F1 2024 – Williams Racing: ser a melhor das piores quatro?

Por a 26 Fevereiro 2024 12:39

Pilotos para 2024

Alex Albon #23: 2 pódios, 228 pontos, 81 GP

Logan Sargeant #2: 1 ponto, 22 GP

A Williams não tem tido vida fácil nos últimos anos, mas em 2023 já se viram sinais muito positivos, especialmente tendo em conta que a equipa tinha um rookie, Logan Sargeant. O que tem feito Alex Albon já deverá ter levado a fortes suspiros por parte dos homens da Red Bull, pois ao não darem tempo ao tailandês-inglês veem-no agora brilhar noutro lado e a prometer mais e melhor.

Por outro lado, a vinda de James Vowles para Chefe de Equipa, oriundo da Mercedes permitiu ver uma Williams a melhorar com consistência durante 2023, mas agora a questão é: vai continuar essa trajetória ascendente em 2024?

A Williams optou por continuar com a experiência de Albon aliada à juventude de Logan Sargeant em 2024, com o norte-americano no seu segundo ano na Fórmula 1. Alex Albon começa a ser notado pelas outras equipas por tudo o que mostrou em 2023, isto depois de ter ficado fora da F1 em 2021 no pós-Red Bull. De Logan Sargeant, espera-se que faça bem melhor o que pode ajudar a equipa a manter a sua trajetória ascendente.

O ano de 2023, depois da equipa ter terminado 2022 em último lugar no campeonato de construtores, marcou uma viragem na forma da Williams, que terminou no sétimo lugar da geral, à frente da Alfa Romeo, Alpha Tauri e Haas. Dois sétimos lugares de Albon no Canadá e em Monza ajudaram imenso, com o piloto tailandês a terminar nos pontos em sete ocasiões. Sargeant contribuiu apenas com um ponto depois de ter sido promovido ao 10º lugar em Austin, após a desqualificação de Lewis Hamilton e Charles Leclerc.

O FW45 de 2023 provou ser bom em reta e, portanto, difícil de ultrapassar, mas a equipa conquistou pontos em vários tipos de pistas.

Este ano a equipa parte duma base mais estável e vai tentar melhorar a partir daí. Os objetivos deste ano passam por contar com um bem melhor Logan Sargeant, fazendo qualificações e corridas mais consistentes e perto de Albon. Se o conseguir, ajudará a equipa no que se espera que seja uma luta muito equilibrada entre os construtores no meio do pelotão.

Quanto ao teste, começou abaixo do esperado, devido a atrasos na construção do carro, mas no último dia a Williams deixou uma impressão totalmente diferente e que ninguém se admire que a Williams esteja na luta por ser a melhor das últimas quatro equipas do pelotão. Pelo menos igualaria 2023, mas fazer melhor do que isso significa bater a Alpine que em 2023 quase 100 pontos mais à frente.

Seja como for, a Williams até pode não estar perfeita no arranque, mas estamos convictos que vai melhorar muito rapidamente.

FOTO MPSA/Phillippe Nanchino

Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas Autosport Exclusivo
últimas Autosport
autosport-exclusivo
últimas Automais
autosport-exclusivo
Ativar notificações? Sim Não, obrigado