para o ano que vem, portanto…
Que opinião tem de Alonso?
Obviamente, um grande respeito. Na minha opinião é sem dúvida o melhor piloto da Fórmula 1, por cima de Hamilton ou Rosberg. Desde que nos conhecemos que temos estado a enviar mensagens um ao outro. Ainda que não tenhamos interagido muito, creio que é uma pessoa muito profissional e simpática. Por vezes a paixão fala mais alto, mas considero que está a realizar um bom trabalho de desenvolvimento com a equipa. Não me parece que seja um tipo ingrato ou que esteja completamente desmotivado porque não tem ao seu dispor um carro que lhe permita vencer corridas.
A McLaren acabará por ter um monolugar que o consiga?
Sim. Não tenho qualquer dúvida quanto a isso. O objetivo final deve ser ganhar o campeonato.
Quando?
Quando tiver de ser. Será difícil dizer que será no próximo ano, porque na Fórmula 1 não podes fazer esse tipo de cálculos. Tenho que ver primeiro como podemos desenvolver o projeto. Primeiro devemos evoluir, colocar-nos ao nível das equipas da frente. E uma vez aí dar então mais um passo. Mas não é uma tarefa fácil, nem uma que se possa cumprir rapidamente.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI