F1: A apresentação conjunta da nova época pode ser uma excelente ideia
A F1 vai realizar um evento especial no arranque da temporada 2025, dando o pontapé de saída de forma inovadora e original. E esta é mais uma excelente ideia da F1.
Já longe vão os tempos em que as apresentações da F1 eram eventos dignos desse nome. As equipas muitas vezes faziam deste momento de comunicação um dos mais fortes do ano, com pompa e circunstância, para dar visibilidade aos projetos e, acima de tudo, aos patrocinadores. Atualmente, são muito poucas as equipas que se esforçam para fazer eventos que sejam interessantes para os fãs, que aguardam pacientemente todo o inverno para ver os novos carros. Ver essa espera ser compensada com um vídeo curto em que se vê uma versão digital de um carro ou um monolugar da época passada disfarçado e uma decoração nova, é um cenário que já vimos acontecer demasiadas vezes nos últimos tempos.
A F1, usando o seu 75.º aniversário, teve a excelente ideia de simplificar a tarefa. Em vez de dez apresentações sem sal, teremos uma grande apresentação em que os dez carros serão revelados de uma só vez. Olhando para o que a F1 tem feito nos últimos tempos, há legitimidade para esperar um grande espetáculo, digno de aparecer na série da Netflix, ou nos noticiários.
Os mais fieis à tradição talvez prefiram apresentações separadas, mas a F1 é um desporto, ou seja, uma forma de entretenimento. E as apresentações eram tudo menos entretenimento. Para algumas equipas era apenas uma formalidade que tinham de cumprir, muitas vezes com serviços mínimos. Os orçamentos são limitados e gastar muito dinheiro em eventos que não trazem performance aos carros é uma opção que se entende. Com esta novidade, a F1 assume a organização da festa e tira às equipas o fardo de preparar uma apresentação, numa fase em que toda a estrutura está focada na nova época e no novo carro.
Todos ganham. As equipas, a F1 e os fãs. É também uma forma de angariar mais dinheiro, nem que seja pelos bilhetes que vão ser vendidos para ver o espetáculo ao vivo. Torna-se um momento de comunicação muito mais impactante e, se tiver a devida grandiosidade, pode ser uma montra para o desporto.
Mais uma vez, a F1 sabe reinventar-se. Os receios de uma F1 demasiado americanizada no início do reinado da Liberty Media agora parecem uma miragem. Há mais “show”, mas a identidade da F1 ainda não foi severamente afetada. Há mudanças que são menos consensuais (corridas sprint, por exemplo), mas mesmo quando não acertam, os responsáveis da F1 parecem estar perto de um formato que pode trazer mais interesse. A ideia de uma apresentação conjunta, entra na categoria de ideias que podem e devem ser implementadas noutras grandes competições. Se as expetativas forem cumpridas, o arranque da época 2025 pode ser o primeiro grande momento do ano.