F1: A má relação da Ferrari com Sebastian Vettel
Um dos destaques dos dois fins-de-semana de corridas em Silverstone foram as prestações de Sebastian Vettel em comparação com o seu companheiro de equipa, Charles Leclerc, mas também a forma como a relação pareceu muito mais tensa no segundo evento inglês. A mensagem de rádio de Vettel para a equipa, depois de ter sido eliminado na Q2, foi difícil de ouvir, já que o alemão disse que o carro não dava para mais, e que estava a dar o seu melhor. Mas a do domingo foi ainda mais ‘venenosa’. Vettel já tinha feito o pião, logo na primeira volta, quando regressou à pista no meio do tráfego, após uma paragem nas boxes. Depois, disse à equipa que tinham “feito asneira”, dado que era exatamente o cenário que tinham discutido na manhã do dia da corrida. Mas o Director da Equipa, Mattia Binotto respondeu que o pião era mais prejudicial do que qualquer erro estratégico. Em tempos normais, este tipo de discussões não se fazem em público. Há claramente uma tensão crescente em Maranello entre Vettel e a equipa. Quem sabe, talvez uma mudança de chassis possa ajudar o tetracampeão a voltar aos bons resultados.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
A mudança de chassis é um velho truque que a Red Bull praticava para dar confiança ao Vettel. Mesmo que, como escreveu o Webber na sua autobiografia, o chassis anterior estivesse em boas condições. O Vettel simplesmente não rende se não sentir esse tipo de confiança no carro. A frase do Binotto, ao dizer que o pião tinha sido mais prejudicial que o erro estratégico, apenas demonstra o que entra pelos olhos dentro de qualquer um (desde que tenha olhos, evidentemente): a equipa pôs todas as fichas no Leclerc e o Vettel é um estorvo. Conviria ter-se dito que o… Ler mais »
De facto todo o comentário é ridículo e não tem ponta por onde se lhe pegue já que o fanatismo tolda qualquer tipo de bom senso. Em todo o caso concordamos num ponto, o Vettel é, neste momento, um estorvo e um embaraço milionário.
Chegou a menina neurótica com as suas parvoíces…
Pelos vistos não tão neurótico como o Vettel, que precisa de um chassis novo mesmo que este esta a funcionar sem problemas.
A ida as boxes foi unicamente para evitar que o Charles tivesse que ter que o ultrapassar.em pista, iam ficar um atrás do outro, juntos. O que mostra como as coisas estão nesta Ferrari. Desculpem tanta repetiçao, tudo isto já foi visto em 1991, até ao nível dos responsáveis da equipa; e vamos a caminho de repetir 1992 ,o ano do Alesi( Charles) e Capelli( o Jr.) e o Prost, o descartado em 91, a preparar-se para altos voos com uma equipa inglesa
A chamada à boxes é “normal”… arriscar uma desistência do Leclerc por um “encosto de ombros” do Vettel era desnecessário…
lol
Um «encosto de ombros»… assim como no GP da Estíria?
Como no Brasil 2019…
Ou Turquia 2010?
Excelente análise.
A culpa, de qualquer forma, é da Ferrari. Não faz sentido despedir um piloto com uma temporada por correr. Estava-se mesmo a ver que ia acontecer este tipo de situação.
Pedia-se uma gestão diferente. Mas isso, já desde os primeiros arrufos entre Vettel e Leclerc…
AutoSport sendo Caras/Correio da Manhã. Toda a gente sabe que o Vettel anda desmoralizado, como é natural, e que a Ferrari infelizmente anda de cabeça perdida pela falta de competitividade geral. Ponto final. Não vale a pena tentar andar com novelas , não faz parte do desporto motorizado
Sem estar a discordar, entao como explicar o GP da Aústria II ( até teve treinos com chuva), e o GP da Hungria, onde nos treinos e corrida rodou mais rápido que o colega?
A Ferrari mentiu sobre o processo de contratual do Vettel… Tentou uma narrativa à volta de uma proposta de renovação que era falsa, porque nunca existiu, mantendo o assunto durante semanas. O Vettel não aceitou participar neste filme, porque o seu estatuto de campeão e de grande piloto que é, quer se goste ou não, não era de todo justo e correto da parte da Ferrari. Neste contexto nunca poderia haver harmonia e entendimento, porque a confiança quebrou-se e em alta competição é fatal. Nesta fase é tb notório que algo se passa, porque a diferença de andamento entre o… Ler mais »
A Ferrari e você sabem muito bem o que o Vettel pode fazer em “circunstâncias normais” como você diz. Mas há um pormenor que lhe está a escapar, será que você já percebeu o que o Leclerc pode fazer em “circunstâncias normais”? É que me parece que você só está a olhar para um dos lados da garagem.
O estatuto do Vettel foi destruído pelo próprio…
A Ferrari mentiu?
Têm desculpa, foi a primeira vez😂
Tudo isto era mais que previsível e certo como eu sempre disse.A relação dele com a Ferrari foi parecida com a do anterior Alonso : É como 2 pessoas que de enamoram,mas que depois se desiludem e no fim nem se podem ver.Isto é como em qualquer desporto:quando se ganha tudo são rosas,quando não se ganha tudo são espinhos. Teve o seu tempo como tudo. Ele teve toda e equipa por ele durante anos,mas por A ou por B não conseguiu.Ponto final. Acabou.E a Ferrari, ao escolher um novo piloto, ainda nem esta época tinha começado,,logicamente que lhe fez uma… Ler mais »
O espanhol nunca piorou as prestações meu caro.
Na minha opinião Ferrari/Vettel deveriam rescindir já porque o ambiente está demasiado tenso e tende a piorar com malefícios para ambas as partes
Claro… depois do que se passou em 2019, iniciar 2020 com o anúncio da não renovação foi um “hara-kiri” do Binotto, era previsível que o ambiente na equipa fosse “tóxico”…
Esta “guerra” toda é porque o Vettel nunca percebeu que a Ferrari era muito mais importante do que ele…
Em 1999, o Schumacher (vindo da recuperação de uma fractura nas pernas em Silverstone) fabricou uma vitória para o Irvine (Malásia) continuar na luta do título… nunca vi nenhum piloto ter tanta influência na vitória de outro como foi essa, mas esse episódio nunca é referido…
Não acredito que tenham dado ao Vettel um carro igual ao Lecelrc
o problema é o vettel e não o chassis… devia deixar já o volante e sair com dignidade.. assim vai ser penoso…..
De certeza que deram, porque se fosse dos anos anteriores andaria sempre muito mais à frente…
Muito me admira é Vettel continuar tão pouco vocal em relação à Ferrari, depois de tanta facada nas costas. Mas ele é um verdadeiro gentleman e tenta sempre fazê-lo à porta fechada, em vez de o fazer pelo twitter ou outras parvoíces. Claro que tudo tem limites. Estar com duros, ainda com performance e assim que sai Leclerc atrás de si é logo chamado à box, que o faz cair para 13º ou 14º atrás de tráfego, para depois só usar esses pneus duros durante 11 voltas e deixarem-no a queimar pneu com médios mais de 20 voltas… Acho que… Ler mais »
O Vettel é um “gentleman”?
Por acaso já o ouviu nas transmissões rádio?… aquilo é exactamente o oposto…
Um gentleman cuja culpa nunca é dele! Um gentleman que ofendeu Charlie Whiting! Um gentleman que atirou o carro para cima de Hamilton de propósito.
Mas não se chama Alonso por isso está desculpado!
Você não tem credibilidade nenhuma.
Muitíssimo bem escrito.
Essa do Charlie Whiting já nem me lembrava…Vettel foi um perfeito cavalheiro…
E essa do Alonso, digamos apenas que foi na “mouche”!
Cumprimentos
Uma coisa é certa, parece mesmo existir actualmente uma má relação entre a Ferrari e Vettel.
Nestas coisas, a culpa é sempre um pouco de ambos…
Vettel parece “ver” a Ferrari já com irritação, basta lembrar as criticas que fez pelo rádio à equipa.
E a Ferrari parece “ver” Vettel como um elemento tóxico dentro da equipa. Alguém que faz erros na largada e cai para ultimo, e depois critica a estratégia…
Cumprimentos